Clientes contábil

Clientes contábil

Estratégias de aquisição de clientes em empresas contábeis 

Falta tempo para ir atrás de novos clientes em sua empresa contábil? Tudo bem, a gente entende. São muitas tarefas, muitos números e muitos processos, todos em cima da sua mesa, e não dá para tirar o olho. Afinal, um erro pode custar caro. 

Se essa é a sua realidade, nós temos uma boa notícia. É possível acelerar rotinas operacionais, automatizar ações e usar o seu tempo para uma atuação estratégica, que vise à expansão do negócio. Para isso, é preciso encontrar atalhos que facilitem o seu trabalho e o levem para mais perto dos seus clientes - atuais e potenciais. 

Neste artigo, você vai entender como ganhar tempo para a aquisição de clientes, quais estratégias podem ser utilizadas e por qual razão é tão importante fidelizar quem você já atende. 

Como ganhar tempo para conquistar clientes 

Há várias ferramentas que você, contador, pode utilizar para gerenciar melhor seu tempo de trabalho. Com a tecnologia cada vez mais incorporada à rotina, não é difícil encontrar no mercado soluções que automatizam boa parte das tarefas burocráticas de um profissional contábil. 

Uma das medidas essenciais é adotar um software de gestão na empresa. De modo geral, esses sistemas permitem manter informações e documentos centralizados em um único local, controlar datas importantes e gerar relatórios de forma automatizada. 

O mais importante, no entanto, é que softwares de gestão contábil integram o lado do empresário e do contador. Desse modo, o contador tem acesso aos dados registrados pelo cliente no sistema de gestão financeira. 

Tudo em tempo real, sem o risco de acessar informações desatualizadas ou incorretas. O cliente faz uma venda, o sistema emite uma nota, lança automaticamente a informação no sistema e esse dado chega na mesma hora ao painel de contabilidade, com os devidos registros fiscais e tributários. 

Nesse sentido, podemos mencionar a economia de tempo como uma vantagem dos softwares de gestão, Tenha em mente: você precisa gastar menos tempo em tarefas sem valor agregado, como montar relatórios e enviar documentos por e-mail, por exemplo, para se dedicar a atividades estratégicas da área contábil. 

Além de adotar um software de gestão, é preciso gerenciar as horas de trabalho adequadamente, criando um espaço na agenda e na semana para investir na prospecção e captação, mesmo que isso signifique delegar tarefas contábeis a outros profissionais. 

Para isso, faça uma projeção das horas gastas para cada atividade do seu escritório contábil e identifique quanto tempo é necessário, por dia, para manter seu negócio girando e atender a todos os clientes. 

É essencial buscar o aumento da produtividade para que você possa se dedicar também às estratégias de incremento da clientela. Existem várias técnicas que visam a aumentar a taxa de produção, como a Técnica Pomodoro, o Kanban e a Lei de Pareto, por exemplo. Vale pesquisar sobre os métodos e escolher aquele que fizer mais sentido para o seu perfil. 

Softwares de gestão de tarefas também ajudam, pois possibilitam uma melhor visualização de todas as ações que devem ser executadas pelo profissional. Quando contamos com esquemas visuais do que precisamos cumprir, fica mais fácil gerenciar as atividades. 

Estratégias para conquistar clientes 

Agora, vamos à parte estratégica: como conquistar clientes? Confira abaixo cinco métodos que você pode colocar em prática na sua empresa contábil. 

1. Inbound Marketing 

Também conhecido como marketing de conteúdo, o inbound marketing consiste em oferecer conteúdo de qualidade no ambiente digital para atrair leads de venda para a empresa. A ideia central é que o público para o qual o conteúdo é direcionado se interesse pela empresa e, em algum momento, adquira seus produtos e serviços. 

Há várias formas de fazer isso: blog, presença nas redes sociais, newsletters e conteúdo otimizado para motores de busca (SEO). Em outras palavras, é uma forma de fazer com que o cliente vá até a sua empresa por meio do conteúdo. 

2. Outbound Marketing 

Ao contrário do inbound, o outbound marketing tem como objetivo ir atrás do cliente. Para isso, são utilizadas estratégias de propaganda ativa, ou seja, de divulgação do produto ou serviço da empresa. Esse tipo de marketing inclui propaganda por diferentes meios, desde jornais e revistas, patrocínio de eventos a anúncios no Google e nas redes sociais. O intuito, no outbound marketing, é divulgar diretamente o serviço do contador, sem que o consumidor o conheça por meio um conteúdo com viés menos comercial. 

3. Marketing boca a boca 

As pessoas precisam falar bem de você para os outros. Ao ouvirmos opiniões positivas de quem conhecemos, ficamos mais propensos a entrar em contato com a empresa indicada. Para atrair clientes, portanto, você deve estimular o boca a boca. 

Isso é ainda mais relevante no contexto atual, em que qualquer pessoa pode divulgar mensagens sobre a sua empresa nas redes sociais. Essa é uma oportunidade de engajar muitos usuários a favor do seu negócio. 

Para isso, é essencial prestar um serviço excelente, focando na experiência do cliente. Uma boa maneira de incentivar esse tipo de marketing é oferecer uma consultoria completa, atuando como um aliado estratégico do cliente por meio do seu trabalho como contador. 

4. ContaAzul para Contadores 

Outra forma de angaria clientes para sua empresa é utilizar o ContaAzul para Contadores. Esse sistema de gestão online permite que você se cadastre em um diretório de contadores. Lá, empresários que também utilizam o sistema da ContaAzul procuram pelos contadores registrados. 

Além de manter os dados dos seus clientes atuais mais organizados, o sistema serve como uma forma de divulgar o seu negócio, tornando-o mais conhecido entre as pessoas que buscam pelo serviço de contabilidade. Você sai ganhando, e o empresário, também. 

5. Sistema de indicações 

Criar um sistema de indicações é uma forma de engajar os seus clientes a trazerem mais pessoas para a empresa. Você pode criar uma dinâmica, por exemplo, em que todo cliente que indicar outra pessoa para contratar seu serviço ganhe um desconto. 

Mesmo que você ofereça o desconto, os valores de lucro são compensados na medida em que novos clientes são acrescentados à sua base. Mas lembre-se de que as indicações só vão ocorrer se você proporcionar uma experiência satisfatória aos seus clientes atuais. 

Fidelize antes de conquistar 

Antes de partir em busca de novos clientes, você precisa criar uma estratégia de atendimento para fideliza-los. Não adianta ampliar o número de clientes se o seu serviço não for satisfatório, fazendo com que eles migrem rapidamente para os seus concorrentes. 

Uma das maneiras de fazer isso é se posicionar como aliado do empresário, auxiliando-o na tomada de decisões do negócio. Isso ocorre quando o profissional contábil é capaz de atuar de forma mais estratégica, utilizando a contabilidade da empresa de modo a identificar oportunidades de crescimento para ela. 

É desse modo que o empresário enxergará um valor real no seu trabalho. O papel estratégico do contador tem mais força do que suas atividades burocráticas, que também são importantes, mas sobre as quais o cliente enxerga menor valor. 

No entanto, como já mencionamos, o contador precisa lançar mão de alguns recursos para gerenciar melhor o tempo - e, assim, se dedicar à parte estratégica. É por isso que você precisa de um sistema de gestão para automatizar as tarefas operacionais do seu cotidiano. 

Com ele, você vai elevar sua produtividade e manter o foco em atuar como parceiro estratégico indispensável ao empresário. Dessa maneira, mantê-lo fiel à sua empresa será o resultado do serviço qualificado que você presta a ele. 

Formas de contato com o cliente na contabilidade 

Hoje, as empresas esperam que seus contadores estejam em vários canais de comunicação e querem a agilidade do atendimento online. Se você não estiver presente nas mídias digitais, pode acabar sendo ultrapassado pela concorrência. 

Por isso, vale a pena apostar em novas formas de contato com o cliente e melhorar sua conexão com as empresas. A internet multiplicou as formas de contato com o cliente e trouxe inúmeras oportunidades para a contabilidade. 

Eles estão muito mais interessados na interação por meio de outros canais, como e-mail, plataformas de integração, mensagens instantâneas e videoconferências. Ao mesmo tempo, a importância da contabilidade só cresce, com 42% das empresas recorrendo aos conselhos de seus escritórios e 30% tendo o contador como principal parceiro do negócio. 

Ou seja: as tecnologias têm o poder de aproximar as empresas dos contadores, graças à conexão em tempo real. Se você quer ficar mais perto do seu cliente e fortalecer a parceira com o negócio, vale a pena apostar nos seguintes canais de comunicação. 

E-mail 

O e-mail já é um meio clássico para se comunicar com os clientes e continua sendo indispensável na relação com o contador. Mas o nome "correio eletrônico" faz ainda mais sentido hoje, pois os e-mails estão sendo usados para comunicados mais formais e informações de menor urgência. 

De modo geral, o e-mail não é a melhor ferramenta para comunicação instantânea, mas é essencial para construir o relacionamento com o cliente e deixar registradas as mensagens por escrito. O que mais chama a atenção nesse canal é a possibilidade de automatizar seus e-mails para criar um fluxo constante de comunicação, usando ferramentas como o Mail Chimp, por exemplo. 

Assim, você pode disparar e-mails automáticos para informar sobre pagamentos e vencimentos, além de aproveitar o canal para enviar mensagens em datas comemorativas e manter seus clientes informados sobre as novidades da empresa e do mercado. 

WhatsApp Business 

O WhatsApp já possui mais de 120milhões de usuários ativos no Brasil, segundo dados publicados no Tecnoblog, e promete se tornar ainda mais eficiente com o WhatsApp Business (app exclusivo para empresas). 

Empresas de todos os segmentos já estão utilizando o aplicativo de mensagens instantâneas para se comunicar rapidamente com seus clientes, aproveitando a popularidade do app no país. Na contabilidade, o WhatsApp Business está entre as formas de contato com o cliente mais eficazes, pois traz algumas funções exclusivas para facilitar os contatos de negócios. 

Você pode, por exemplo, categorizar as mensagens recebidas por tema, analisar estatísticas sobre as mensagens enviadas  configurar respostas rápidas para qualquer ocasião. Ou seja: é um excelente canal para consultorias em tempo real e suporte contínuo ao cliente. 

Facebook Messenger e Workplace Chat 

O Facebook Messenger é o segundo mensageiro mais utilizado pelas empresas, pois facilita o contato diretamente da fanpage na rede social. Se a sua empresa contábil tem uma página no Facebook, é uma ótima ideia se conectar com os seguidores por esse canal, especialmente para aquisição de clientes. 

Outra opção interessante é o Workplace Chat, um portal de comunicação completo do Facebook feito especialmente para empresas. A ferramenta inclui recursos como mensagens instantâneas, chamadas de vídeo em grupo, feed de notícias, transmissões ao vivo e várias integrações. 

Trello e softwares de tarefas 

O Trello é uma das plataformas de gestão de tarefas mais conhecidas, baseada no modelo Kanban, e também entra na lista de formas de contato com o cliente. Em uma plataforma 100% online com opção de plano gratuito, você pode criar quadros, listas e cartões para organizar seus projetos e trabalhar em conjunto com toda a equipe e clientes, em tempo real. 

Outros serviços semelhantes são o Asana, que contém planos desde o gratuito, e o Runrun.it, que oferece 14 dias de teste grátis. Ambos também proporcionam uma experiência colaborativa. Se a ideia é organizar todas as tarefas e funções da contabilidade online e ainda compartilhar com os clientes, essas ferramentas são ótimas soluções. 

Skype e Google Meet 

Se você tem um assunto mais complexo para tratar com o cliente, um relatório para apresentar ou um contrato para discutir, que tal uma reunião online? Com ferramentas como o Skype e Google Meet, ou mesmo o Facebook Messenger, você pode fazer chamadas de vídeo e voz com seus clientes a qualquer hora e lugar. Assim, você se faz presente na rotina do negócio e reafirma seu papel de parceiro estratégico, sem precisar se deslocar constantemente para reuniões presenciais. 

Apps que digitalizam documentos 

Foi-se o tempo em que as empresas contábeis dependiam do sistema leva e traz para evitar e receber pilhas de documentos. Felizmente, a contabilidade digital está eliminando a papelada e criando novas formas de contato com o cliente, principalmente quando o assunto é compartilhamento de documentos. 

Para digitalizar seus documentos, você pode utilizar desde o clássico pacote Office, com sua solução OneDrive, até ferramentas gratuitas como o Google Documentos e Google Planilhas, que permitem criar, editar e compartilhar arquivos online. Também é possível utilizar plataformas específicas para a gestão de documentos, como E-CLIC. 

Mais do que diversificar suas formas de contato com o cliente contábil, você precisa inovar sua comunicação para acompanhar a evolução do mercado. Afinal, seus clientes atuais já não se entendem com papelada e burocracia, e esperam que os contadores estejam no mesmo ritmo de suas empresas e startups. 

Então, se você quer fidelizar seus clientes, é melhor investir em canais de comunicação ágeis e estar presente nas mídias digitais. E não vale ficar só no e-mail: você precisa atender seus clientes em tempo real, em plataformas multimídia, para que eles saibam que podem contar com seu apoio e insights. 

Implementação: 

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