Perfil Agressivo: quer aumentar o patrimônio de forma considerável?
Na hora de investir, você aumenta o seu patrimônio de forma considerável e pode lidar com alguns prejuízos, se necessário? Entre os tipos de investidores existentes, encontramos o conservador, o moderado e o perfil agressivo. Cada um com características próprias e diferentes graus de tolerância ao risco.
Há um para o qual o rendimento somente da renda fixa não é suficiente, ainda que esta seja a modalidade mais escolhida por quem está ingressando no mundos dos investimentos: o perfil agressivo.
O investidor com perfil agressivo tem um conhecimento maior do mercado financeiro. Ele entende a volatilidade e as oscilações sabendo que o benefício é de longo prazo.
A expectativa de retorno desse tipo de investidor é bastante alta, e ele não pode continuar diminuindo a economia. Com esse cenário, os investidores buscam por investimentos de maior risco com expectativa de melhor retorno.
Mas cuidado: se você se desespera com a primeiro queda, esse não é o seu perfil. Afinal, risco/retorno são diretamente proporcionais, quanto maior o rendimento, maior o risco atrelado a ele.
O que é um investidor de perfil agressivo?
Perfila agressivo de investidor é o nome dado àqueles que buscam aumentar seu patrimônio, ainda que isto signifique correr mais riscos e enfrentar perdas de curto prazo ocasionais. Inclusive porque o risco e o rendimento de aplicações financeiras tendem a ser proporcionais. Quanto maior o risco, maior o potencial de retorno.
Logo, o perfil agressivo costuma estar preparado para eventuais quedas de valores das suas ações e inclusive aproveitar alguns momentos de queda para comprar mais. É comum que este investidor seja mais experiente, conhecendo melhor o funcionamento do mercado financeiro.
Renda variável e bolsa
Quando pensamos em investidor agressivo, automaticamente pensamos em renda variável. É uma estratégia de maximizar ou aumentar o ganho para obter um rendimento melhor. Mas não é um rendimento mais garantido, como funciona na renda fixa.
As ações negociadas em bolsa são um bom exemplo. Reconhecidas ao redor do mundo como uma estratégia mais rentável e inteligente de maximizar o seu ganho a longo prazo, elas ainda não alcançaram muita popularidade entre os investidores brasileiros.
Investimentos e ações para perfil agressivo
O investidor de perfil agressivo invariavelmente opta por investimentos em renda variável, já que é nela que se encontra a melhor rentabilidade. Mas é preciso ter em mente que este rendimento, diferente do que ocorre na renda fixa, não é garantido. Daí o risco de perda.
Tenda isto em mente, os investimentos mais recomendados para quem tem perfil agressivo são as ações, que representam uma parcela do capital social das empresas na qual se investe. Tendo isto em mente, os investimentos mais recomendados para quem tem perfil agressivo são as ações, que representam uma parcela do capital social das empresas na qual se investe.
Mas nem sempre o retorno é rápido. Quem investiu em empresas como Itaú (ITUB4), Unipar (UNIP6) ou mesmo a WEGE (WEGE3) pode enfrentar muita instabilidade por um período porém essas empresas forma bons investimentos para aos que compraram com pensamento de longo prazo e mentalidade de sócio.
Afinal, estas empresas estão entre as maiores valorizações do Ibovespa. Porém, levou tempo para que este retorno fosse realmente comprovado, especialmente para quem comprou as ações em baixa durante um período de crise.
Os fundos imobiliários também se enquadram na renda variável, o que significa que eles também oferecem boa rentabilidade e são indicados para este perfil de investidor. Assim, não devem ser desprezados.
Eles, inclusive, podem ser mesclados em uma carteira diversificada, contendo Fundos Imobiliários e Ações. Por isso, quem deseja saber como ter um perfil agressivo precisa entender sobre grande parte das classes de ativos contidas em renda variável como ações, fundos imobiliários e ETFs.
Além de entender sobre os ativos, utilizar a análise fundamentalista que foi metodologia mais bem-sucedida da história, pode trazer resultados excelentes para o investidor no longo prazo.
Mas o que são as ações?
São uma parcela do capital social das empresas. Quando você compra uma ação, você se torna sócio da empresa e acaba desfrutando de seus resultados e desempenho.
As empresas em grande escala tendem a crescer ao longo do tempo, explorando novos negócios, novos consumidores e expandindo as suas operações. E isso reflete diretamente nos resultados e dividendos.
As pessoas também acreditam que o mercado de ações é só para quem tem muito dinheiro, mas não é verdade. E esse mito acaba afastando as pessoas.
Qual o seu apetite real para a volatilidade?
Esse é um movimento natural que representa a intensidade e a frequência das movimentações do mercado num certo período. Quando uma ação tem alta volatilidade, significa que o preço dela flutua significativamente no mesmo período. Este movimento tem um impacto direto na performance das ações.
Tanto os fatores externos quanto os internos influenciam diretamente no preço das ações, como o rumo político do país ou o desempenho de algum setor econômico específico. Mas os produtos de renda variável são só ações? Não, exatamente. Existem os produtos de câmbio, fundo imobiliário, derivativos e commodities.
Existe algum tipo de garantia?
Não existem garantias para investimentos em renda variável, mas existem ferramentas que diminuem as perdas. Afinal, dormir com mil reais investidos e acordar com 999 é natural para investimentos que possuem oscilações.
Você pode escolher pagar por uma proteção que minimizam as chances desse movimento acontecer. As melhores dicas para quem pretende investir com maior nível de riscos são:
- Nunca comprometer demais o seu patrimônio
- Estar sempre atento ao mercado
- Checar a solidez e o potencial de crescimento da empresa que você está escolhendo
- Contar com o time completo de assessoria para contribuir com as recomendações
Quais os melhores investimentos para o perfil agressivo
É importante destacar que, por ser agressivo, o investidor não precisa abrir mão de investimentos indicados para os outros perfis. É comum que, dentro de sua carteira, ele reúna também ativos mais voltados para conservadores e moderados, como é o caso dos investimentos em renda fixa.
Ainda assim, na busca por melhores resultados, é natural que o investidor agressivo recorra a soluções de renda variável, pois são as que apresentam o maior potencial de lucro. Confira a seguir algumas das melhores aplicações para este perfil.
1. Ações
Ao comprar ações, o investidor passa a ser sócio de uma empresa. Ou seja, ele investe no crescimento de um negócio para lucrar mais tarde quando o projeto tiver alcançado êxito. Tradicionalmente, é o meio mais comum de enriquecer investindo.
Quando uma empresa abre seu capital na Bolsa de Valores, dizemos se tratar de um IPO, ou Oferta Pública Inicial, um tipo de jogada que geralmente atrai muitos investidores agressivos. Há diversos tipos de IPO que ofertam, não só ações, mas também cotas de fundos de investimentos ao mercado.
2. BDR
BDR é uma maneira de investir no mercado internacional. Os Brazilian Depositary Receipts são recibos de ações de empresas de fora do país que são negociadas na B3.
3. Fundos Imobiliários
Fundos Imobiliários são fundos de investimentos do mercado imobiliário. São ativos que têm seu valor dividido em cotas comercializadas na B3.
4. Mercado Futuro
Mercado Futuro é onde são negociados compromissos de compra e venda. Na prática, são estabelecidos contratos, nos quais as partes acordam um preço independentemente da valorização ou desvalorização do ativo no futuro.
O trader
Entenda que o investidor agressivo é aquele que reúne as melhores condições para extrair os resultados mais satisfatórios do mercado financeiro. Isso diz respeito também ao tempo necessário para conseguir a valorização dos ativos. Um investidor com pleno domínio do funcionamento da Bolsa de Valores pode conseguir em horas o resultado que outros investidores levam anos para conseguir.
Estamos falando do trade, um tipo de operação que se concentra em um período curto, de forma que o investidor possa criar estratégias para lucrar dentro de um dia. Para se bem-sucedido no trade é preciso reunir grande conhecimento em renda variável. Enfim, uma vez identificado o seu perfil de investidor - conservador, moderado, arrojado ou agressivo - você já tem como fazer melhores escolhas.
Então, se você quiser ver o seu dinheiro crescer é começar a investir hoje. Comece agora mesmo e acelere a realização dos seus sonhos. Se gostou do artigo, curta e compartilhe conhecimento. Gratidão por ler até aqui...
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário.