Jornada no home office?

Jornada no home office?

Como controlar a jornada de trabalho em home office? Isso é possível? 

Você sabe como fazer o controle de jornada dos seus colaboradores em home office? 

A combinação entre controle de jornada no home office no mesmo título te chamou a atenção? As duas palavras parecem impossíveis de estarem juntas, mas é justamente sobre isso que você vai entender. 

O controle de jornada tem se transformado ao longo dos anos, ele não é mais aquele modelo antigo de cartão de ponto ou aquele aparelho com espaço para a leitura da digital dos colaboradores. 

Agora existe também a possibilidade de controle de ponto pelo celular, o que torna ele móvel, assim como os escritórios virtuais ou os profissionais que atuam em home office

Você deve estar se perguntando o que ele tem a ver com o home office, digamos que muita coisa entenderá sobre neste artigo. Para começar, vamos usar um pouco de lei trabalhista, mas calma, não vai ser aquele juridiquês, ok!  Vamos lá! 

O que diz a lei sobre a jornada no home office? 

O home office já é uma tendência no mundo todo, e claro que aqui no Brasil não poderia ser diferente. Segundo a Pesquisa Nacional de Home Office 2018, realizada pela SAP Consultoria em RH em parceria com a Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades, 45% das empresas entrevistadas para o estudo já adotam esse modelo. 

Observando essa tendência, a legislação trabalhista precisou se adequar para atender essa nova demanda no mercado. Por isso, a reforma trabalhista sancionada em 2017 trouxe alguns requisitos para esse regime. Entre os principais dispostos na lei nº 13.467, estão dois parágrafos importantes: 
  1. A primeira delas é que o regime do teletrabalho - como o home office aparece na legislação - não atende as regras de jornadas expressas na CLT, como por exemplo, o trabalho de 8 horas diárias com intervalos para almoço. 
  2. A segunda é que quando uma empresa decide atuar com funcionários em home office, o contrato de trabalho dele será por atividades. 
Por isso, essas duas mudanças na legislação estão relacionadas. Com os funcionários em regime de home office não atendem às mesmas regras de jornada de quem trabalha em escritórios convencionais nesse modelo as empresas podem fazer um contrato de atividades. 

Ou seja, ao invés de estar estipulado que o colaborador tem que trabalhar tantas horas por dia até dar um total semanal, no contrato deste colaborador terá quais atividades ele tem que desenvolver. Agora que você entendeu o que determina a legislação trabalhista nesses casos, voltamos a pergunta principal deste texto. 

Qual é a relação entre controle de jornada e o home office? 

Quando você pensa em home office, o que te vem à cabeça? Bom, podemos destacar os profissionais liberais, PJ e até mesmo freelancer. Mas como vimos acima, o home office não é exclusivo desses profissionais, e diversas empresas estão aderindo a esse modelo também. 

Hoje em dia, existem empresas que funcionam apenas no modelo de escritórios virtuais, ou seja, elas não tem uma sede e cada colaborador trabalha de um lugar. Isso permite que a mesma empresa tenha funcionários de diferentes estados, cidades e às vezes até mesmo país. 

É então que o controle de jornada no home office entra. Por mais que a legislação não exija o controle de jornada para colaboradores home office, imagina como uma empresa pode gerenciar os horários com cada colaborador estando em um local diferente? 

Vamos falar sério agora, quem nunca fez home office um dia esqueceu do tempo e passou horas a fio trabalhando? Isso não é nem um pouco benéfico para a saúde do colaborador, muito menos para sua produtividade, afinal, precisamos de descanso em nossas atividades para conseguirmos o melhor resultado. 

Então, além do controle de jornada no home office trazer organização para uma empresa, ele também traz benefícios para os colaboradores. Depois de tudo isso que dissemos, acreditamos que você deve estar se perguntando: 

É possível controlar a jornada do meu funcionário que faz home office? 

E a resposta é óbvia... Sim, é totalmente possível controlar a jornada mesmo em home office. Lembra do controle de ponto pelo celular que falamos acima? 

Então, com ele é possível controlar a jornada dos funcionários mesmo a distância. Com o ponto online, você só vai precisar de um smartphone, um tablet ou um computador. 

Mas controle de ponto não é ultrapassado? 

Não! Essa é uma ideia bastante enraizada na cabeça das pessoas, mas está totalmente errada. 

A tecnologia revolucionou o controle de jornada, e hoje aplicativos para registro de ponto, como o da PontoTel fazem mais do que apenas registrar horários dos colaboradores, eles auxiliam e muito na gestão do pessoa da sua empresa. 

Mas, como isso acontece? No momento em que seu colaborador registra o ponto, o horário vai automaticamente para o sistema de ponto que funciona totalmente em nuvem. 

Nele, o dia do colaborador começa a ser calculado, e a empresa consegue extrair diversos relatórios com informações sobre a jornada. Além disso, o próprio colaborador pode fazer a autogestão de sua jornada. Dessa forma, caso a empresa permita o acesso, ele pode ver quantas horas trabalhou no dia, na semana e no mês todo. 

E se sua empresa atuar com banco de horas, esse aplicativo também pode ajudar. O sistema calcula diariamente a quantidade de horas que o colaborador tem no banco, sejam elas negativas ou positivas. Mas, você não disse que quem trabalha em home office não segue um contrato de horas? 
Sim, mas como o contrato pode ser feito por atividades. 

Nesse caso, o aplicativo da PontoTel também pode te ajudar. O app também possui a opção de registro de atividades em que o colaborador pode registrar o ponto toda vez que iniciar e terminar uma atividade. 

O colaborador só pode bater o ponto quando estiver em casa? 

Você sabia que muitos colaboradores que fazem home office preferem ir para coworkings realizar o seu trabalho? 

Os motivos são inúmeros, mas um deles é que os coworkings oferecem todas as coisas essenciais para o trabalho, como: mesa, cadeira e internet. O funcionário precisa apenas chegar com seu computador e iniciar sua jornada de trabalho. 

Por isso, o ponto móvel é uma boa opção, o colaborador pode realizar a marcação do ponto de onde estiver, seja em sua casa ou em um espaço de coworking

A tecnologia está a cada dia mais reinventando o mercado de trabalho, e você e sua empresa não podem ficar de fora dessas mudanças, pois um controle de ponto além de organização, permite com que a empresa tenha bons indicadores sobre a jornada de seus funcionários. 

Gratidão por ler até aqui... 

Implementação: 

A Regulamentação do Teletrabalho (Home Office) no Brasil, pós reforma trabalhista 

É notório que o trabalho à distância, normalmente realizado no ambiente doméstico do próprio empregado, vem se fortalecendo no mercado empresarial como suposta forma de imprimir maior competitividade ao negócio, com redução de custos com instalações prediais, insumos, deslocamento de empregados, etc. 

A figura do home office ganha espaço a cada dia, entretanto, o empregador encontrava inúmeras dificuldades em adotar essa forma de trabalho pois não havia segurança jurídica nessa modalidade. Com isso, necessário se faz realizar a análise do texto legal, abordando as principais mudanças trazidas pelo legislador, incluídos nela as novas formalidades contratuais, responsabilidades pelos custos de infraestrutura do trabalho remoto, controle de jornada, e o meio ambiente de trabalho, por fim, será verificada a possibilidade do empregador ser responsabilizado civilmente por doença ou acidente de trabalho no regime de teletrabalho. Boa leitura... 

Comentários