Produção de conteúdo

Conheça todos os segredos dessa atividade 

A produção de conteúdo se baseia na criação de diferentes materiais, como textos, e-books, vídeos ou podcasts, com o intuito de fornecer informações relevantes para determinado público. Conhecer a fundo as melhores práticas ou ferramentas, pode potencializar a eficiência das suas ações. 

Produção de conteúdo

Se você procura maneiras mais eficientes de utilizar os recursos disponíveis da empresa, talvez já tenha ouvido falar sobre o marketing de conteúdo, certo? A partir dessa estratégia, é possível alcançar resultados satisfatórios mesmo sem investir tanto. Mas para isso, é fundamental entender como funciona a produção de conteúdo

Afinal, a internet está repleta de textos, vídeos e materiais que podem ser úteis para a sua persona. Portanto, não basta apenas produzir, é preciso saber como tornar esse processo mais eficiente e produtivo, potencializando os resultados, que podem ser conquistados a partir da adoção dessa prática dentro da sua organização. 

O que acha, então, de conhecer todos os segredos da produção de conteúdo e, como consequência, colher todos os benefícios que a execução bem-feita dessa prática pode oferecer à sua empresa? Neste texto, vamos abordar os tópicos mais importantes para tornar o seu trabalho ainda mais preciso. 

Continue a leitura deste artigo para tirar todas essas dúvidas e dominar por completo a arte da produção de conteúdo. Acompanhe! 

O que é produção de conteúdo? 

A produção de conteúdo significa, na prática, o ato de oferecer materiais - em diferentes formatos ou plataformas - que sejam úteis e relevantes para um determinado público e, assim, atrair mais consumidores em potencial para o seu negócio. O objetivo é se tornar uma autoridade em um segmento de atuação específico. 

Assim, a sua empresa passa a ser vista como uma referência na área, aumentando, por exemplo, o brand awareness. Produzindo artigos, textos, vídeos e imagens que ajudem o leitor a solucionar um problema, aprender sobre um assunto ou tirar alguma dúvida, você ainda se aproxima de quem tanto quer conquistar. 

Ou seja, o usuário passa a ver a sua empresa como uma aliada, como alguém que o ajudou - de graça - em um momento de dificuldade, ou apresentou ferramentas que foram importantes para o sucesso dele. O lead passa a confiar ainda mais na sua palavra e no trabalho que o seu negócio realiza, aumentando as chances, por exemplo, de conversão. 

A produção de conteúdo, portanto, consiste em gerar materiais relevantes para o seu público-alvo e, assim, fortalecer a imagem e a reputação da sua empresa. Os formatos podem ser os mais variados, assim como as plataformas utilizadas para divulgar o que foi produzido para os usuário. 

Quais são os principais tipos de conteúdo? 

Produzir conteúdo não se limita a posts de blog, por exemplo. Textos de 500 palavras postados diariamente são algo extremamente importante, mas essa é só uma das diversas possibilidades que você tem. Que tal, então, conhecer outros formatos que podem ser eficientes para gerar um impacto ainda maior na sua persona? Confira a seguir: 

E-books 

Os e-books são fonte principal de aquisição de novos contato. Talvez pense que um e-book nada mais é do que um blog post vitaminado e, em parte, está certo. Mas se você já costuma ter alguma dificuldade para escrever um artigo de 500 palavras, imagine redigir um e-book de 4.500 palavras, com Call-to-Action, um fluxo de nutrição e anúncios em redes sociais

Além disso, um e-book trata de mais temas e com maior profundidade do que um blog post. Portanto, ao redigir um material desse tipo, não se pode ser tão direto e simples quanto em um artigo. Você poderá ser mais didático, se aprofundar, explicar detalhes e trazer novos pontos de vista para seu leitor. E também precisará de uma diagramação, algumas fotos bonitas e uma landing page leal! 

Postagens em redes sociais 

Essa deve estar na ponta da língua de todo mundo que está minimamente familiarizado com Marketing Digital. As redes sociais são as principais portas de divulgação para as empresas. Por isso, produzir conteúdo focado em cada uma delas é uma arte complicada, mas necessária, de se dominar. 

Não vá achando que basta copiar uma parte do seu artigo e sair colando por todas as redes sociais que encontrar! É preciso adaptar a linguagem e escrever chamadas que engajam, despertam a curiosidade de seus leitores e incentivam a leitura e os comentários. 

Infográficos 

Esses são um dos maiores queridinhos do público e uma das maiores fontes de tráfego. Mas infográfico não é uma imagem? Não seria um trabalho para um designer? Sim, mas são imagens que levam informações e facilitam a leitura de um conteúdo. 

Então, por trás de todo infográfico, existe a produção de um conteúdo voltado para aquele objetivo. Quais vão ser os números destacados naquela imagem? O espaço para o texto, por exemplo, é bastante delimitado e, por isso, é preciso ser direto e conciso na hora de explicar o que aqueles dados e informações estão representando. 

Esse conteúdo pode ser extremamente útil para redes sociais, por exemplo. Afinal, para chamar a atenção do usuário, uma imagem chamativa contendo informações impactantes pode prender os olhos de quem está navegando pelo feed. Adicione um CTA para que ele confira o conteúdo completo e pronto, o seu infográfico já começou a converter. 

Vídeos 

Os vídeos são um ótimo exemplo de conteúdo que não usam (diretamente) textos corridos. Você pode fazer entrevistas ou demonstrações que serão extremamente úteis na sua estratégia de Marketing Digital e ajudarão a buscar novos públicos e a educar ainda mais seus seguidores. E, ainda por cima, eles podem virar artigos para seu blog! Lembre-se também que roteiros são conteúdos. 

Imagens 

Quer dizer então que imagem é conteúdo? Claro. E do bom! 
Imagens são muitos compartilhadas e têm um altíssimo engajamento

Se você está em um ramo que trabalha muito com o visual, como moda ou decoração, as fotografias podem ser a melhor forma de conteúdo a ser explorada, pois seu público quer ver grande parte das soluções que ele está buscando. 

Também há os gifs, que são uma forma divertida de engajar a persona. E até mesmo se seu nicho não é ligado diretamente a conteúdos baseados em imagens, há várias maneiras de usá-las na sua estratégia de marketing, e, a partir daí, criar conexão com o seu público. Um exemplo bom é o uso de imagens com frases motivacionais! 

Memes 

Memes são conteúdos possíveis de serem utilizados por empresas para alcançar o público. Mas cuidado: usar essa ferramenta dependerá muito de quem você deseja atingir. Também depende muito do seu mercado. 

Para quem trabalha em um escritório de advocacia, por exemplo, pode não ser a melhor pedida apostar nesse modelo de conteúdo. Porém, com uma análise bem-feita e uma execução ainda melhor, é possível colher resultados positivos mesmo em páginas mais sérias, principalmente ao interagir nos comentários. 

As possibilidades de conteúdo são muitas - e eu provavelmente esqueci de alguma aqui, então me lembre nos comentário! Basta a você estruturar sua empresa para aproveitar ao máximo dela. Mas quais são as formas de fazer isso? 

Como produzir conteúdo relevante e de qualidade? 

Agora é aquela hora em que você para e pensa: "Como vou fazer para produzir o tanto de conteúdo de que preciso?" Basicamente você tem três opções e, por isso, é importante saber quais são as etapas de planejamento, execução e análise para garantir que a produção de conteúdo seja feita de maneira eficiente e realmente produtiva. 

Produção interna 

Você pode contratar alguém para produzir conteúdo internamente. Essa pessoa ou equipe ficará responsável por manter as plataformas que você decidir usar (site, blog, Facebook, Instagram, Pinterest) sempre atualizadas com conteúdo novo. Lembre-se que nem sempre uma pessoa sozinha, conseguirá fazer tudo ou terá todas as habilidades necessárias. 

Produzir conteúdo em vídeo é diferente de escrever textos para blogs. Então, se for montar uma equipe de conteúdo, tenha em mente que você precisa contratar pessoas capazes de fazer o que for traçado para a estratégia. Outra forma interessante é pedir a colaboração de membros das diversas áreas da empresa. 

Vai produzir um vídeo sobre vendas? Convide o pessoal do comercial para participar! É um infográfico sobre logística? Com certeza a galera do departamento vai ter algumas boas ideias! Aproveitando o conhecimento de diferentes setores da empresa, a tendência é que a produção de texto seja cada vez mais eficiente. 

Produção terceirizada 

Uma opção que vem se tornando cada vez mais forte no Brasil é contratar uma empresa especializada em produção de conteúdo. Ter uma empresa que tomará conta de todo o conteúdo que sua estratégia demandar pode ser a melhor solução - tanto financeira quanto logística. 

Isso vai retirar o peso da responsabilidade de atualizar seu blog ou site, bem como postar em suas redes sociais, permitindo que você foque sua atividade principal. Além disso, o conhecimento dos especialistas é de grande valia, em especial para CMOs e diretores de marketing que ainda não dominaram completamente o inbound marketing

Uma mistura das duas opções anteriores 

Claro que você pode ter um pouquinho de cada: ter uma pessoa responsável por organizar e criar as demandas de conteúdo, enquanto uma empresa especializada executa e produz o que for necessário. Além disso, o responsável interno também fará a interface com a empresa e manterá a execução alinhada com os objetivos. Essa opção é muito interessante, pois soma grande parte das vantagens das outras duas soluções. 

Quais são as melhores ferramentas para a produção de conteúdo? 

Pode até parecer complicado produzir conteúdo relevante, mas com dedicação e muito planejamento isso é possível. Além disso, existem algumas maneiras de facilitar essa tarefa dentro da sua empresa. Por isso, separamos algumas ferramentas que podem ser extremamente úteis para tornar o trabalho mais preciso e eficiente. Confira! 

RD Station 

A automação de marketing é uma tendência no mercado e extremamente fundamental para quem quer tornar seus processos mais práticos e eficientes. A RD Station oferece, em uma só ferramenta, a possibilidade de gerenciar suas páginas nas redes sociais, criar landing pages, alimentar fluxos de nutrição e ainda fazer uma análise detalhada dos leads. 

Google Alerts 

Quando falamos em produção de conteúdo, o monitoramento de palavras-chave é fundamental para o sucesso de uma estratégia de Marketing Digital. O Google Alerts permite que você descubra a relevância de um determinado termo para se basear na hora de produzir conteúdos, por exemplo. Serve também para ficar de olho no que a concorrência está fazendo. 

SEMRush 

Quer um relatório completo sobe o volume de buscas de uma palavra-chave específica? O SEMRush é a ferramenta ideal para isso. E que tal descobrir como os seus concorrentes estão se destacando no mercado? Tudo isso é possível a partir dos relatórios detalhados fornecidos por essa ferramenta. 

Google Analytics 

Acompanhar e monitorar o desempenho das suas páginas é a ação mais importante para que o seu negócio consiga ser relevante, especialmente em longo prazo. Número de visitas, tempo de permanência, taxa de rejeição, enfim, o Google Analytics permite o acesso a informações detalhadas e precisas sobre os resultados que as páginas, o blog ou as landing pages estão conseguindo. 

Com essas dicas você poderá implementar o marketing digital na sua empresa, fortalecer a sua marca e alcançar resultados cada vez melhor. Se gostou do artigo, curta e compartilhe conhecimento. Gratidão por ler até aqui... 

Implementação: 

Conteúdo de marca: os fundamentos e a prática do branded content 

Na última década, o conteúdo de marca ganhou cada vez mais visibilidade no país, sobretudo com o avanço das plataformas digitais e da mídia on demand. Produzido pelas empresas para que seus conceitos e valores cheguem ao consumidor de forma mais natural e inteligente, o também chamado branded content ainda é um desafio para a formação e a atuação do profissional de comunicação, pois requer visão de conteúdo, de mídia e de negócio. Este livro, primeiro do Brasil sobre o assunto, conta com a experiência prática de Leonardo Moura no segmento, mas ao mesmo tempo se baseia em estudos e pesquisas sobre o conteúdo na forma de narrativa. Mostra ainda exemplos bem-sucedidos - e outros nem tanto - de ações nesse campo, indo do mercado de cerveja ao de sustentabilidade, detalhando os diversos tipos de gênero narrativo: produção ficcional, apropriação factual, musical e jogos e competições. Boa leitura... 

Comentários