O poder da leitura

O poder da leitura

A importância da leitura para sua vida profissional e pessoal 

Livro, leitor digital, gibis, jornais ou revistas, não importa em qual ferramenta, somente o simples ato da leitura é uma das oportunidades mais democráticas e acessíveis de desenvolvimento pessoal e profissional. 

É por meio dela que a pessoa se desliga do mundo real, quebra as fronteiras da imaginação e descobre novos universos sem sequer sair do lugar. Encontrar um tempo para ler é um processo que permite a expansão de si mesmo, criando a abertura para infinitas possibilidades e trilhando o caminho para o despertar do potencial pleno

Um leitor assíduo tem mais chance de absorver evolução pessoal e profissional, do que aquele que não tem interesse em se desenvolver através desta, que é uma das formas mais eficientes de agregar valor à sua atuação, bem como à sua performance, dentro e fora do trabalho. 

Acompanhe esta poderosa leitura, na qual vamos falar um pouco mais sobre a importância da leitura em nosso dia a dia e no quanto ela nos ajuda a alcançar novos patamares, tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional. 

A leitura e sua importância para o nosso desenvolvimento na vida 

Compreender os motivos que fazem com que a leitura seja algo tão importante em nossa vida, faz com que o processo de torná-la um hábito seja mais fácil, principalmente para aqueles que não tem tanta proximidade com os livros, jornais, revistas, artigos na internet, e-books, entre muitos outros meios, que contribuem para o crescimento e do nosso universo interior. Veja, a seguir, a importância da leitura, tanto para a nossa vida pessoal, quanto para a profissional: 

Senso crítico mais apurado 

Quando desenvolvemos o hábito da leitura, independentemente de que tipo de leitura estejamos falando, desenvolvemos e apuramos também o nosso senso crítico. 

Isso quer dizer que passamos a analisar de forma mais racional e inteligente os fatos que acontecem ao nosso redor, sem nos deixar levar pela opinião alheia, evitando, assim, nos tornarmos pessoas alienadas, que não conseguem formular opiniões, conceitos e dar sugestões por conta própria. 

Expansão do vocabulário 

Outro grande motivo, que faz com que a leitura seja verdadeiramente importante em todos âmbitos de nossa vida, é o fato de que ela nos ajuda a conhecer novas palavras e termos, tornando, assim, o nosso vocabulário ainda mais amplo e rico. 

Com isso, temos cada vez mais desenvoltura e somos melhor compreendidos em todas as nossas formas de nos expressarmos, ou seja, na oratória e também na escrita. 

Melhora significativa na escrita 

Como dissemos no tópico acima, queremos dar ainda mais ênfase agora é no quanto a nossa escrita melhora à medida que nos permitimos ir além e desenvolvemos o hábito constante da leitura. 

Acreditamos que este seja um dos pontos que fazem com que ler seja verdadeiramente importante. Portanto, é notória a dificuldade que muitas pessoas têm de se expressar e, principalmente, escrever de forma, correta em nosso país, ou seja, sem erros ortográficos ou gramaticais. Obviamente que muito disso tem a ver com o nosso sistema educacional, que por si só é falho e que nem todos têm acesso. 

Entretanto, vemos muitos indivíduos que tiveram oportunidades, no quesito educação, e mesmo assim cometem inúmeros pecados linguísticos, os quais poderiam facilmente ser resolvidos, caso houvesse mais interesse pela leitura, que contribui, e muito, para que haja uma melhora significativa neste ponto. 

Maior capacidade de persuasão 

A partir do momento que você cria o hábito de ler com cada vez mais frequência, você aumenta o seu repertório, como dissemos antes, e, com isso, aumenta também a sua capacidade de persuasão. Isso acontece, pois você passa a obter maior embasamento teórico, o que lhe dá mais argumentos para convencer as pessoas ao seu redor a realizarem aquilo que você precisa que elas realizem. 

Abertura e disposição para aprender com o outro 

Além de tudo o que já falamos até aqui, outro grande benefício que a leitura nos oferece é o estímulo, a abertura e disposição para novas opiniões e pontos de vista diferentes dos nossos. 

Quando lemos com frequência, entendemos que estamos longe de sermos donos da razão e que existe ainda muito conhecimento a ser adquirido neste mundo, seja por meio dos livros ou de uma discussão saudável em uma roda de conversa. 

Vemos este ponto com bastante relevância, justamente pelo fato de ver diversas pessoas fechadas para opiniões contrárias às suas, principalmente nas redes sociais, onde seus usuários acabam partindo para discussões mais acaloradas, por não se permitirem ir além, através do que o outro está lhe dizendo, aprendendo e respeitando o seu posicionamento. 

Expansão do repertório cultural 

A leitura nos dá a oportunidade e expandir o nosso repertório cultural, pois através dela conseguimos obter novos conhecimentos, sobre os mais diversos assuntos que nos interessamos, sem sair do lugar. 

Estes conhecimentos que adquirimos por meio das leituras que fazemos, seja de livros ou artigos como estes, nos ajudam, de forma considerável, a melhorar a nossa performance, assim como o nosso processo criativo, que é imensamente potencializado, a partir do momento que temos um repertório cultural plenamente desenvolvido. 

Maior qualidade nas relações interpessoais 

A partir do momento que o nosso repertório se expande, temos a possibilidade de desenvolver cada vez melhor as relações interpessoais que estabelecemos com as pessoas no nosso redor. 

Isso acontece, pois conseguimos, não só conversar sobre quaisquer assuntos que sejam colocados em uma roda de conversa, algo que é verdadeiramente maravilhoso, mas conseguimos também compreender melhor e aceitar o universo do outro, passando a respeitar o seu modo de ser e agir, efetivamente e na prática. 

Autodesenvolvimento contínuo 

Por fim, algo que torna o hábito da leitura algo de extrema importância para a vida de uma pessoa, é o fato deste indivíduo trabalhar, de forma contínua, o seu autodesenvolvimento. 

Portanto, todos nós sabemos que o processo de aprendizado do ser humano é constante, ou seja, nós nunca paramos de aprender, uma vez que tem sempre algo novo para aguçar a nossa curiosidade e para que possamos aprimorar os nossos conhecimentos. 

E esta é uma premissa válida para indivíduos das mais diversas áreas de atuação, pois todos nós precisamos estar sempre nos atualizando, para que assim tenhamos a oportunidade de crescer, não só no âmbito pessoal, mas no profissional também. 

O hábito de leitura dos brasileiros  

De acordo com a quarta edição da pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil", feita pelo Ibope e encomendada pelo Instituto Pró-Livro em 2015, o hábito da leitura não faz parte do dia a dia dos brasileiros. 

Segundo os dados, a população brasileira lê 4,96% livros por ano, sendo que 2,43% são completos e 2,53% em partes. Quem é estudante ainda lê 9,38% livros ao ano, enquanto os outros leem 3,35%. Em uma análise para entender o gosto pela leitura, o item "gosta um pouco" ocupa o primeiro lugar, seguido de pessoas que "gostam muito", seguidos de quem "não gosta" e por último daqueles que "não sabem ler". 

A falta de tempo, preferência por outras atividades e a falta de paciência são alguns dos itens apontados como desanimadores do hábito de leitura. Este cenário torna a leitura algo ainda mais importante, visto que o desenvolvimento de todo e qualquer país passa por uma população e uma sociedade verdadeiramente preparada, no que diz respeito aos conhecimentos que obtêm. 

Assim, esta mesma sociedade estará pronta para reivindicar seus direitos, tendo maior consciência sobre eles e também maior possibilidade de implementar as mudanças necessárias para que tenhamos um munda cada vez melhor. 

Dicas para incentivo 

Vamos mostrar uma lista de ações que podem contribuir para criar ou manter o hábito da leitura em seu dia a dia. Escolha a que mais se adéqua ao seu perfil e siga em frente! Confira: 

Escolha um tema que lhe agrade 

Ter razões que justificam o desejo de ler determinado livro torna o processo mais natural. Sem uma obrigação fica mais fácil, não é mesmo? 

Procure por livros que sejam compatíveis com suas preferências. Não leia algo só porque é considerado um clássico, porque está na moda ou porque as pessoas disseram que é bom. Encontre obras que preencham seus pensamentos de alguma forma. Gosto é particular e todos devem respeitar, inclusive você mesmo. Por isso, o autoconhecimento é tão importante! 

E não precisa se desesperar para escolher a próxima leitura. Se for um conteúdo mais técnico, pode agregar na sua carreira e o ajudar a aprimorar suas competências e habilidades. Se não for técnico, pode ser uma excelente opção de entretenimento e até aprendizagem de coisas novas. Permita-se ler os mais variados gêneros dentro dos temas que mais lhe geram admiração ou curiosidade. 

Tenha um horário 

A psicologia comportamental explica que todo hábito é criado a partir da recorrência, independentemente do objetivo almejado, o importante é repetir diariamente. Esse conceito não muda para a leitura. 

Tenha ao menos 30 minutos do seu dia para se desconectar de tudo, pegar um bom livro e absorver novos conhecimentos. Esse tempo não precisa ser necessariamente em casa. Pode ser em qualquer lugar. O importante é que esse momento de pausa para a leitura sempre no mesmo horário passará a fazer parte de seu cotidiano e se tornará um ato praticamente inconsciente. 

Aproveite os momentos do ócio 

Faça do livro seu companheiro para todas as horas. A fila do banco, a sala de espera para uma consulta ou o caminho para o trabalho são excelentes oportunidades de ócio produtivo. A dica é carregar o livro que está lendo no momento por todos os lugares que for, aproveitando os minutos "de bobeira" para atualizar a leitura. 

Estipule uma meta de leitura 

Outro método bastante efetivo é definir metas. Estipule quantos livros gostaria de ler mensalmente e se comprometa com esse desafio. 

Clube do livro 

Comece a participar de reuniões de grupos presenciais, comunidade online ou baixe um aplicativo de leitura. Estar ou até criar esses grupos e redes é uma maneira de se conectar com outras pessoas e cumprir prazos para terminar os livros. 

Além disso, as discussões sobre os textos podem ser muito produtivas para o seu intelecto. Imagine perceber elementos que não havia encontrado no livro! Ou ainda ensinar sobre os pontos que outras pessoas não entenderam. A troca de conhecimento é infinita! 

Faça anotações 

Faça um relatório de todas as leituras realizadas. Pode ser em um caderno, no computador ou em um aplicativo do celular. Esse estudo pode ajudar você a visualizar de maneira mais concreta sua evolução a respeito do seu hábito literário. 

Se você atingiu todas as metas já é hora de aumentá-las para o próximo período. E se não conseguiu, verifique quais podem ter sido os motivos que não deixaram que isso acontecesse. Esse relatório também pode conter anotações e reflexões a respeito das leituras. Sempre que terminar de ler se pergunte: Quais os aprendizados eu vou levar? 

Escreva seu pensamento. Além disso, suas anotações podem facilitar na hora de encontrar alguns trechos importantes. Aliás, esse ponto é essencial para quem está lendo um livro para uma prova, por exemplo. 

Vale ressaltar que ler não é quantidade e sim qualidade. Não é a toa que a pressa é inimiga da perfeição, não é mesmo? Sendo assim, por mais que você tenha uma lista enorme de livros, artigos, revistas, entre outros tipos de materiais para ler, é importante que você mantenha a tranquilidade e não se desespere com isso, achando que sempre precisa terminar um para iniciar o outro. 

Saiba que você pode ler diversas conteúdos ao mesmo tempo, sendo que se você não gostar de algum, mesmo antes de terminar, não terá problemas, pois poderá passar para a próxima leitura logo em seguida, sem dor na consciência, sem achar que tem obrigação com o material só porque as pessoas ao seu redor tiveram paciência para finalizar. 

O importante neste processo é que você leia, independentemente do jeito e da forma que fizer, pois isso vai contribuir e desenvolvimento, bem como a expansão de sua consciência. 

Como ter motivação pela leitura 

Ler por diversão é um dos grandes prazeres na vida. Não há nada como se afundar na poltrona com um livro querido e se deixar levar pelo mundo de um personagem imaginário. Para alguns, no entanto, ler pode se mostrar um grande desafio. Nessas vidas corridas e tecnológicas, pode ser difícil separar tempo para se sentar na companhia de um livro. 

Se você conseguir encontrar o título adequado, lembre-se de que passar tempo lendo toda noite aumenta os seus níveis de criatividade, empatia, capacidade intelectual e, acima de tudo, é simplesmente divertido. Faça da leitura uma prioridade e reviva a alegria sentida na infância ao descobrir uma história repleta de possibilidades e maravilhas. Confira agora, 3 passos incríveis de como desenvolver sua motivação a leitura: 

Passo 1 - Fazendo da leitura uma parte da rotina 

Monte um cronograma de leitura 

Como tudo na vida, ler é uma atividade que fica mais fácil com a prática. Separe um bloco de tempo para se dedicar todos os dias à leitura, mesmo que por apenas 10 minutos. 

Escolha um momento de tranquilidade, leia em um ponto agradável e silencioso do dia. Aproveite um livro com o café da manhã ou enquanto você se arruma para dormir. Prepare o seu lanche favorito para degustar enquanto lê, isso o deixará ansioso pelo próximo capítulo! 

Não faça da leitura algo cansativo 

Mesmo que melhore com a prática, a leitura deve ser divertida. Não se force a ler coisas que você odeia. É importante que ela acenda a chama da criatividade e inspire alegria. Se você não consegue se imergir em um certo título, escolha outro. 

Ler aumenta os níveis de empatia e inteligência, mas apenas se você conseguir se concentrar na litura. Escolher histórias com personagens e arcos cativantes, capazes de aumentar a sua imersão, torna mais possível colher os benefícios intelectuais da atividade. 

Visite uma biblioteca próxima 

Passe tempo conhecendo o que está à sua disposição nas prateleiras e pergunte a si mesmo o que traz anseio por ler. Bibliotecas são lugares perfeitos onde pode se passar horas a fio, podendo passear por seções diversas e pegue os títulos que mais o interessam. 

Afunde-se em uma poltrona e leia a primeira página de todos os livros que pegar nas prateleiras. Depois de passar por todos eles, escolha um ou dois dentre os que parecem mais interessantes. Evite pegar muitos títulos de uma vez ou você acabará se sentindo sobrecarregado depois, Em vez disso, limite-se a um ou dois por visita que poderão ser iniciados logo que chegar em casa. 

Faça um cartão! Apesar de hoje serem visitadas com menor frequência do que no passado, as bibliotecas ainda são locais extraordinários para se desfrutar de inúmeros livros sem custo algum. Converse com um funcionário sobre como fazer a sua conta e pela por recomendações. 

Compre livros em livrarias 

Assim como ocorre nas bibliotecas, elas são ótimos lugares para se buscar livros de seu interesse. As independentes são um recurso ainda mais especial porque, diferente das grandes redes, são geridas por amantes de livros com a intenção de cultivar uma comunidade literária. 

Ir em uma livraria certamente o ajudará a descobrir outras pessoas que também queiram imergir nesse novo universo. Funcionários de livraria independentes são particularmente bem versados, podendo oferecer inúmeras recomendações empolgantes. 

Há também muitas livrarias que trabalham vendendo obras de autores locais. Esta é uma ótima forma de ler livros de pessoas que pode conhecer e de se tornar mais ativo na comunidade. 

Entre em um clube de leitura 

Isso não somente o expõe a livros que não teria lido de outra forma como ainda o permite se juntar a outros com mentalidade parecida. Reunir-se e debater sobre a leitura torna o material mais relevante e traz a oportunidade de ouvir uma ampla gama de opiniões. 

Além disso, a maioria dos clubes literários tem ótimos lanches. A comida e as conversas encorajam a formação de conexões e amizades duradouras. 

Entre em um fórum literário na internet 

Eles podem ajudá-lo a cultivar o interesse na leitura, pois você participará de discussões de livros e terá ideias para novas leituras que pode iniciar. Faça uma pesquisa online para descobrir fóruns literários dos quais você gostaria de fazer parte. 

Passo 2 - Escolhendo o material adequado de leitura 

Comece pequeno 

Não há razão para se forçar imediatamente a ler "Guerra e Paz" se você acaba de começar. Opte por algo fácil e divertido, independentemente do nível acadêmico da obra. 

Pegue os seus velhos livros favoritos de infância ou infanto-juvenil, obras geralmente dinâmicas, fluídas e cheias de personagens criativos. Pode ser bom começar com uma obra famosa, como "Harry Portter", por exemplo. 

Experimente um formato alternativo, como o romance gráfico, caso goste, opte por esta obra fantástica, "A Cabana", uma longa reflexão sobre si mesmo e seus preceitos. 

Conheça gêneros diferentes 

Não se limite a apenas um caminho. Alternar entre gêneros como ficção, não ficção, fantasia, ficção científica e história o mantém sempre estimulado pela leitura. 

Ficção científica e fantasia costuma ser ótimas escolhas para pessoas que não amam ler, pois são divertidas, imaginativas e dinâmicas. "O Jogo do Exterminador", de Orson Scott Card, e "O Guia do Mochileiro das Galáxias", de Douglas Adams, são dois clássicos da ficção científica amados em todo o mundo. 

No âmbito da ficção, não se force a ler os clássicos apenas porque pensa que deve! "O Caçador de Pipas", de Khaled Hosseini, e "A História do Amor", de Nicole Krauss, são dois exemplos de livros contemporâneos bastante populares. 

Peça recomendações aos seus conhecidos 

Amigos, familiares e professores que sabem do que você gosta e no que poderia se interessar são ótimas fontes de dicas e recomendações. 

Não somente você consegue bons conselhos dessa forma como ainda cria e fortalece laços com outros que amam ler. Como se trata de uma atividade mais solitária, é sempre bom compartilhar os seus pensamentos com quem está presente em sua vida. 

Entre em contato com aquele velho professor de língua portuguesa do ensina médio e peça por boas recomendações. Ele provavelmente ficará muito feliz em ouvir a sua respeito e terá uma imensidão de conhecimento sobre os melhores livros à sua disposição. 

Registre sempre o que você já leu 

Há muitas páginas, como Goodreads e Delicious Library, que oferecem a possibilidade de anotar as suas leituras. É também possível visualizar o que os seus amigos estão lendo e conferir avaliações do que você ainda pretende conhecer. 

A maioria das páginas oferece recomendações com base no que você leu e avaliou. Mesmo que não goste de usar páginas de leitura, cultive o hábito de listar todos os livros que já leu contanto em algumas linhas a sua experiência da leitura. 

Estudos demonstram que manter o registro de objetivos e conquistas ajuda a manter os níveis de felicidade, motivação e bem-estar emocional. Além disso, é profundamente satisfatório ter para sempre o registro do que você já leu! 

Conte aos outros o que gosta de ler 

Encorajá-los à leitura a tornará mais divertida também em sua vida. Ao se deparar com uma obra apaixonante, conte para um amigo, um familiar ou uma pessoa amada. Dessa forma, ambos podem conversar a respeito e o outros pode se sentir inspirado a lê-la e fazer recomendações futuras. 

Não se force! 

Não há razão para se forçar a terminar um livro em que não consegue se imergir. Há centenas de milhares de opções ao seu redor, e se você não se viu cativado pelas primeiras 30 páginas, passe adiante. 

Vá a uma biblioteca ou livraria e escolha alguns livros de gêneros distintos. Leia o primeiro capítulo para descobrir se o agrada, em vez de se prender apenas à capa ou à sinopse na contracapa. 

Passo 3 - Encontrando o momento e o local certos 

Escolha uma posição confortável 

É difícil ler quando você sente dor ou desconforto físico. Encontre um local aconchegante e agradável onde ficar com o livro de modo a restringir toda a atenção para a história. 

Em vez de se colocar em uma cadeira de plástico dobrável, sente-se na poltrona, na rede, no sofá ou em um cantinho confortável ao lado da janela. Prepare uma saborosa caneca de chá ou café para acompanhar a sua leitura. Assim, você continua hidratado e desperto por todo o tempo. 

Elimine as distrações 

Ler requer muita concentração, e é impossível se imergir no livro se você estiver sempre checando o e-mail, visitando o Facebook ou se perdendo nos ruídos externos. Encontre um local silencioso e elimine distrações tecnológicas que possam atrapalhá-lo durante a leitura. 

Desligue o celular ou coloque-o em modo silencioso, a menos que pretenda usá-lo para buscar palavras desconhecidas. Coloque o celular a uma distância segura a fim de dificultar o acesso às redes sociais e outras distrações. Compre fones de ouvido para abafar os ruídos do trânsito ou da televisão. 

Escolha entre o livro Kindle e o livro físico 

Não há nada como a sensação e o aroma de um livro querido. Ainda assim, alguns preferem desfrutar de livros eletrônicos através de dispositivos como o Kindle. Encontre o meio que mais combine com o seu estilo de vida. 

Kindles costuma ser mais fáceis de transportar. A grande vantagem é que você pode armazenar uma imensidão de materiais de leitura em um único objeto leve. Também possuem funções úteis como destaque, busca e produção de notas. 

Embora livros físicos exijam menos dos olhos, Kindles têm um fundo cinza bastante neutro que causa menos desgaste do que uma tela de computador convencional. 

Experimente ouvir um audiolivro 

Se você passa muito tempo no trânsito, essas são ótimas formas de se manter na correria sem perder o hábito da leitura. Apesar da quantidade de palavras por minuto ser inferior o quando se lê uma obra, às pessoas sem tempo é possivelmente uma das melhores opções. 

Algumas pessoas são mais suscetíveis ao som do que à visão. Caso tenha essa facilidade com o aprendizado auditivo, audiolivros talvez sejam a escolha certa para você. Os audiolivros não são apenas para quem está sempre se movimentando. Ouça-os enquanto cozinha, limpa a casa, corta a grama ou sai para caminhar ou correr. 

Gratidão por ler até aqui... 

Implementação: 

Práticas de Leitura e Escrita (Ernani Terra) 

Durante nossa vida acadêmica e profissional somos constantemente desafiados a colocar em prática tudo o que aprendemos sobre leitura e escrita, seja produzindo um texto em situação de provas ou concursos, seja em situações de trabalho, quando temos de escrever um e-mail para o presidente da empresa. 

Em "Práticas de Leitura e Escrita", o autor discute e detalha os aspectos relacionados a um bom texto, orienta como conseguir coesão e a coerência na escrita, e finaliza sua obra refletindo sobre as práticas de leitura e escrita na era digital e seu papel na vida cotidiana. Ao final de cada capítulo, há uma sistematização dos principais conceitos trabalhados e atividades diferenciadas para que o estudante ponha em prática o que estudou no capítulo. Obra fundamental para quem quer e precisa ler e escrever melhor. Boa leitura... 

Comentários