Exército Brasileiro, as formas de ingresso, concursos, idade e escolaridade
O Exército Brasileiro é uma das forças que compõem as Forças Armadas do Brasil. É responsável pela defesa da nação e pela garantia da ordem e do respeito à Constituição.
O Exército Brasileiro (EB) configura-se como uma das principais Forças Armadas e terrestres do país desde 1820. Na estrutura brasileira é responsável por atuar em situações de conflito ou guerra, pois faz parte do Ministério da Defesa ao lado da Marinha e da Força Aérea.
Em tempos brandos, além de fazerem a defesa da fronteira, juntamente com a Força Aérea, prestam serviços socorrentes e técnicos como transporte de medicamentos e alimentos por diversas regiões. Também são suporte de grupos científicos e apoio em momentos eleitorais.
O Batalhão de Polícia do Exército é chamado de Quartel General, tem localização em Brasília (DF) e seu comandante supremo é o Presidente da República. A estrutura física de uma junta de militares pode ser de grande porte, o Batalhão e pequeno porte, o Tiro de Guerra.
Como se alistar no Exército Brasileiro?
O alistamento militar é obrigatório para todos os brasileiros do sexo masculino e deve ser realizado assim que o jovem completar 18 anos de idade de forma online por meio do site: www.alistamento.eb.mil.br ou presencial em uma Junta Militar.
O tempo de serviço obrigatório é de até 1 ano, após esse período, funciona de forma voluntária e o veterano recebe o nome de Soldado Antigo, podendo prestar serviço até 7 anos com média salarial em torno de R$ 1.543,00.
O Processo de inscrição acontece todos os anos, desde o 1º de janeiro a 30 de junho de forma online ou presencial, salvo algumas exceções. Existem poucas isenções quando se trata do serviço militar obrigatório; uma delas é quando o jovem é o único provedor pelo sustento da família.
Outros são casos comprovados de Pessoas com Deficiências (PCD), problemas de saúde e incapacidade. A dispensa é possível após apresentar documentos que comprovem a condição como laudos e atestado médico.
5 etapas para o alistamento militar obrigatório
- Inscrição, fase do alistamento.
- Seleção geral, primeiro contato com batalhão, entrevista, exames médicos e de aptidão física.
- Etapa de designação; onde se descobre se vai servir na Aeronáutica, Exército ou Marinha.
- Seleção complementar. Acontece de forma interna, no quartel para o qual foi designado. Consiste em entrevistas e testes, principalmente psicológicos.
- Cerimônia de incorporação ou formatura. Geralmente acontecem nos meses de março ou agosto.
Carreira no Exército
A estabilidade e prestígio das Forças Armadas tem atraído cada vez mais jovens para sua fileiras. Por exigir bastante força física e mental, os militares podem se aposentar muito mais cedo do que outros servidores.
Entre as oportunidades de ingresso estão os concursos abertos anualmente Colégio Militar, ESA, EsPCEx e que podem formar militares temporários, de nível técnico ou superior.
A maioria dos cursos oferecem remuneração e ocorre em regime de internato, proporcionando garantia de emprego e qualidade de vida após conclusão. Sem dúvidas, o Exército Brasileiro faz parte do quadro de carreiras mais promissoras porque possui estrutura sólida em diversas instituições:
- Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN
- EsFCEx Escola de Formação Complementar do Exército
- ESEx Escola de Saúde do Exército
- ESA Escola de Sargentos das Armas
- Centro de Preparação de Oficiais da Reserva
- Centro de Instrução de Aviação do Exército
Requisitos para ser um militar
Os quesitos mais comuns estão em entre ter altura de no mínimo 1,60 m para homens e 1,50 m para mulheres, não ter antecedetentes criminais, escolaridade e idade de acordo com as exigências do edital, cargo ou alistamento.
Para militares temporários, conforme atualizações, a Lei 4.375/64, Lei do Serviço Militar, o limite para ingresso de 40 anos de idade e idade limite para permanência de 45 anos.
Remuneração carreira militar 2022
O soldo militar (salário) sofreu mudanças em janeiro de 2020, quando o presidente Jair Bolsonaro sancionou a Reforma da Previdência dos Militares. Foram ajustados de acordo com cargos que ocupam conforme a Lei nº 13.954, de 16 de dezembro de 2019. Algumas gratificações:
- Adicional militar
- Adicional de habilitação
- Adicional de compensação orgânica
- Adicional de permanência
- Gratificação de localidade especial
- Gratificação de representação
Qual é a função do Exército Brasileiro?
O Exército Brasileiro é uma das forças que compõem as Forças Armadas do Brasil, possuindo como funções primordiais:
- Garantir a segurança do Brasil;
- Atuar na defesa da soberania brasileira;
- Assegurar o respeito às leis;
- Preservar a ordem e o cumprimento dos limites estabelecidos pela Constituição Federal.
Atualmente, o Exército está sob responsabilidade do Ministério da Defesa, assim como a Marinha e a Aeronáutica. Essa configuração está em vigor desde 1999 e foi estabelecida durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. A sua missão é:
Contribuir para a garantia da soberania nacional, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, salvaguardando os interesses nacionais e cooperando com o desenvolvimento nacional e o bem-estar social.
Além disso, o exército entende que para realizar essa missão é necessário manter sua força sempre preparada e em prontidão.
Quantos soldados possui o Exército Brasileiro?
O Exército Brasileiro é formado por cerca de 360 mil soldados efetivos. Isso faz com que o nosso exército seja reconhecido como o maior da América Latina e um dos maiores do planeta.
Além disso, o Exército é formado por cerca de 1,34 milhão de soldados reservistas (se apresentam uma vez por ano). Em sua estrutura, destaca-se o fato de que o Exército possui a maior quantidade de veículos blindados da América Latina.
Atuação e valores do Exército Brasileiro
A atuação do Exército Brasileiro é dividida de duas formas. Os militares classificam suas ações como "Braço-Forte" e "Mão-Amiga". Vejamos as diferenças:
- Braço-Forte: atuação na defesa do território e das fronteiras do Brasil, manutenção da ordem e do respeito à Constituição.
- Mão-Amiga: atuação em benefício da população por meio de serviços de atendimento, como o médico, por exemplo.
Por fim, o Exército Brasileiro entende que existem cinco valores que devem pautar sua atuação na defesa do Brasil:
- Patriotismo
- Dever
- Lealdade
- Probidade
- Coragem
Patentes do Exército Brasileiro
O Exército, como toda força militarizada, possui uma hierarquia rígida que se baseia na ordem, disciplina e respeito aos superiores. Um militar que se alista no Exército Brasileiro pode subir os degraus na hierarquia militar, alcançando as mais altas patentes existentes na corporação.
As patentes existentes no Exército Brasileiro são as seguintes (em ordem da maior para a menor), acompanhe a seguir:
- Marechal
- General do Exército
- General de Divisão
- General de Brigada
- Coronel
- Tenente-Coronel
- Major
- Capitão
- 1º Tenente
- 2º Tenente
- Aspirante a Oficial
- Subtenente
- 1º Sargento
- 2º Sargento
- 3º Sargento
- Cabo
- Taifeiro-Mor
- Taifeiro de 1ª Classe
- Taifeiro de 2ª Classe
- Soldado
Agora é hora de se preparar, com tempo e disciplina você consegue alcançar os seus objetivos, e conte com o AlfaCon nessa jornada, te acompanharam do começo ao fim.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário.