Funil de marketing

Como aplicar a interatividade em cada etapa do Funil de Marketing 

Descubra o impacto do conteúdo interativo em seu funil de marketing, mesmo que você não saiba programar. Explore exemplos e estratégias para engajar sua audiência em cada etapa do funil. 

Funil de marketing

Criar e-books, whitepapers, infográficos e outros conteúdos úteis tem sido uma prática fundamental para os profissionais de marketing ao longo dos anos. Esses recursos são excelentes para gerar leads, educar a audiência e alcançar diversos KPIs. 

No entanto, já faz um tempo que as pessoas estão dividindo a atenção entre a enorme quantidade de conteúdo disponível em diversos formatos. Foi aí que o engajamento se tornou fundamental para entender o quão relevante são esses ativos. 

Profissionais de marketing se viram em um paradigma: como fornecer o valor desejado e manter a audiência envolvida ao mesmo tempo? 

Os elementos interativos têm sido uma ótima opção para ajudar a responder essa pergunta. Um estudo recente da Mediafly mostra que o conteúdo interativo envolve 52,6% mais do que peças estáticas, e esses dados devem ser levados em consideração ao planejar uma estratégia. 

Sabemos que uma preocupação comum para os profissionais de marketing em relação à interatividade é a percepção de dificuldade em sua aplicação, exigindo habilidades de codificação e frequentemente faltando expertise interna. Bem, não mais! 

Neste artigo, você aprenderá que não é mais necessário usar codificação para criar experiências interativas e envolventes. Você também aprenderá como aplicá-las em cada etapa do seu funil de marketing e verá ótimos exemplos para se inspirar. 

Ao criar ativos como quizzes, calculadoras e avaliações, é possível atender a outra necessidade do público: a personalização. Mais uma vez, esse é um ponto crucial quando se trata de engajamento, persuasão e experiência. 

A quantidade de formatos interativos que você pode aplicar à sua estratégia é imensa; tudo depende da sua criatividade. Além disso, eles podem ser criados para apoiar empresas em diferentes objetivos ao longo da jornada do comprador, desde a conscientização até a conversão, da visibilidade à receita. 

Como aplicar a interatividade em cada etapa do funil de marketing? 

Etapa de Conscientização 

Nesta fase, o leitor pode não saber que possui um problema ou necessidade para as soluções que você oferece. De acordo com a Mediafly, o conteúdo interativo proporciona uma visualização de conteúdo 94% maior em comparação com peças estáticas, sendo uma ótima oportunidade para gerar reconhecimento de marca. 

Um e-book interativo sobre a área deles pode ser uma excelente oportunidade para apresentar sua marca e destacá-la como um autoridade no assunto. Essa também é uma oportunidade excelente para converter leitores em leads e coletar dados relevantes enquanto interagem com o e-book. 

Webinars também oferecem uma ótima oportunidade para chamar a atenção das pessoas, responder a perguntas básicas e se conectar com a audiência. 

Etapa de Consideração 

Neste momento, as pessoas estão cientes da necessidade de uma solução e começam a avaliar maneiras potenciais de resolver seus problemas. Enquanto os e-books interativos podem fornecer informações mais específicas, explorar outros formatos também é válido. 

Infográficos interativos oferecem a maneira perfeita de simplificar informações complexas - um aspecto essencial durante o estágio de consideração. Eles são eficazes em aprender dados e números, oferecendo suporte valioso às suas narrativas e ajudando os visitantes a tomar decisões baseadas em dados. 

Quizzes e calculadoras desempenham um papel significativo nesta fase. Os visitantes podem fornecer respostas detalhadas e receber recomendações e resultados personalizados, aprimorando sua experiência geral e aproximando suas soluções deles. 

Por último, mas não menos importante, os formatos mencionados acima também são excelentes fontes de informação, permitindo que você colete dados de primeira mão com base em suas entradas. Isso possibilita às equipes de marketing e vendas personalizar sua abordagem ao lead, aumentando assim as chances de fechar negócios. 

Etapa de Decisão 

Neste momento, o visitante já está familiarizado com seus desafios, seus produtos e serviços. Ele apenas precisa de garantias de que sua empresa é exatamente o que está procurando. 

Um e-book interativo pode parecer superficial para esses contatos. No entanto, um whitepaper interativo, com uma estrutura semelhante aos e-books interativos, fornece informações mais aprofundadas e técnicas sobre o seu assunto. Pode ser um ponto de virada para ajudar a pessoa a avançar com a compra. 

Infográficos interativos são úteis para fazer comparações, permitindo que você destaque seus benefícios em relação aos concorrentes. Calculadora também são uma opção viável; você pode oferecer uma calculadora de desconto ou até mesmo calcular o ROI que seu contato terá ao adquirir sua solução. 

Durante o estágio de decisão, casos de sucesso, estudos de caso e depoimentos de clientes são cruciais. Entregar esses ativos pode meio de uma experiência interativa cativa o leitor e adiciona mais credibilidade às suas narrativas. 

Como criar experiências interativas? 

Os exemplos que mencionamos acima, foram feitos usando uma plataforma de conteúdo interativo: Ion. Com o Ion, você pode criar infinitos tipos de experiências interativas do zero ou utilizando os modelos da Quickstart Gallery. A melhor parte é que você pode fazer tudo isso sem a necessidade de programação. 

Como mencionado anteriormente, é uma ótimo oportunidade para gerar resultados desde a conscientização até as conversões e capacitar as equipes de vendas com as informações fornecidas à medida que o visitante consome o conteúdo. 

Implementar um plano de gestão profissional poderá criar as condições propícias para o sucesso profissional e pessoal. Aproveite as dicas e invista no planejamento assertivo de suas ações. Com certeza isso potencializará suas ações e o alcance de resultados extraordinários. Se gostou do artigo, curta e compartilhe conhecimento. Gratidão por ler até aqui... 

Implementação: 

Obrigado pelo marketing 

O marketing de conteúdo está se tornando essencial em todas as empresas, e os profissionais que o dominam são cada vez mais valorizados no mercado. "Obrigado pelo marketing" é leitura obrigatória para quem quer se tornar um deles. Referência brasileira no assunto, o livro agrega os conhecimentos técnicos e práticos que ele adquiriu ao longo de sua jornada à frente da maior empresa do país nesse mercado, a Rock Content. Usando uma linguagem de fácil compreeensão, ele mostra todas as etapas para criar e executar uma estratégia de sucesso em marketing de conteúdo, além de explicar como usar da melhor maneira canais como blogs, redes sociais e e-mail, sempre focando, é claro, em resultados. A leitura deste livro é o melhor atalho para você aprender a trabalhar como um dos melhores profissionais de marketing do Brasil. Boa leitura... 

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