Conheça as 9 principais atividades de vendedor interno
O vendedor interno é um profissional de vendas remotas que passou a desempenhar um papel fundamental nos processos que contam com relacionamento pelas redes sociais e vendas online. Entender o que esse tipo de vendedor faz ajuda a otimizar as vendas da empresa!
Se você tem um negócio, faz parte da gestão ou coordena equipes, é bem possível que saiba da importância das vendas para melhorar os resultados da empresa. Entender as atividades de vendedor interno é um passo fundamental nesse processo.
Afinal, dentre os vários tópicos do guia de vendas, está o alinhamento do time. Capacitar e oferecer treinamentos para esse profissional pode ser o caminho para o sucesso. Com o crescimento das vendas online (em e-commerces, por exemplo) e vendas remotas de um modo geral (como o televendas), ficou claro que mandar os vendedores para as ruas passou a ser uma estratégia contraproducente.
Cada vez mais, as pessoas pesquisa, relacionam-se com marcas e fecham negócio mediadas pelas telas. Então, ninguém melhor que o vendedor interno para turbinar os resultados de vendas da empresa. Neste artigo, você confere as 9 funções essenciais que um vendedor interno desempenha. Confira!
1. Descobrir como chegar ao público-alvo
A persona está online, sua empresa também, então, por que as vendas não acontecem o tempo todo? Talvez uma das principais questões das vendas nos dias atuais seja justamente essa: quem é e como alcançar o público certo?
Um dos passos fundamentais do vendedor interno é conhecer isso. Além de analisar os dados da empresa, ele está na linha de frente, em contato com o público.
Isso significa que o vendedor interno estuda as informações que você fornece sobre a persona, ao mesmo tempo em que ajuda a alimentar esse banco de dados. Ele precisa entender características fundamentais, como:
- perfil do cliente ideal;
- redes sociais que ele usa, mídias que acessa, o que lê e ouve;
- quais são os assuntos sobre os quais a persona está falando;
- quais são os desejos desse prospect;
- qual a dor do usuário e como ele percebe sua marca para solucionar sua questão;
- quais são as principais objeções para a compra.
2. Manter contato com os clientes
O vendedor interno é um profissional que não precisa sair da base para atuar. Seja por chat, seja pelas redes sociais, email ou telefone, ele usa um canal digital para se comunicar com o público.
Nesse sentido, fica muito mais fácil - e mais barato - investir em uma equipe de vendas internas: não há deslocamento. Assim como nas estratégias de marketing digital, esse profissional pode usar várias ferramentas para automatizar seu contato.
É possível desenvolver um planejamento de automação de marketing com respostas de acordo com o comportamento do cliente. Mais do que isso, o vendedor interno realmente vai atrás dos leads, favorecendo as conversões com cada pessoa que entra no seu funil de vendas. Ele é responsável em fazer os follow ups, educando os prospect e fortalecendo o posicionamento da marca.
3. Fazer novas prospecções é uma das atividades de vendedor interno
Apesar de ser o responsável por acompanhar o lead, desde que ele demonstra interesse pelo mix de produtos e serviços da empresa até o fechamento da venda, as tarefas do vendedor interno não se resumem a isso.
Outra função importante desse profissional está relacionada com as novas prospecções. Ele precisa encontrar novos clientes potenciais, nichos e, até mesmo, mercados para a empresa. Para isso, a estratégia pode ser, simplesmente, receber os novos interessados ou ir além, criando novas listas.
Recursos como o marketing de conteúdo e os anúncios online, como o Google Ads, podem ser usados no processo. Dessa forma, o vendedor interno consegue manter a performance da empresa, guiando os leads pelo funil.
4. Apresentar demonstrativos de produtos e serviços
Uma das principais objeções de vendas está relacionada com a validação da solução oferecida. Se por um lado, alguns clientes potenciais podem acreditar que o produto ou serviço não funciona, por outro, existe uma parcela desse público que sabe do potencial oferecido, mas acha que não é para ele. Nessa hora, entra o vendedor interno, com as demonstrações.
Esse passo é fundamental para dar segurança ao cliente. Com as demonstrações (aqui, podem entrar as consultorias, também) realizadas pelo vendedor interno, a persona percebe o valor do produto ou serviço, aprende como usá-lo e passa a confiar na solução apresentada.
5. Negociar prazos e condições de pagamento
Se você chegou até aqui, deve ter percebido que as atividades do vendedor interno acompanham o pipeline de vendas. A ideia é que esse time tenha a capacidade de prever quais serão as necessidades e ações para ajudar na conversão de cada etapa.
Assim, já no estágio da decisão de compras, é fundamental que o cliente receba um atendimento completo, aberto para a negociação de prazos e apresentando as condições de pagamento. No caso de agências de comunicação, vale ouro contar com um profissional para essa etapa.
Isso porque, em transações B2B, a negociação de preços, prazos, condições e formas de pagamento costuma ser muito mais diversificada. O vendedor interno deve saber quais são as margens com as quais ele pode trabalhar e aproveitar essa informação para fechar o máximo de contratos possíveis, com o maior lucro.
6. Analisar dados dos potenciais compradores
Além dos dados externos, existem várias ferramentas, como o Google Analytics e outras de gestão de redes sociais, que ajudam a conhecer melhor qual é o perfil do cliente da empresa. É uma das atividades de vendedor interno analisar esses dados. Assim, além de validar informações relevantes para impulsionar as vendas, a empresa tem acesso a insights valiosos.
Afinal, além das vendas, o marketing e o relacionamento com o cliente são outros exemplos de setores que estão em contato com o público da empresa. Se o vendedor interno executa sua função com excelência, ele contribuirá para o sucesso de outras áreas da empresa, deixando todo o processo mais lucrativo e eficiente.
7. Cumprir as metas estabelecidas
Existem várias atribuições delegadas ao time de inside sales, entretanto, o fechamento de vendas continua sendo o principal deles. Não adianta atrair, educar e manter o relacionamento com o público certo, se a empresa não estiver fechando contratos. Por isso, a definição de metas - individuais e coletivas - é fundamental para definir o sucesso dessa função.
É importante que estejam estabelecidas metas realistas, conforme o histórico de vendas da agência, observando também prazos que viabilizam o trabalho do vendedor interno. Por um lado, a empresa pode oferecer treinamentos e capacitações, além de estabelecer premiações para ajudar sua equipe a alcançar os objetivos. Entretanto, o vendedor interno também deve ser automotivado e capaz de buscar por si os resultados.
8. Ter atenção às tendências de mercado
É função do vendedor interno conhecer como está seus setor de atuação. Tendências do mercado, hábitos e comportamento do consumidor são algumas das diretrizes apontadas. Além disso, com uma leitura do segmento, o vendedor é capaz de visualizar crises e oportunidades, além de identificar possíveis novos nichos para a empresa.
Com as ferramentas digitais usadas pelo vendedor interno, fica muito mais fácil se atualizar quanto ao mercado. Afinal, além delas, o profissional de inside sales também está conectado, podendo seguir notícias do nicho e fóruns que discutam sobre o setor.
9. Emitir relatórios e demonstrativos
Outra atividade que facilita muito a compreensão do que está acontecendo no setor de vendas são os relatórios apresentados pelo vendedor interno. Vários documentos podem ser emitidos com agilidade, filtrados dentro das próprias plataformas e ferramentas do profissional.
Tais indicadores ajudam a ter uma visão ora abrangente, ora detalhada sobre a performance das vendas da empresa, além de ajudar o pessoal do marketing com dicas e insights importantes. Com a transformação digital, o papel desse profissional ganhou muito destaque no setor de vendas.
Como você deve ter percebido, essa equipe deve entender quem é a persona e ser capaz de educá-la, dando os follow ups e fechando cada vez mais negócios. Além disso, o time de inside sales é responsável por analisar dados e tendências oferecendo insights valiosos para o todo o processo.
Implementar uma estratégia de Marketing e Vendas, e quais técnicas adotar para garantir eficiência e crescimento de oportunidades, poderá entregar uma experiência de compra e conquistará excelentes resultados de relacionamento com seus clientes. Se gostou do artigo, curta e compartilhe conhecimento. Gratidão por ler até aqui...
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