Estratégia digital orgânica

Estratégia digital orgânica

Os benefícios de uma Estratégia Digital Orgânica em empresas de tecnologia 

Uma estratégia digital orgânica tem grandes benefícios para empresas de todos os setores e tamanho. Seu principal diferencial para empresas de tecnologia envolvem o branding e os ganhos da empresa, sem aumentar os custos. 

O cenário atual exige muito das empresas. É um fato: as mudanças constantes no mercado, no consumidor e nos produtos - e formas de consumi-los - estão causando disrupções nunca antes imaginadas

E isso afeta até mesmo grandes empresas já consolidadas. Na verdade, diríamos que essas empresas correm o sério risco de serem ainda mais afetadas, já que elas precisam atuar na mesma velocidade de mudança para manter-se relevante e líder para o mercado. 

Embora invista-se muito no produto, muitas vezes deixa-se de lado um fundamental ponto do negócio: o consumidor - e aqui vamos incluir empresas que consomem seu produto ou serviço. 

Principalmente quando falamos de empresas B2B, o desafio torna-se maior ainda. O engessamento de estruturas pode ser pensado como o grande dificultador de grandes empresas atualmente, até mesmo em um mercado tão mutável quanto o de tecnologia. 

Estamos falando de um mercado de tecnologia que tem que se revolucionar para atender a crescente tendência da migração entre oferta de produtos para migração de serviços - isso é, passando de um modelo software based para SaaS. Os grandes desafios do setor atualmente são: 
  • aumentar o market share; 
  • aumentar a receita recorrente. 
O fato é: como enfrentá-los e superá-los? A resposta é que nenhuma estratégia sozinha será suficiente nesse processo. É necessário investir em elementos conjuntos que potencializarão sua marca, seu alcance e, claro, suas vendas. E é aqui que entra a Estratégia Digital Orgânica. Mas antes, precisamos esclarecer. 

O que é uma Estratégia Digital Orgânica? 

As pessoas consultam o Google para todos os tipos de dúvidas que têm no seu dia a dia: desde uma receita de bolo até um comparativo entre possíveis soluções de software para um problema que encontram no trabalho. 

Assim, o tráfego orgânica, atualmente, é um importante canal de aquisição de clientes e tornou-se fundamental para empresas. 

Quando não se investe em uma estratégia de visibilidade orgânica, perde-se um canal de aquisição. De forma bem simples: você está deixando dinheiro na mesa e os seus concorrentes provavelmente estão aproveitando essa oportunidade. 

O baixo custo e os resultados exponenciais a longo prazo são seus principais atrativos, já que configuram uma estratégia perene e que exige menos esforço de manutenção. Os principais pilares de uma estratégia orgânica, atualmente, são: 
  • marketing de conteúdo; 
  • SEO; 
  • redes sociais. 
Juntos, eles configuram um satélite de visibilidade orgânica para sua empresa e, em conjunto com outras estratégias potencializadoras e complementares - como automação de marketing, e-mail marketing e chatbots - trarão benefícios para a empresa. Grandes empresas já fazem isso em todo o mundo. 

Um ótimo exemplo é a General Electric. Seria de se pensar que uma empresa desse porte considere que já chegou onde deveria, mas não é o caso. A GE mostra uma preocupação constante em ser líder no mercado digital industrial, acompanhando as tendências de diversas áreas - e não poderia ser diferente no marketing. 

A empresa conta um blog orientado para produção de conteúdo relevante e variado, investindo em séries de conteúdo, cases, notícias da marca e temáticas gerais do mercado. 

No Brasil, esse mercado é explorado majoritariamente por empresas small e mid market, além de e-commerce. Apostar em uma estratégia digital orgânica é promissor para grandes empresas de tecnologia no cenário brasileiro, aproveitando a liderança e autoridade de mercado. 

Um grande exemplo de empresa que vem executando uma estratégia orgânica de sucesso no Brasil é a TOTVS. Com crescimento constante e uma receita líquida de 2,2 bilhões de reais, a empresa é um ótimo exemplo de um grande case de conteúdo, com postagens relevantes e atrativas em sua página. 

Estratégia Digital Orgânica

Principais benefícios 

A Estratégia Digital Orgânica é um dos elementos para solucionar demandas presentes e futuras do mercado. É claro que faz sentido investir em várias estratégias, principalmente quando falamos em grandes empresas. 

Ter uma estratégia omnichannel, ou seja, trabalhar vários canais, garante que os resultados mantenham-se a longo prazo e funcionem de forma integrada. Dentre os principais benefícios, podemos citar: 

1. Canal de aquisição extra 

Já falamos da importância de uma estratégia omnichannel, incluindo diferentes canais. Atualmente, é impossível pensar nisso sem considerar a estratégia orgânica. 

Cerca de 3,5 bilhões de buscas são feitas no Google todos os dias, o que resulta em mais de 1,2 trilhões durante um ano. Não há como ignorar a importância de estar presente nos mecanismos de busca. Mas, para que isso aconteça, é preciso investir em conteúdo otimizado. 

Mas qual o real benefício disso? Bom, o orgânico é um importante canal de aquisição. Não só 81% dos consumidores conduzem pesquisas online antes de realizar uma compra, como ele atrai e converte clientes, como veremos nos próximos tópicos. 

2. Redução do CAC 

Uma estratégia de visibilidade orgânica permite que você tenha um diálogo mais próximo, resolva dúvidas e objeções e guia o processo de conhecimento do produto antes mesmo do momento da compra. 

Assim, a aquisição de clientes acontece de forma mais fácil por meio desse canal. Além disso, ele facilita o processo de outros canais, promovendo uma redução geral no custo de aquisição de clientes. 

3. Resultados exponenciais 

Uma estratégia de visibilidade orgânica tem um grande benefício que dificilmente é encontrado: seus resultados aumentam ao longo do tempo com menos esforços. 

Isso porque você conseguirá ver que conteúdos atrairão cada vez mais visitas, o que resultará em um resultado positivo para o domínio como um todo, maior consciência de marca, ampliação de outros canais e, claro, mais contatos gerados. 

4. Funciona a longo prazo 

Este tópico está diretamente relacionado ao anterior. Embora uma estratégia orgânica dificilmente mostre resultados imediatos, seu diferencial e valor está em funcionar a longo prazo. Assim, como vimos, os conteúdos trarão cada vez mais benefícios para a estratégia global da empresa e isso será mantido a longo prazo sem necessidade de novos investimentos. 

É exatamente o contrário de fazer anúncios pagos. É claro que eles trazem muitos benefícios e podem ser trabalhados em conjunto com a estratégia orgânica, mas não é algo que funciona a longo prazo: pelo contrário, o custo por clique e a geração de leads serão sempre mais caros. 

5. Aumenta o ROI 

O objetivo de uma empresa ao investir em qualquer estratégia é aumentar a receita com um maior retorno sobre o investimento. 

Como já mostramos, esse é um dos principais pontos positivos de uma estratégia orgânica: resultados a longo prazo, com menor necessidade de manutenção e investimentos adicionais, além da promoção da redução do CAC. Tudo isso torna o ROI da estratégia ainda maior

6. Reforça a autoridade e aumenta brand awareness 

A estratégia orgânica potencializada o alcance, traz autoridade para a marca e promove um relacionamento mais próximo com o público. Mesmo quando falamos de grandes marcas esses pontos são importantes. 

Posicionar-se como autoridade no mercado por meio da geração de valor mostra a preocupação da empresa em estar disponível e presente. Além disso, é a criação de um canal exclusivo sobre o qual a empresa tem total domínio, o que facilita o posicionamento da marca. 

7. Possibilidade de dialogar com o público mais jovem 

Sua marca pode ser conhecida, mas ela dialoga com os públicos certos? Um enorme desafio de grandes empresas é manter-se top of mind ao longo do tempo, com constantes mudanças e entre as novas gerações. 

Dialogar com o público mais jovem deve ser uma prioridade para qualquer empresa atualmente, já que é esse público que terá cada vez mais poder aquisitivo, trabalhará e desemprenhará papéis de liderança em outras empresas. 

Assim, para que ele de fato compre e proponha sua solução, é necessário estabelecer um diálogo. E a estratégia orgânica é um dos principais promotores desse diálogo atualmente. 

Aumentar a receita e diminuir custo com uma estratégia de baixo risco é um dos principais adicionais que uma empresa pode ter e, como vimos, a estratégia digital orgânica consegue suprir todos esses desafios. 

Um importante ponto é pensar em como estruturar e realmente colocar a estratégia em prática. Estruturada é a palavra-chave aqui: é fundamental ter uma estratégia bem planejada, com execução orientada para resultados e análise correta da performance. 

A melhor recomendação é contar com um profissional interno para coordenar a estratégia juntamente com uma equipe preparada. 

Com essas dicas você poderá implementar o marketing digital no seu negócio, fortalecer a sua marca e alcançar resultados cada vez melhor. Se gostou do artigo, curta e compartilhe conhecimento. 
Gratidão por ler até aqui... 

Implementação: 

Universidade Marketing Digital 

Marketing Digital é um termo do momento, sendo praticamente impossível pensar em montar um negócio ou mesmo vender seu trabalho na internet sem fazer uso de técnicas que ativem gatilhos mentais no seu público-alvo para que ele seja seduzido por sua mensagem e se torne seu cliente. Se você se interessou por esse título já deve saber disso (se não souber, não se preocupe, pois o conceito será esmiuçado no livro). Todavia, muito mais do que entender o conceito, o que qualquer um espera é encontrar o caminho das pedras, ou seja, ter o passo a passo de como usar técnicas e ferramentas de marketing para que sua empresa ou serviço não saia da mente do seu público-alvo. Este livro, vai te guiar como planejar e organizar sua campanha de marketing, entre outros tópicos fundamentais para alcançar o sucesso da sua empresa na nova era digital. Boa leitura... 

Comentários