Engajamento empresarial

Engajamento empresarial

Engajamento - O maior desafio de gestão de pessoas e do RH 

Vivemos em um mundo de incertezas, logo, motivar os colaboradores se tornou um desafio ainda maior nas organizações. Isso porque as pessoas estão enfrentando obstáculos nunca vistos, além de estarem recebendo um grande fluxo de informações negativas, que impactam diretamente em sua produtividade. Nesse cenário, trabalhar o engajamento da equipe é uma estratégia fundamental para conquistar e reter os melhores talentos na sua empresa

Sabemos que motivação e engajamento estão ligados diretamente a vários fatores que, na maioria das vezes, caem no colo do RH. Remuneração, cultura organizacional, liderança e avaliação de desempenho são apenas alguns pontos de influência, já que podem estar - e geralmente estão - vinculados diretamente à queda de produtividade de um colaborador ou equipe. 

Se você, como profissional de RH, quer entender melhor qual é o seu papel no engajamento dos colaboradores e quais estratégias utilizar para transformar a cultura da sua empresa, continue a leitura! 

O que é engajamento? 

Trata-se de uma conexão estabelecida entre o profissional e a empresa, estando diretamente ligado à motivação profissional. Vinculado aos aspectos psicológicos, afetivos e emocionais, o engajamento não pode ser comprado, mas sim conquistado, por meio de cooperação, empenho e disposição, tanto dos gestores dos colaboradores. 

Assim, quando o profissional é ouvido com atenção, adequando sua função de acordo com suas competências, gostos e habilidades, suas capacidades são mais desenvolvidas e, como consequência, a empresa terá os melhores resultados. 

As gerações e o engajamento 

Na mesma balança, entra um fator que, ao longo dos últimos anos, tornou-se um grande diferencial para as novas gerações no mercado de trabalho: o propósito. Estreitamente atrelado à cultura organizacional de uma empresa, os gestores de pessoas têm buscado maneiras de mostrar que merecem a dedicação e o esforço da geração Y, cada vez mais exigente. Portanto, os valores da organização precisam estar alinhados aos dos candidatos e colaboradores

Já para os jovens da geração Z, aqueles nascidos entre 1990 e 2000, a inovação e a mudança são uma constante. Trata-se de profissionais que buscam flexibilidade no trabalho e possibilidade de atuar em qualquer local. Além disso, uma pesquisa realizada pela empresa Gartner, em 2018, comprovou que cerca de 23% dos candidatos da geração Z listaram oportunidades de desenvolvimento como um dos principais motivos para escolherem uma vaga. 

Logo, fica evidente que bons salários não são uma prioridade na vida profissional desses talentos, e sim estar em uma empresa que ofereça qualidade de vida e novas oportunidades. Atualmente, a figura do RH, juntamente com o gestor, é fundamental para conseguir superar os desafios da desmotivação dos times. Conhecer o que motiva e alavanca os resultados de cada membro da equipe já deixou de ser uma questão de bem-estar para se tornar um fator fundamental para alcançar as metas estipuladas

O RH e o engajamento dos colaboradores 

O RH é fundamental e totalmente estratégico para o levantamento dessas informações, assim como para a construção dos planos de ação. É impossível que o setor consiga fazer a gestão de toda uma organização no one-on-one e, por isso, todo líder precisa ser um gestor de pessoas. Enquanto isso, a área deve oferecer um respaldo estratégico, influenciando direta e significativamente nos resultados que a empresa alcança. 

Nesse contexto, a questão geracional tem sido visível na criação de estratégias de engajamento, ou seja, ficam de lado fatores comportamentais que são a base de qualquer convívio e decisão que envolva o funcionário. Enquanto algumas pessoas são estimuladas por novos desafios e metas ambiciosas, outras esperam estabilidade e um objetivo sólido a ser seguida. 

Em outro cenário, existem pessoas que preferem trabalhar com mais informações disponíveis e alta concentração, focados em tarefas entregues com alta qualidade, enquanto outros são multitarefas e preferem interagir durante todo o período para serem constantemente estimulados. 

Por fim, é fundamental entendermos que não há certo e errado nesse quesito: cada função em uma empresa exige diferentes competências, logo, cabe ao RH entender, junto aos gestores, quais são essas características fundamentais para um bom trabalho

Como aplicar o engajamento na prática? 

A prática do engajamento não se resume em uma ou duas ações pontuais para fortalecer o vínculo entre colaborador e a empresa. Para tanto, é necessário estabelecer uma jornada diária, com ações que melhorem a experiência do profissional, com um clima organizacional saudável, fazendo com que ele se sinta feliz em estar ali, contribuindo dia após dia. 

Assim, o engajamento estará inserido na cultura da organização, tornando-se uma prática constante, desde que o setor de recursos humanos, gestores e o time se empenhem para que isso seja uma realidade no dia a dia da empresa. 

Quais estratégias aplicar para o engajamento profissional? 

Engana-se quem pensa que o engajamento só acontecerá por meio de ações grandiosas e com investimento financeiro. Saiba que com alguns gestos simples, o colaborador se sentirá motivado como profissional e valorizado com pessoa

O engajamento pode ser aplicado na execução das tarefas diárias, melhorias no ambiente de trabalho, reuniões de equipe e no relacionamento com os clientes. Ainda, é importante que a empresa ofereça oportunidades de crescimento, desafios na carreira, autonomia na execução das atividades, além de capacitação e aprendizagem contínua. Dessa modo, o colaborador se sentirá engajado e não terá vontade de abandonar a empresa, reduzindo o turnover. 

A importância do engajamento para as empresas 

Trabalhar o engajamento sempre foi assunto de pauta nas organizações. É certo que colaboradores satisfeitos e engajados com a empresa produzem mais e melhor, porque se sentem comprometidos com os objetivos e metas do negócio. 

Logo, tais atitudes e comportamentos refletirão positivamente nos resultados da organização, não só em lucros financeiros, mas também na diminuição da rotatividade, dos conflitos, melhorando o clima organizacional, além da saúde física e mental dos colaboradores. 

Ainda, em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, profissionais talentosas têm muito mais opções de carreira, buscando empresas inovadoras, que comprem suas ideias. Então, se o engajamento não faz parte da cultura da sua organização, você perderá a chance de ter os melhores talentos contribuindo com o time. 

Por último, e não menos importante, quando o colaborador está satisfeito para amigos e familiares, fazendo com que os melhores profissionais se sintam atraídos em fazer parte da sua empresa, tornando-a uma marca empregadora no mercado. 

Os benefícios de contar com o engajamento da equipe 

O engajamento beneficia não só a empresa, mas também seus colaboradores. Isso porque o conjunto de estratégias e ações leva o colaborador a se sentir realizado e, consequentemente, feliz, seja no âmbito social ou profissional. Dentre as várias vantagens, podemos ressaltar algumas. Acompanhe! 

Fortalecimento da cultura organizacional 

O segredo para o fortalecimento da cultura organizacional é o relacionamento. Portanto, quando a empresa tem uma política de comunicação bem definida, que escuta o colaborador, faz com que ele se sinta motivado e engajado. 

Logo, ele passa a fazer parte do processo de construção da cultura da empresa, deixando a missão, a visão e os valores enraizados em seu subconsciente - permitindo maior crescimento pessoal. 

Aumento da produtividade 

Um estudo recente, realizado por economistas da Universidade de Warwick, descobriu que a felicidade levou a um aumento de 12% na produtividade, enquanto trabalhadores infelizes se mostraram 10% menos produtivos. 

Assim, se você engaja seu colaborador, ele se sentirá mais feliz e produtivo. A felicidade traz consigo um maior envolvimento por parte do profissional, que se sentirá mais disposto a entregar além do que se espera dele, pelo fato dele querer retribuir a forma com que a empresa o trata contribuindo para o crescimento do negócio. 

Melhoria no clima organizacional 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que um ecossistema negativo pode levar a problemas mentais e físicos nos profissionais. Mas quando a empresa investe em uma boa relação com seus colaboradores, viabiliza condições adequadas de trabalho e garante crescimento e oportunidades, estabelecendo uma rotina harmônica e com poucos conflitos no ambiente organizacional. 

As dicas para melhorar o engajamento dos colaboradores 

Até aqui, já ficou claro como o engajamento leva a objetivos e resultados positivos para a empresa. Mas se você ainda tem dúvidas em relação às práticas para elevar a motivação dos seus colaboradores, confira agora algumas dicas: 

Envolver-se com os projetos 

Além de apoiar as ideias e incentivar a criação de novos projetos, também é importante que os gestores se envolvam na elaboração e na implementação dos mesmos. Portanto, como gestor de RH, incentive os líderes a contribuírem com sua experiência profissional para que esses colaboradores também cresçam na carreira por meio de trabalhos bem estruturados. 

Fazer one-on-one 

Segundo o livro First, Break all the Rules, da Gallup, autoridade mundial em engajamento, uma das estratégias que gera mais satisfação e engajamento dos colaboradores é fazer com que eles se sintam ouvidos no ambiente de trabalho e vejam que a empresa se importa com eles como pessoas. Por isso, busque sempre conversar reservadamente, pelo menos, uma vez por mês, com cada colaborador e, principalmente, ouça o que ele tem a dizer. 

Dar feedbacks 

É muito importante que o colaborador tenha um retorno das suas práticas e comportamentos na empresa. Logo, dar feedbacks construtivos deve se tornar uma prática constante na empresa. 

Além disso, oferecer feedback regularmente ajuda a manter seus colaboradores engajados - por ajudar na construção de um diálogo aberto e sincero entre a equipe. Ainda, trata-se de uma ótima oportunidade para que você mostre ao colaborador que o admira e que ele está no caminho certo, deixando-o ainda mais motivado a crescer na empresa. 

Manter a proximidade mesmo em home office 

O trabalho remoto ou home office se tornou uma solução para grande parte das empresas, como medida de proteção de seus colaboradores contra a expansão da pandemia. Mas não são todos os perfil que se adéquam com facilidade a essa modalidade de atuação. 

Assim, com os dados dos perfis comportamentais de cada um deles em mãos, separe-os em grupos e elabore estratégias e ações para deixá-los motivados, mesmo à distância. Ainda, não deixe de estabelecer canais de comunicação e sempre se mostre disponível para ouvi-los e auxiliá-los no que for preciso. 

Melhorar a comunicação 

Saber ouvir e entender as necessidades de cada um de seus colaboradores, assim como implementar pesquisas, a fim de medir o nível de satisfação e reconhecer problemas motivacionais é essencial para qualquer tipo de estratégia de engajamento nas organizações. 

Por isso, aplique pesquisas de clima organizacional, faça reuniões one-on-one e de equipes constantemente. Para algumas empresas, vale até a tradicional caixinha de sugestões. 

Reconhecer o valor e a importância do colaborador 

Por último, mas não menos importante, valorizar o capital humano da sua empresa é fundamental para o engajamento da equipe. Isso porque as pessoas são o que existe de mais importante no negócio, uma vez que são elas que ajudam a superar os desafios do mundo corporativo e auxiliam a empresa na hora de alcançar os melhores resultados. 

Boas remunerações e benefícios são ótimas formas de reconhecer a importância do colaborador, mas não é o suficiente. Portanto, procure sempre elogiar o trabalho, invista em comemorações de resultados, happy hours, melhorias no ambiente laboral, dentre outras ações que já apresentamos nesse conteúdo. 

A análise do comportamento 

Cada perfil de profissional será estimulado de forma diferente, logo, é necessário que o líder saiba qual a melhor forma de lidar com cada pessoa. Se isso soava impossível no passado, hoje, vem sendo uma regra de equipes de alta performance, então, para alcançar os resultados, esse tipo de informação é só o pontapé inicial de uma estratégia de negócios bem-sucedida. 

Nesse sentido, independente da realidade vivida pela empresa, um software com análise de perfil comportamental possibilita a criação das melhores estratégias de engajamento baseadas no comportamento de cada colaborador. 

Conhecer o perfil comportamental dos profissionais que fazem parte da equipe é um dos dados cruciais para o RH. É por meio dessa análise que os gestores conseguem entender melhor quais situações e cenários motivam os colaboradores e quais podem causar absenteísmo e presenteísmo na empresa. 

Ao entender essas informações, também se torna possível elaborar ações preditivas para manter as pessoas engajadas e produtivas. 

O impacto do surto da Covid-19 na vida pessoal e profissional dos colaboradores acarretou ansiedade, frustração e esgotamento mental. Por isso, agora, mais do que nunca, é preciso investir no seu colaborador, mostrando o quanto ele é importante para que sua organização resista a esse momento de instabilidade. 

Manter o alto nível de motivação dos profissionais, tanto em momento de crise quanto em um mercado aquecido é sempre um desafio para os negócios. Mas a promoção do engajamento fará toda a diferença nos resultados finais da sua empresa

Além disso, uma outra estratégia para alcançar o sucesso empresarial, independente do momento vivido pela organização, é conhecer os indicadores de produtividade

Gratidão por ler até aqui... 

Implementação: 

A verdadeira concepção do engajamento e motivação: Descubra como liderar e empoderar pessoas - e a própria vida - a partir de autoconhecimento guiado pela gestão emocional 

A educação emocional é uma das chaves para alcançar o sucesso nos relacionamentos. Independentemente do âmbito, privado ou profissional, traz oportunidades de crescimento ao ser humano, já que relacionar-se e viver em grupos faz parte de sua essência. Estar bem em qualquer área no mundo contemporâneo, repleto de informações e demandas, no entanto, trata-se de tarefa árdua, apenas aos capazes de despertar em si e nos outros aquela luz interna. Como estar motivado dia após dia, de desafio em desafio? De que maneira as pessoas se engajam a projetos? Todas as perguntas são feitas alguma vez na vida e, para além das questões existenciais, permeiam o cotidiano de quem está à frente de empresas, de grandes negócios, como gestores e empresários. Este livro traz caminhos aos leitores. É um grande estudo de mais de 80 bases doutrinárias nacionais e internacionais, com o mais avançado na seara do engajamento e da motivação. Obra de alta relevância, em especial para superar cenários de turbulências e de constantes transformações. Boa leitura... 

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