Telegram e marketing

Telegram e marketing

Telegram: o que é, como usar e como incluir essa ferramenta na sua estratégia de marketing 

Você já teve a oportunidade de usar o Telegram? Neste artigo, falaremos sobre o aplicativo e seus recursos e mostraremos como ele pode ser usado no Marketing Digital do seu negócio. 

O Telegram é um aplicativo de mensagens que foi criado pelo russo Pavel Durov e é uma alternativa a outras soluções do gênero, como o WhatsApp. Com ele, é possível estreitar o relacionamento com os clientes, o que pode ajudar você a melhorar as vendas na sua empresa. 

As redes sociais promoveram uma evolução incrível no relacionamento entre empresas e cliente. Afinal, se antes eles consumiam produtos e serviços de maneira passiva, hoje podem ter um diálogo próximo com grandes marcas. 

Essa possibilidade ajuda o consumidor a tirar dúvidas e resolver problemas, além de ter o potencial de aumentar o voluma e a consistência das vendas. Quando se fala em mídias sociais, logo pensamos em Facebook e Instagram. Mas o WhatsApp também tem se mostrado uma ótima ferramenta para estreitar o relacionamento com os clientes. 

Acontece que as opções de aplicativos de mensagens incluem também o Telegram, que pode não ser o mais usado, mas está repleto de funcionalidades úteis para o marketing

Continue a leitura e descubra o que o Telegram pode fazer por sua empresa! 

O que é Telegram? 

Telegram é um aplicativo de mensagens lançado em 2013 inicialmente para o Android. Hoje ele é multiplataforma, ou seja, pode ser acessado a partir de vários dispositivos e sistemas operacionais, e conta com 400 milhões de usuários ativos mensalmente. 

Desenvolvido pelo russo Pavel Durov, o aplicativo é uma alternativa a outras soluções do gênero, como o Facebook Messenger e o WhatsApp. Com ele você pode, por exemplo, trocar mensagens com os seus contatos, enviar áudios e anexos, fazer chamadas e conversar em grupos. 

Ao acessar o Telegram pela primeiro vez, é fácil começar a usá-lo, já que ele tem uma aparência que lembra a dos concorrentes mais conhecidos. 

Quais são as funcionalidades do Telegram? 

Tamanho do anexo 

Em setembro de 2019, o WhatsApp anunciou que os usuários poderiam enviar anexos de até 100 MB. Naquela ocasião, um usuário marcou o Telegram, que chegou tirando onda: "Precisa mandar uma mensagem, mas o anexo é muito grande para outros mensageiros? Tente usar o Telegram, porque lá você pode mandar arquivos de até 1,5 GB". 

Personalização 

Para começar a usar o Telegram, é preciso personalizar os dados do seu negócio. Além de inserir uma foto e o nome da empresa no perfil, é possível incluir um link para o seu site. Assim, seus potenciais clientes podem acessar com facilidade o site do seu negócio, o que ajuda a complementar a experiência deles. Afinal, eles podem estar interessados em saber mais sobre sua empresa, bem como sobre seus produtos e serviços. 

Áudio 

Assim como no WhatsApp, no Telegram também possível enviar áudios, mas existe um recurso adicional muito interessante: a possibilidade de acelerar a reprodução, o que ajuda o usuário a ganhar tempo. 

Grupos 

Os grupos podem conter até 200 mil usuários. Além disso, os administradores podem fixar mensagens, o que é ótimo para que comunicados importantes não se percam no meio da conversa. Outro recurso interessante é a possibilidade de editar mensagens depois de elas terem sido enviadas. Inclusive, isso pode ser feito em qualquer dispositivo, não apenas naquele em que o envio foi feito, por conta da sincronização possibilitada pelo funcionamento em nuvem. 

Canais 

De certa forma, os canais são parecidos com os grupos, já que permitem que uma pessoa ou empresa se comunique com uma grande quantidade de usuários. Entretanto, quem segue um canal não pode participar da conversa, já que só os administradores podem fazer postagens. 

Sincronização 

Como o funcionamento do Telegram é baseado em nuvem, tudo que você faz no aplicativo, seja no computador, seja em qualquer outro dispositivo, é sincronizado, o que garante praticidade ao se comunicar com clientes e seguidores. 

Por que usar o Telegram no Marketing do seu negócio? 

As redes sociais são uma ferramenta essencial em uma estratégia de Marketing Digital, mas, naturalmente, é preciso usá-las com planejamento. Do contrário, suas ações simplesmente não funcionarão. No caso do Telegram, vamos dar uma olhada no que você pode fazer para enriquecer sua estratégia. 

Bots 

Os bots são robôs virtuais - ou pequenos programas - que interagem com o usuário para que ele consiga resolver questões de baixa complexidade, que não requerem o atendimento por parte de um ser humano. Ao usar os bots, é possível agilizar o atendimento, já que eles ajudam o usuário a resolver imediatamente certos problemas. Isso é muito bom para manter os clientes satisfeitos, não é verdade? 

Você pode encontrar alguns bots prontos para usar. O site Botlist.co, por exemplo, oferece organizados em categorias, como pagamentos, eventos, marketing, analytics, jogos e muitas outras. Também é possível criar um bot com a ajuda do BotFather, que faz parte do Telegram. Ele pode guiar você por meio de um passo a passo para desenvolver algo sob medida. 

Relacionamento 

Um dos aspectos mais importantes em uma estratégia de Marketing de Conteúdo é a nutrição de leads. Do momento em que uma pessoa conhece sua empresa até fazer uma compra, ela passa por uma jornada de descobertas. Assim, ela gradualmente desenvolve confiança em você e passa a vê-lo como autoridade na sua área. 

Isso acontece justamente por meio do conteúdo, à medida que a pessoa aprende e se informa por meio daquilo que você publica. Embora um blog esteja no coração de uma estratégia de conteúdo, o Telegram também pode ser usado nesse sentido. 

Por meio das informações que você posta em um canal no Telegram, seus seguidores podem caminhar pela jornada do cliente para, no momento certo, fechar negócio. No caso de um grupo, essas pessoas ainda têm a chance de interagir com você, o que pode levá-las a admirá-lo ainda mais. 

Enquete 

Uma estratégia de marketing exige que você conheça bem o seu público. Isso envolve, por exemplo, criar uma persona e direcionar seus esforços mantendo-a em mente. 

Acontece que um mapeamento de persona pode sofrer mudanças. Afinal, à medida que o tempo passa, você começa a conhecer seu cliente cada vez melhor. Isso acontece a partir de interações nas redes sociais, e-mails recebidos e conversas presenciais ou por telefone. 

Se prestar atenção no cliente, você o conhecerá mais profundamente, o que ajudará a personalizar seu conteúdo e aprimorar cada vez mais seus serviços e produtos. Mas é possível assumir uma posição mais ativa nesse sentido e criar pesquisas para conhecer melhor o seu público. E é aí que entra a enquete do Telegram. 

Embora seja possível criá-lo no formato de bot, o recurso também está disponível como se fosse um anexo que pode ser enviado em uma conversa. Depois de clicar em "Enquete", você poderá definir os detalhes dela, como a pergunta e as alternativas. 

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Se usar esse recurso com um bom planejamento, você descobrirá detalhes sobre as preocupações e dores da sua persona, e isso o ajudará a aprimorar sua estratégia de marketing. 

Como usar o Telegram para empresas? 

Como usar o Telegram para gerar leads, melhorar a imagem da minha marca e ainda facilitar a vida dos meus clientes? Bom, existem algumas formas de fazer isso, e vamos falar sobre elas agora. Confira! 

Canais de transmissão têm número de seguidores ilimitado 

O Telegram permite que você crie canais de transmissão para se comunicar com seus contatos, porém, os usuários se inscrevem nos canis de seu interesse. Por eles, é possível enviar, por exemplo: novidades da marca, de produtos, conteúdos, informações e notícias pertinentes para o seu segmento, etc. 

E tem mais, nos canais em questão, apenas você fala. É possível postar enquetes ou abrir a opção de "reação" ao que foi postado; ademais, é um ambiente totalmente controlado. Assim, as coisas ficam bem mais organizadas, não existem comentários e conversas paralelas como nos grupos. 

Quem entrou após o canal ser criado tem ainda total acesso ao que foi postado anteriormente - inclusive há a opção de pesquisa por palavras-chave de temas específicos. Como o título já revela, o número de seguidores em canais de transmissão é ilimitado

E os canais de transmissão não se limitam a mensagens de texto: é possível enviar imagens, áudios, vídeos, links, enfim, o que sua criatividade permitir! 

Grupos de Telegram de até 200 mil pessoas 

Agora, neste caso muda um pouco! Estamos falando da criação de grupos para interação total com seus leads, clientes e admiradores. Diferentemente do WhatsApp, que limita a quantidade de 256 pessoas em cada grupo, o Telegram possibilita que você tenha até 200 mil membros simultaneamente

Para manter a comunicação um pouco mais organizada, é possível o uso de hashtags e que os usuários mencionem uns aos outros para responder e enviar mensagens específicas. Você ainda pode nomear administradores - de preferência, colaboradores da empresa - para moderar o grupo e manter tudo em ordem. 

A grande vantagem de um grupo é a troca de informações e insights entre o seu próprio público. Como todos podem falar, ótimas discussões podem se formar: 
  • Feedbacks diferenciados sobre o seu produto; 
  • Ajuda mútua para entender alguma funcionalidade e/ou estratégia; 
  • Possibilidade de responder às dúvidas de várias pessoas de maneira uniforme e em um só lugar. 

Telegram Business? Não, mas tem ferramenta de análise de dados 

Pensando nessas funcionalidades, o Telegram reduziu de 1.000 para 500 o número de integrantes de grupos para que os administradores possam acessar a ferramenta de insights. Isso é ótimo para entender melhor em que tipos de conteúdos os seguidores têm interesse, assim como dias e horários em que há mais engajamento. 

Outros dados que o Telegram possui: fonte de novos inscritos, crescimento diário do número de seguidores, total de mensagens enviadas e outras coisas legais. Também é possível ver seus usuários mais relevantes, em termos de número e tamanho de mensagens enviadas. 

Fazendo a gestão de múltiplas contas no desktop 

A versão para desktop do Telegram permite que você controle 3 contas de números diferentes de telefone simultaneamente. Isso já era possível anteriormente no mobile, mas passou a ser possível também pelo computador. Não é preciso fazer logout para alternar. 

Um diferencial do Telegram é que, para usar a versão desktop, não é preciso uma conexão ativa da versão mobile, como acontece com o WhatsApp. 

Outra característica é que o tamanho máximo de um arquivo enviado pelo app passou, recentemente, de 1,5 para 2 gigabytes. Aqui, a comparação com o WhatsApp é cruel: no aplicativo mais popular do Brasil, o limite é de apenas 16 megabytes. 

Principais diferenças entre Telegram e WhatsApp 

Apesar do WhatsApp e o Telegram serem bem parecidos, existem divergências entre os dois que valem ser estudadas. Confira algumas delas: 

Envio de arquivos 

No WhatsApp, podem ser enviados arquivos de até 16mb. Já no Telegram, o tamanho dos arquivos é de 2GB. 

Acesso no desktop 

Enquanto o WhatsApp pede que o smartphone permaneça conectado enquanto você acessa o programa no desktop, o Telegram dispensa essa conexão. O usuário loga apenas uma vez com o auxílio do celular e pode continuar conectado, mesmo que só pelo navegador. 

Exclusão de mensagens 

No WhatsApp você até pode apagar uma mensagem para todos os contatos, porém, o tempo é limitado (logo após enviar a mensagem) e todos ficam sabendo que ela foi apagada. No Telegram, é possível não só excluir, como editar a mensagem - e ninguém é notificado. 

Popularidade 

O WhatsApp ainda é um aplicativo de mensagens bem mais difundido e utilizado. Então, pode ser difícil encontrar alguns contatos no Telegram, que ainda não é tão famoso. 

Armazenamento na nuvem 

Todas as informações do Telegram são armazenadas na nuvem, enquanto no WhatsApp elas ficam salvas na própria conversa e no seu celular. 

Bots 

O Telegram conta com robôs que podem ser acionados pelos usuários para realizar tarefas como o acesso à previsão do tempo, rastreamento de encomendas e busca de imagens. O Whats não conta com o serviço. 

Como você percebeu, o Telegram pode ser útil na sua estratégia de Marketing Digital. Embora não seja tão popular quanto o WhatsApp, a ferramenta oferece recursos que ajudam a fortalecer o relacionamento com a base de clientes e leads, o que pode melhorar as vendas da sua empresa, seja no volume, seja na consistência. 

O principal foco do Telegram, no entanto, está na segurança dos dados e mensagens dos usuários. Ele oferece criptografia de ponta a ponta no envio e recebimento de mensagens, mas vai além: compromete-se ainda, em não divulgar informações de seus usuários a terceiros. 

A ferramenta pode ser usada na versão móvel - por smartphones e afins, no desktop ou, ainda, em sua versão exclusiva para navegadores web. O aplicativo, por sua vez, está disponível nos sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone. 

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Implementação: 

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