Estratégia global

Como criar uma estratégia global de Marketing de Conteúdo 

Algumas marcas no Brasil crescem a ponto de alcançar clientes fora do país. Assim, é necessário saber atingir melhor seu público de outros países. Por isso, saiba como criar uma estratégia global de Marketing de Conteúdo. 

Estratégia global

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia poderosa para expandir o alcance orgânico de sua empresa, atraindo possíveis consumidores e dando início à jornada deles pelo funil de vendas. Por meio de posts, e-books e vários outros formatos, você pode entregar a mensagem certa para educar o público sobre sua marca e soluções. 

Uma das principais características desse tipo de estratégia é a necessidade de customização. Geralmente, os criadores de conteúdo trabalham com uma persona baseada no comprador, que nada mais é do que uma representação fictícia de um cliente ideal. Esse modelo serve como um guia para a produção de materiais interessantes para determinadas pessoas. 

Essas estratégia, combinada com técnicas de SEO, permite alcançar a pessoa certa da maneira mais apropriada e no canal mais relevante. Entretanto, o que acontece se seu público não s encaixar em apenas uma ou duas personas? 

O que acontece se você quiser impactar os clientes em nível global, e não apenas local? Bem, é por isso que você precisa saber como criar uma estratégia global de Marketing de Conteúdo. Continue lendo para entender! 

O que é uma estratégia global de Marketing de Conteúdo? 

Antes de avançar, vamos recapitular alguns pontos fundamentais sobre o conceito de Conteúdo de Marketing. A estratégia é baseada na ideia de produzir conteúdo relevante e, de maneira orgânica, atrair e qualificar leads. Isso se dá por meio de uma série de ações interligadas. 

Como mencionamos na introdução, todo planejamento é baseado nas características da persona criada com base nas características do consumidor ideal, para aumentar as chances de engajamento e conversão. 

Decisões como os tópicos abordados, os canais utilizados e até mesmo a linguagem empregada devem ser baseadas em uma análise do cliente ideal. Acontece que, graças ao crescente potencial de alcance e interatividade da Internet, mais empresas têm buscado expandir suas operações para outros países. 

Isso, é claro, representa uma oportunidade fenomenal para explorar novos mercados e fortalecer a imagem da marca. No entanto, significa também que a empresa terá que lidar com um público muito mais amplo, que dificilmente apresentará as mesmas características que o público local. 

É por isso que é inútil simplesmente replicar sua estratégia de conteúdo em outras regiões, sem fazer adaptações. É necessário ter equipes capazes de reconhecer as particularidades de cada público e, a partir da estrutura que já existe, desenvolver uma abordagem adequada para atingir os objetivos comerciais. 

Isso é o que chamamos de uma estratégia global de Marketing de Conteúdo. É uma iniciativa para otimizar estratégias de conteúdo implementadas em diferentes regiões do globo, fortalecendo a imagem da marca em todo o mundo e criando um público muito mais amplo e engajado. 

Os 4 Ps do Marketing de Conteúdo Global 

Sem dúvida você já conhece os 4 Ps do marketing, conceito criado pelo Professor Jerome McCarthy e amplamente difundido por Philip Kotler. Faz parte da informação acadêmica e profissional de qualquer profissional de marketing e, mesmo anos após sua criação, ainda é fundamental para entender como funciona esta área. 

Bem, para ajudá-lo a entender o que é Marketing de Conteúdo Global, falaremos sobre os seus 4 Ps fundamentais, introduzidos pela Pam Didner no livro "Global Content Marketing": Planejamento, Produção, Promoção e Perfeição. Continue lendo para saber mais! 

Estratégia global

Planejamento 

O primeiro passo não poderia ser diferente. Um planejamento eficiente é central para o sucesso de qualquer estratégia. Portanto, é importante defini-lo com antecedência. Como estamos falando de uma estratégia global, seu planejamento deve ter as mesmas proporções. 

Isso significa que equipes de diferentes países e regiões devem estar em sintonia para alinhar objetivos, atingir públicos-alvo, definir KPIs (Key Performance Indicators ou, em português, indicadores-chave) e planejar calendários editoriais. 

Produção 

Após o planejamento, é hora de produzir conteúdo que realmente impacte a pessoa do comprador. O desenvolvimento desses materiais deve considerar as diferenças entre as características de cada região, incluindo os canais mais relevantes e as peculiaridades dos próprios consumidores. 

Promoção 

Não adianta produzir conteúdo rico se as pessoas não tiverem acesso a ele. Portanto, o terceiro P representa a promoção. É importante usar uma abordagem omnichannel, integrando redes sociais, blogs, e-mail marketing e tudo mais que for relevante para a marca. 

Em alguns casos, pode ser difícil gerar alcance orgânico na fase inicial da estratégia. No entanto, é sempre válido utilizar links patrocinados e campanhas publicitárias pagas para impulsionar os esforços promocionais da empresa. 

Perfeição 

O último elemento descrito por Didner é a perfeição. Para manter e alcançar bons resultados, uma estratégia global de Marketing de Conteúdo deve sempre visar a perfeição, o que existe um monitoramento constante dos resultados. 

Quais são os benefícios de criar uma estratégia global de Marketing? 

A razão pela qual você deve citar uma estratégia global de Marketing de Conteúdo é muito simples: essa é a única maneira de expandir os benefícios de sua abordagem local para um público global. Mesmo que você tenha canais fortes que recebem acesso internacional, isso não é suficiente. 

O que estamos dizendo torna-se claro em uma pesquisa conduzida pela Common Sense Advisory. O estudo mostra que mais de 56% dos consumidores consideram que, durante a jornada de compra, a possibilidade de obter informações em seu idioma nativo é mais importante do que o preço em si

O relatório também mostra que 72,1% dos usuários de internet passam a maior parte do tempo em sites escritos em seu próprio idioma. Neste momento, você pode estar pensando: "bem, eu poderia apenas fornecer uma versão traduzida do website". 

Não é tão simples assim, pois o conteúdo das páginas precisa ser personalizado de acordo com a localização e as preferências do usuário se você quiser alcançar resultados mais significativos. Assim, ao criar uma estratégia global de Marketing de Conteúdo, você permite que o departamento de marketing da empresa se organize para melhor atender às necessidades e desejos dos consumidores em cada região em que a empresa opera. 

O resultado é uma imagem forte em todo o mundo e um aumento no tráfego de seus canais. A produção de conteúdo também facilita a entrada em novos mercados, pois representa uma maneira eficiente de educar novos consumidores sobre sua marca e as soluções que você oferece. 

Como criar uma estratégia global de Marketing de Conteúdo em sua empresa? 

Agora que você sabe o que é uma estratégia global de Marketing de Conteúdo e como ela é importante, daremos algumas dicas valiosas para a implementação desse conceito em sua empresa. Confira! 

Reúna suas equipes 

Todas as suas equipes devem estar alinhadas em relação aos objetivos e etapas da estratégia. O uso de ferramentas de gestão assegura uma comunicação interna clara e eficiente, envolve os membros da equipe e incentiva o trabalho colaborativo

Entretanto, como já mencionamos, sua estratégia padrão não pode ser aplicada em todas as regiões. Portanto, é importante determinar as pessoas responsáveis por adaptar a abordagem de acordo com a cultura do país em questão e os comportamentos do público. 

Também é válido e recomendado contratar um gerente para lidar com a gestão das equipes globais. Dessa forma, cria-se um ambiente propício à geração de feedback valioso para otimizar os resultados. 

Entenda seu público global 

Você precisa entender seu público global. Uma boa maneira de iniciar este processo é observando de onde vêm as visitas internacionais de seu website. Se receber mais visitantes do país X do que do país Y, isso significa que o público vindo do país X já está um pouco mais familiarizado com a sua marca. 

Observar o nível de familiaridade é fundamental para desenvolver uma abordagem ideal. Afinal, não adianta chegar em um novo país falando sobre suas soluções se o público nem sequer conhece sua marca. 

Portanto, é fundamental realizar uma pesquisa de mercado para descobrir as peculiaridades do público que você deseja atingir. Esses dados também podem ser obtidos por meio da criação de conteúdo interativo e experiências envolventes. 

Encontre os canais mais apropriados 

Uma vez conhecido seu público, você deve ser capaz de definir quais são os canais mais relevantes para divulgar suas mensagens. Essa é uma questão muito importante, pois uma rede social pode ser extremamente popular em um país e irrelevante em outro. 

É importante mencionar as restrições que ocorrem em alguns países. Os Estados Unidos, por exemplo, consideraram recentemente a proibição do TikTok, uma plataforma de mídia social chinesa com grande popularidade mundial. A consciência desse tipo de questão evita investimentos em canais que oferecem pouca estabilidade no longo prazo. 

Usar ferramentas especializadas 

Em qualquer estratégia de conteúdo, a qualidade é fundamental. Portanto, não hesite em investir nas melhores ferramentas para produzir seus materiais. É importante buscar opções que ofereçam formatos variados a fim de diversificar seu calendário editorial. As ferramentas também devem ser funções de integração com outras plataformas para divulgar seu conteúdo em diferentes canais. 

Desenvolva a sua marca, mas considere a cultura local 

Se você está entrando em um novo mercado ou está procurando expandir seu negócio, é essencial trabalhar em sua marca. Afinal, os consumidores dão preferências a marcas que estabelecem um bom relacionamento com o público, demonstrando visões e valores apreciados pela comunidade. 

Construir essa imagem é crucial, mas você também deve se preocupar em respeitar a cultura local. Entender a importância dessa questão é muito mais fácil se você já tem um ambiente de trabalho baseado na ideia de diversidade. Ao fazer isso, você não só agirá com respeito e ética, mas também será capaz de identificar novas oportunidades. 

Defina os KPIs locais e globais 

Trabalhar com métricas é a única maneira de mapear sua estratégia e encontrar espaço para otimização. Entretanto, é importante diferenciar as métricas locais das globais - ou seja, o desempenho do seu negócio em diferentes mercado deve ser interpretado de diferentes maneiras. 

Se sua estratégia de conteúdo já é bem-sucedida no Brasil, a taxa de leads convertidos para compra pode ser o seu KPI mais importante. Entretanto, se você está investindo em outro país -, o número de visitas em seu website já é uma métrica que deve receber maior atenção. 

Ter uma estratégia global de Marketing de Conteúdo é a melhor maneira de garantir resultados positivos nos diferentes mercados que você deseja alcançar. Durante esse processo, é essencial considerar as diferenças culturais e comportamentais entre os públicos em diferentes locais. 

Está pronto para aplicar os passos apresentados e construir a sua própria jornada empresarial de sucesso. Lembre-se, é preciso ter discernimento para utilizar a experiência como aprendizado e obter resultados extraordinários. Se gostou do artigo, curta e compartilhe conhecimento. Gratidão por ler até aqui... 

Implementação: 

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