Carteira de dividendos

Excelente alternativa para quem quer aumentar a rentabilidade dos seus investimentos 

Quer ter rentabilidade? Saiba como montar uma carteira de dividendos rentável e ter renda extra no seu orçamento financeiro. Confira como montar a carteira! 

Carteira de dividendos

Ter uma renda extra com regularidade é algo que brilha os olhos de muitos investidores, principalmente aqueles que investem em renda variável, por isso montar uma carteira de dividendos pode ser uma boa alternativa. 

Uma carteira bem montada que contenha ações e/ou fundos imobiliários tem o poder de acelerar o crescimento do patrimônio, além de criar uma renda passiva e proteger o poder de compra do investidor. 

Mas há um porém importante: montar uma carteira de dividendos não é somente escolher empresas boas pagadoras de dividendos e agrupá-las. Para entender como você deve evitar armadilhas e conseguir montar uma estratégia vencedora, continue a leitura e aprenda mais sobre: 

O que é uma carteira de dividendos? 

O próprio nome da carteira já diz tudo: é um agrupamento de investimentos em renda variável (ações e/ou fundos imobiliários) de empresas que são vistas como boas pagadoras de dividendos aos acionistas. 

Além disso, outra característica importante desse tipo de investimento é que o conjunto de aplicações deve ser preferencialmente de empresas que oferecem risco baixo. Isso sem contar que o investidor precisa focar no médio e longo prazo para conseguir retornos consistentes

Ao investir em empresas que pagam dividendos, o investidor acaba mitigando o risco da carteira na medida em que evita a preocupação com as oscilações do mercado. Quando se escolhe uma carteira de dividendos, o investidor precisa paciência para deixar o dinheiro investido e aguardar pelo recebimento dos valores pagos periodicamente pelas empresas. 

Vale ressaltar que a escolha das aplicações requer conhecimento e dedicação por parte do investidor, que não pode olhar somente dados rasos na hora de escolher. Afinal, lembre-se sempre que rendimento passado não é garantia de rendimento futuro. 

Valores variam 

Como o mercado financeiro é sensível a uma série de fatores internos e globais, os valores de dividendos pagos pelas empresas tendem a variar bastante. 

Para saber se a empresa que você está de olho paga bons dividendos, analise o histórico de pagamentos. Afinal, algumas empresas pagam ótimos dividendos em um ano, mas passam depois por alguns períodos sem pagar nada aos acionistas. Procure por constância nesses pagamentos

Avalie também qual é a periodicidade dos pagamentos de dividendos, já que, em alguns casos, há o pagamento dessa "renda extra" mais de uma vez ao ano. Empresas maiores e mais consolidadas geralmente pagam dividendos maiores por possuírem fluxo de caixa maior

Outra dica muito importante é a diversificação. Jamais coloque todo o seu dinheiro somente em uma empresa. Aí que entra o poder da carteira de dividendos no aumento dos seus rendimentos. Investir todo o dinheiro em uma única empresa é uma estratégia ruim, já que o investidor vira "refém" da empresa. 

Ao montar sua carteira de dividendos, procure diversificar empresas e setores para mitigar riscos e aumentar a segurança dos seus investimentos

Tipos de carteiras de dividendos 

O tipo mais comum de carteira de dividendos é aquele que agrupa ações de empresas que pagam dividendos. 

São aquelas empresas listadas na bolsa que buscam agradar cada vez mais os acionistas que investem de olho nos dividendos, já que são eles que ajudam a conseguir recursos para crescer e ter lucro. 

Além das ações, os fundos imobiliários também são alternativas para compor uma carteira de dividendos com segurança e bons retornos. 

Dividendos de Ações 

Ao investir em empresas consolidadas que estão na bolsa e pagam bons dividendos, você terá em mãos uma poderosa ferramenta para fazer seu patrimônio crescer. 

Isso porque há uma alternativa muito rentável para quem recebe os dividendos: o reinvestimento. Isso porque ele trabalha com a lógica dos juros compostos aumentando os seus ganhos de forma exponencial. 

Ao reinvestir os dividendos recebidos na bolsa, é possível ganhar com a queda do preço médio pago por ação. Além de ver um aumento no valor da sua carteira. Dessa forma, o investidor aumenta a quantidade de ações sem precisar colocar mais dinheiro. 

Aqui, aproveitamos para dar mais uma dica importante! Aumentar a rentabilidade da sua carteira de ações que pagam dividendos nem sempre significa investir em empresas menores que estejam fora do radar da maioria dos investidores. 

Se quiser adotar uma postura mais simples e segura, tente focar em empresas excelentes passam por circunstâncias incomuns. Ou seja: compre empresas boas que estejam com preço baixo

Quando o investidor compra ações de uma boa empresa por um preço baixo, a quantidade acaba sendo maior, aumentando também o dividendo recebido a cada nova distribuição. Quanto mais dividendos, mais ações, e quanto mais ações, menor o preço médio e maior o seu patrimônio. 

Dividendos de Fundos Imobiliários 

Assim como as ações, os fundos imobiliários também são negociados em bolsa de valores. Os lucros dependem de uma série de fatores como o setor, a composição e o valor das cotas. 

FIIs com imóveis mais bem localizados tendem a gerar retornos mais atrativos, geralmente. É o mesmo que acontece com os imóveis físicos, já que a valorização tende a ser maior. Além do próprio rendimento das cotas, os fundos imobiliários também pagam aluguéis mensais, que também estão sujeitos às oscilações. 

O principal fator que faz esse valor variar é a vacância (se as unidades disponíveis estão preenchidas ou não). Quanto maior o número de unidades alugadas, maiores serão os rendimentos. 

No caso dos fundos de papeis, os aluguéis estão relacionados diretamente a alguns indexadores, como CDI, IGP-M e a própria taxa Selic. Conforme esses indexadores sobem, os dividendos dos FIIs também aumentam. 

Conclusão: 

Montar uma carteira de dividendos é uma excelente alternativa para quem quer aumentar a rentabilidade e diversificar com segurança. E além de investir em ações que pagam dividendos, você também poderá investir em fundos imobiliários. 

Lembre-se de reinvestir os dividendos sempre para poder potencializar o crescimento do seu patrimônio. Além disso, é preciso analisar os fundamentos da empresa, e não somente quanto de dividendos ela paga. 

Para finalizar, procure investir em empresas boas que estejam com um preço barato. Desta forma você poderá ter um ganho maior com a sua carteira de dividendos

Então, se você quiser ver o seu dinheiro crescer é começar a investir hoje. Comece agora mesmo e acelere a realização dos seus sonhos. Se gostou do artigo, curta e compartilhe conhecimento. Gratidão por ler até aqui... 

Implementação: 

Guia Suno Dividendos: A estratégia para investir na geração de renda passiva 

A estratégia baseada em dividendos tem sido usada por investidores ao redor do mundo para garantir uma aposentadoria segura e confortável. De empresários e profissionais liberais a funcionários públicos e da iniciativa privada, milhares de pessoas nos países de economia livre recorrem aos dividendos - e ao princípio juros juros compostos - para construir fortunas através Bolsas de Valores. Nesse licro iremos abordar como você também pode fazer isso. Explicaremos os principais conceitos por trás dos investimentos em dividendos, as técnicas usadas por grandes nomes como Décio Bazin e Luiz Barsi, além de conhecimentos práticos para que você possa investir através desse princípio. 

Comentários