Auto Estima

Auto Estima

Como manter sua auto estima? 

Como manter a auto estima saudável em um mundo onde existem cobranças em todos os aspectos e que nos moldam em caminhos e posturas, para que sejamos aceitos ou simplesmente vistos como normais.

O consumo é um dos fatores que mais expressam nossa satisfação e desejo. Produtos variados prometem uma pele mais bonita, cabelos brilhantes, corpos sarados, tudo com o termo "Auto Estima" sendo pano de fundo.

A indústria sabe muito bem por onde encontrar a dor das pessoas, passando a ideia que os produtos e fatores externos têm esse poder de levantar a auto estima das pessoas. Muitas pessoas entram nesse caminho de busca, pois é mais fácil olhar para fora, par aos produtos como salvadores, do que olharem para dentro e investigar a origem da insatisfação consigo mesma.

Auto Estima

O significado da palavra auto estima 

Na psicologia, a palavra auto estima entende que é a avaliação que a pessoa faz de si mesma, sendo positiva ou negativa, de acordo com suas crenças. 

A imagem que constrói de si mesma, mas é aí que mora o problema. Muitas vezes o nosso Ego -nosso eu criado a partir do que identificamos em nossos pensamentos - distorce quem somos na verdade, e nos martiriza a partir de pré julgamentos condicionados pelo próprio pensamento.

Uma auto estima ilusória 

O que acontece é que por mais que se tenta encobrir uma insatisfação interna com estímulos externos, estamos mascarando o problema, elevando a nossa auto estima relacionada à matéria, ao casco, que é superficial e momentânea. 

A auto estima ligada à matéria, aos condicionamentos externos é uma armadilha feroz contra nós mesmos em longo prazo. A escravidão dos fatores ou produtos como fonte de satisfação e auto estima é o objetivo das indústrias, pois querem você dominada e dependente daquilo. 

Obviamente as empresa ganham milhões com essa tática! Eu não sou contra aos produtos vendidos para a beleza, e considero que a verdade saudável é importante, até o ponto que ela não se torne parte da essência da pessoa, sua consciência. 

Auto Estima

A auto estima do ser 

O valor que temos não precisa ser reconhecido pelos outros para nos tornarmos felizes. A desvinculação com a matéria é a chave para uma auto estima mais bem estruturada. Quando olhamos para dentro de nós, e encontramos razões para nos amar, independente do que há foram estamos construindo nossa felicidade incondicional. 

Essa tarefa exige que nos desprendamos de conceitos destruidores, condicionamentos que nos trazem tristezas, e reflexão sobre como podemos nos transformar a partir do nosso livre arbítrio. 

Deus está em nós! E a qualquer sinal de vontade maior pela aceitação e reconhecimento da vida que temos, impulsionará a ação de Deus na sua consciência de que a auto estima é o amor próprio desprendido de tudo e todos. 

Auto Estima

Nossos valores 

A nossa auto estima deve ser cultivada por valores espirituais voltados ao amor, a sentimentos elevados a prática do bem. Por mais que as situações da vida e as pessoas nos apareçam com distorções de valores, o nosso posicionamento sobre os acontecimentos trará bem estar a nós mesmos. 

Nada pode nos atingir definitivamente, se estamos conscientes que o poder do ser está na nossa consciência. Antes de vivermos como seres humanos, somos uma centelha divina de consciência aprisionada em nossos valores baixos.

Coloque agora mesmo em prática essas dicas, para alcançar cada vez mais resultados extraordinários em sua vida. Se gostou do artigo, curta e compartilhe conhecimento. Gratidão por ler até aqui... 

Implementação: 

Felicidade roubada: Um romance psicológico sobre os fantasmas da emoção que estão dentro de nós e que sabotam a nossa felicidade 

E se de repente você perdesse a capacidade de fazer aquilo que dá sentido à sua vida? E se fosse paralisado por seus medos? Alan de Alcântara é um bem-sucedido neurocirurgião que dedica grande parte de seu tempo à medicina. cético e pragmático, não reconhece qualquer sinal de fraqueza em si e tem dificuldade em lidar com pessoas lentas. Sua vida profissional suga toda a sua energia, e, apesar de amar sua esperta filha Lucila e sua adorável esposa Claudia, mal convive com elas. Pensa que o amor é algo incondicional e não precisa de cuidado... 

Durante uma cirurgia, no entanto, Alan é acometido por uma crise de pânico e não é capaz de terminar o procedimento, deixando a responsabilidade para seu auxiliar. Ele pensa estar sofrendo um ataque cardíaco, e não admite o diagnóstico: transtorno psíquico. Em hipótese alguma, seu mal-estar poderia ter origem emocional. Isso é para fracos, acredita o médico. Alan verá suas certezas desmoronarem diante de doença; que irá significar, em última instância, uma oportunidade rara de ele se reconstruir como ser humano. Boa leitura... 

Comentários