Aprenda como produzir conteúdo para o Instagram seguindo as melhores práticas do Marketing Digital
Produzir conteúdo para o Instagram é uma ação que faz parte de qualquer estratégia de Marketing Digital. Para atrair o público que está na rede social, é preciso não só constância, mas também dinamicidade. Encontrar maneiras variadas de mostrar o conteúdo é um desafio constante.
As redes sociais tiveram papel importante na construção de autoridade digital de diversas empresas. Para algumas, que são nativas digitais, redes sociais como o Instagram são vitais para construção de audiência.
Por isso, investir na produção de uma estratégia de Marketing de Conteúdo voltada para redes sociais é fundamental para quem quer ampliar o mercado, crescer a marca e ter a fidelidade de seus clientes. Entretanto, produzir conteúdo para o Instagram não é tão simples.
É preciso ter um calendário definido, saber dosar conteúdos para cada etapa do funil e ainda passar a mensagem de maneira que seja atrativa para o público. Além disso, é necessário ter constância para crescer.
Como produzir conteúdo para Instagram atendendo a todos esses requisitos? Leia este artigo para saber mais! Se tem interesse em melhorar seus resultados no Instagram, continue lendo!
Por que produzir conteúdo para Instagram?
Produzir materiais para Instagram é uma atividade básica do Marketing de Conteúdo. Já é uma necessidade vital, de acordo com os objetivos de cada empresa, que podem ser desde construir público para início do negócio até expandir sua marca globalmente.
O número de pessoas que estão no Instagram aumenta a cada dia. Já são mais de 1 bilhão de usuários da plataforma, sendo que o Brasil ocupa a segunda posição em número de pessoas com contas por lá, com 66 milhões.
Considerando que esse público está se tornando cada vez mais diversificado, com a adesão de pessoas das faixas etárias mais velhas, já é raro encontrar algum público-alvo de alguma empresa que não faça parte do Instagram.
A rede social é acessada por 67% dos seus usuários brasileiros mais de uma vez ao dia, de acordo com uma pesquisa da OpinionBox. A intenção de 47% dos entrevistados é aumentar o tempo online no Instagram. Ou seja, mais pessoas estão aderindo e estão passando cada vez mais tempo lá.
Segundo a Content Trend, 87,40% das empresas que fazem Marketing de Conteúdo utilizam os posts em redes sociais como tática. Dessas empresas, 87,7% estão presentes no Instagram. Isso mostra a importância que as companhias dão à rede, pelas oportunidades que enxergam nela.
Quais as melhores ideias de conteúdo para Instagram?
Quem deseja criar conteúdo para Instagram deve garantir que o público esteja sempre aprendendo algo, sendo educado e preparado para tornar-se cliente. Além disso, deve-se pensar em formas de assegurar que os clientes fiquem satisfeitos e se tornem fiéis. Para tanto, é essencial ter uma boa estratégia de produção de conteúdo para redes sociais.
Assim, é preciso estabelecer diferentes metas, que variam de acordo com a necessidade de cada empresa. Portanto, é preciso investir em boas ideias, para bater métricas como aumentar o alcance com postagem ou converter mais vendas.
Para ajudar, confira agora 10 dicas que vão auxiliar na hora de produzir conteúdo para Instagram. Vamos lá!
1. Crie e divulgue promoções
Uma das dicas que mais geram resultados em curto prazo é criar e divulgar promoções. Pode ser um sorteio, um brinde, desconto especial para um novo cliente que vier pelo Instagram ou por indicação vinda dessa rede social.
É importante que esta estratégia esteja alinhada aos objetivos do marketing. Existem muitos sorteios que acabam gerando péssimos resultados por atrais o público errado - ou seja, pessoas que não comprariam um produto ou serviço da empresa se ele não fosse dado gratuitamente.
O resultado disso é a queda no número de seguidores depois do sorteio, já que eles não têm interesse na empresa e pior, nenhuma venda vinda dessa promoção. Por isso, é sempre necessário estudar a melhor forma de fazer um sorteio ou distribuir brindes via Instagram.
Se bem planejada, essa dica pode gerar uma enxurrada de novos seguidores relevantes e principalmente, aumento nas vendas. Usar o print de alguma promoção, em caso de lojas físicas, é uma ótima maneira de medir os resultados vindos das redes sociais e entender melhor o público.
2. Mostre os bastidores
O público adora saber mais sobre os bastidores da empresa. Isso ajuda a aumentar a fidelidade deles, já que conseguem ver melhor como o produto ou serviço que compram é criado e produzido.
Também pode ajudar as pessoas que estão na fase de consideração a eliminar objeções e optar pelas soluções da empresa. Mostrar bastidores também contribui para exibir os valores da empresa, melhora a exposição da marca e gerar valor para ela.
3. Use enquetes
Para produzir conteúdos cada vez mais acertados, ou seja, mais próximos ao que o público deseja e pensa, é importante investir na criação de enquetes. Às vezes, pode ser preciso fazer ajustes na persona da empresa depois de uma série de conteúdos nesse formato.
Outra vantagem do uso de enquetes é que as pessoas adoram interagir e falar mais sobre si mesmas. Elas ajudam a quebrar barreiras e, assim, os seguidores se sentem mais à vontade com a empresa e podem se tornar novos clientes, quando perceberem o desejo de ouvi-los e de considerar sua opinião.
4. Compartilhe depoimentos
Depoimentos são excelentes formas de tirar objeções e fazer os seguidores entenderem mais sobre o negócio, já que descobrem uma nova forma de enxergar a sua marca.
5. Faça lives
As lives geram mais engajamento e aproximam a empresa do público. Com elas, é possível educar os prospects, passar informações relevantes para o público, eliminar objeções, gerar conversões e aumentar o número de seguidores.
6. Crie um calendário editorial
Uma das melhores dicas para criar conteúdo para Instagram é criar um calendário editorial. O Instagram prioriza a consistência, portanto, é preciso criar um processo para postar tantas vezes e ter melhor alcance.
O calendário editorial permite que você produza conteúdos de maneira mais estratégica, levando em consideração os diferentes estágios da jornada do cliente e as personas da empresa. Além do mais, a qualidade das postagens melhora, já que a falta de rotina acaba gerando posts produzidos de última hora que, na maioria das vezes, estão aquém da capacidade da empresa.
Com o calendário editorial, é possível pensar em maneiras variadas de criar conteúdo, como criar gifs ou desenvolver filtros. Também dá para inserir processos que precisam de planejamento, como pesquisar melhores legendas para conteúdo.
7. Compartilhe tutoriais e guias
Os tutoriais e guias são uma maneira de produzir conteúdos relevantes e que ajudam a persona em variados estágios do funil. Também servem para tirar dúvidas e aumentam a percepção de autoridade da empresa.
8. Fale atualidades sobre o seu nicho
Aconteceu algo novo no seu segmento de mercado, como a atualização de alguma tecnologia ou o lançamento de algo importante? Faça uma série de posts ou lives explicando as novidades ao público. É uma maneira de conquistar novos seguidores, melhorar o engajamento e o alcance de posts e aumentar a autoridade da marca.
9. Divulgue dados sobre o negócio
Pesquise sobre dados importantes para o seu negócio e divulgue para o seu público. Essa é uma excelente dica para produzir conteúdo para Instagram. Como nem todas as perguntas são tão simples de encontrar, o público vai começar a procurar o perfil para ver dados importantes e, consequentemente, enxergá-lo como referência.
10. Mostre sua rotina
A humanização de marca é uma das tendências de marketing mais fortes nos últimos anos. Basta ver o surgimento da Lu, do Magazine Luiza, e da Nat, da Natura. O público gosta de saber mais sobre quem está por trás da marca, como ela vive e como é o seu dia a dia.
É uma boa aposta para produzir conteúdo para Instagram usando o branding pessoal para gerar mais engajamento e confiança dos seguidores.
Que aplicativos podem ser utilizados para ajudar nessa etapa?
Os materiais produzidos para o Instagram devem ser visualmente atrativos, ter conteúdo relevante e conversar com as dores e desejos da persona.
Criar conteúdos assim poderia demandar um longo período de produção. Entretanto, existem aplicativos que ajudam a reduzir esse tempo e facilitam a vida de quem precisa postar frequentemente na rede social. Conheças alguns:
Canva
O Canva é um site (e também aplicativo) voltado para facilitar o design para quem precisa dele para seus negócios. A ferramenta tem milhares de templates e é muito boa para fazer artes em pouco tempo, com pequenas alterações nos templates.
É bem conhecida e muito utilizada, portanto, é preciso investir nas cores da sua empresa, trocar fontes e inserir elementos novos para transformar os templates em algo exclusivamente seu e chamar a atenção do seu público.
A versão gratuita já tem muitas funcionalidades, mas se quiser algumas facilidades, como ajustes de tamanho para o mesmo material e uso de fotos profissionais vale a pena investir na versão paga.
PicsArt
O PicsArt é um aplicativo que faz edição de imagens e fotos. Com ele, dá para criar colagens, montagens, aplicar filtros, colocar efeitos e inserir stickers. Além disso, consegue-se desenhar e criar stickers no aplicativo, que também é uma rede social. Disponível em Android e iOS.
PicMonkey
O PicMonkey é um aplicativo de edição de imagens, com ferramentas variadas para edição e retoque, incluindo filtros de maquiagem e retirada de imperfeições em fotos. Disponível em Android e iOS.
Hype Type
É um aplicativo voltado para inserir textos criativos em imagens e vídeos. Conta com fontes, cores e efeitos muito interessantes. Dá para controlar velocidade, tamanho, tipo de animação e outras características para produzir textos chamativos e que conversem com o seu público. Está disponível apenas para o iOS.
Enlight Videoleap
É um excelente aplicativo voltado para a edição de vídeos. Dá para criar audiovisuais usando o banco do próprio app, ou editar o vídeo já gravado no smartphone.
O Enlight possibilita fazer edições como mudança de cor, aplicação de filtros, cortes, uso de efeitos, adição de música ou narração, entre outras opções. Com ele, dá para produzir vídeos com edição profissional, usando apenas o celular.
Assim como o Hype Type, também só está disponível para iOS. Uma opção de aplicativo similar, no Android, é o VivaCut.
Quik
Também é um aplicativo de edição de vídeos. Originalmente, era voltado para materiais produzidos na GoPro. Na versão gratuita, insere a marca d'água no vídeo editado. Com ele, é possível transformar uma sequência de fotos em vídeos e fazer várias edições, como colocar filtros e músicas. Disponível em Android e iOS.
Inshot
É um app de edição de vídeos, que pode ser baixado no Android ou iOS. É bem completo, em que se pode, inclusive, inserir legendas ou dublagens nos vídeos.
Over
O Over é um aplicativo com inúmeros templates disponíveis para criação de artes rapidamente. Assim como o Canva, dá para iniciar o design do zero ou usar alguns dos materiais prontos. Também tem a versão paga e a gratuita, para Android e iOS.
SCRL
O app tem layouts variados e diversos templates, incluindo para Stories, permitindo usar fotos da base do aplicativo ou da câmera de diversas maneiras, como colagens e mood board. Tem apenas versão para iOS.
Sprout Social
O Sprout Social é uma ferramenta que permite gerenciar o Instagram, incluindo planejar, programar postagens, monitora métricas, pegar relatórios etc. Não tem versão gratuita, mas oferece um período de testes.
Mlabs
Também é uma ferramenta de gerenciamento de contas, muito similar às mesmas funções que o Sprout Social. A vantagem é a diferença de preço e o fator de que a cobrança é em real, enquanto a outra, em dólar.
Be Funky
É um editor de imagens bem completo, similar ao Photoshop, mas que não precisa de conhecimentos aprofundados em edição de imagem. É um site, não um aplicativo.
Swipeable
O Swipeable é bom para quem tira muitas fotos panorâmicas e precisa postá-las no Instagram, já que ele ajusta ou corta a imagem adequadamente. Disponível somente no iOS.
Como explorar melhor o Instagram?
Produzir conteúdo no Instagram deve envolver a maior parte dos recursos possíveis do aplicativo, pois há inúmeras vantagens. Entre elas, dar dinamicidade á conta, aumentar o alcance de postagens, o crescimento de seguidores etc.
Crie Destaques
Os Destaques ficam na parte de cima do perfil e mostram os Stories já produzidos pela conta. É uma excelente oportunidade de destacar tópicos importantes do seu negócio, como depoimentos, tutoriais de produtos, formas de pagamentos etc.
Criar capas para os destaques ajuda a mostrar para os pesquisadores o que eles podem encontrar clicando lá.
Mude para conta comercial
A conta comercial traz uma série de vantagens para quem trabalha profissionalmente no Instagram. Acessar métricas, fazer parcerias pagas e colocar o Instagram Shopping são algumas delas.
Faça lives
O Instagram destaca as lives na sua interface, aumentando o alcance e a visibilidade do usuário. Outra vantagem é fazer lives em parceria com convidados, que acrescentam novas visões sobre o nicho de mercado e, claro, sua conta alcança o público dos convidados.
Produza vídeos para o IGTV
O IGTV armazena os vídeos com mais de um minuto, mas eles podem ser postados no feed. O próprio Instagram convida o usuário para ir ao IGTV, vendo todo o conteúdo.
Use o Instagram Shopping
O Instagram Shopping é uma excelente opção para quem tem e-commerce, pois mostra o preço do produto e leva para o site para fechar a compra.
Explore os recursos dos Stories
Os Stories têm uma série de recursos que podem ser utilizados para produzir conteúdo para o Instagram de maneira diversificada. Usar os filtros, formatos, inserir textos, gifs, enquetes, perguntas, músicas, hashtags, marcações e novos recursos de cenas são algumas das opções de criação de materiais para a rede social.
Produzir conteúdo para Instagram é uma atividade que precisa de constância e criatividade. Publicar posts usando fotos, imagens e vídeos, tanto no feed como no IGTV e nos Stories, pode gerar mais engajamento e, consequentemente, mais vendas.
Uma ferramenta que pode trazer inúmeras vantagens para o crescimento da empresa na construção de reputação online - e que deve ser analisada para inserir em sua estratégia de Marketing Digital - é o Instagram Stories.
Percebeu como o marketing oferece uma ampla gama de possibilidades para chegar diretamente ao clientes? Coloque em práticas essas dicas, para alcançar cada vez mais resultados extraordinários. Se gostou do artigo, curta e compartilhe conhecimento. Gratidão por ler até aqui...
Implementação:
Instagram para Negócios: Aprenda a vender todos os dias transformando seguidores em clientes
Você gostaria de usar o Instagram para alavancar o seu negócio ou até mesmo criar um negócio? Deseja aumentar a lucratividade da sua empresa mas não sabe como começar? Para Júlia Munhoz, empreendedora digital e autora desta obra, a maioria das pessoas e empresas que estão usando o "Instagram para Negócios" estão cometendo grandes erros e usando a ferramenta da maneira errada.
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