Saiba quais são as funcionalidades disponíveis nos melhores CRM do mercado
Escolher uma boa ferramenta de Customer Relationship Management (CRM - Relacionamento com o Cliente) pode ser complicado. São muitas as opções disponíveis no mercado, cada uma com características diferentes.
Isso pode levar às perguntas: afinal quais funcionalidades os melhores CRMs têm? O que procurar em softwares desse tipo? Neste artigo, trazemos as principais possibilidades que um bom CRM deve oferecer para facilitar o dia a dia da equipe comercial. Acompanhe!
Mas, o que é um CRM?
CRM (Customer Relationship Management) ou em português, gestão de relacionamento com o cliente, é um sistema que permite registrar e organizar todos pontos de um contato que um consumidor tem com o vendedor de uma empresa.
Assim, quando o profissional de vendas entra em contato com um possível cliente, consegue armazenar na ferramenta dados como nome, endereço, telefone, visitas ao site e descrição de cada uma das interações. Dessa forma, dados de clientes, leads e oportunidades ficam reunidos no mesmo lugar.
Vai muito além de uma lista de contatos: o CRM permite que sua empresa construa um relacionamento duradouro com clientes e ofereça a melhor experiência aos consumidores durante todo o processo de venda.
Além de organizar o dia a dia de trabalho, o CRM também é importante para fazer abordagens mais eficientes. Assim, da próxima vez que tiver que entrar em contato, o vendedor terá à disposição o histórico de informações trocadas durante as ligações anteriores.
E o melhor é que esse tipo de ferramenta é cada vez mais acessível: antes difícil e caro de implementar, hoje o CRM está disponível para todas as empresas, em opções baratas e fáceis de usar.
As vantagens de usar um sistema CRM
Quando uma empresa está começando, controlar os seus clientes usando planilhas e agenda é possível, ainda que seja comum perder tempo e oportunidades no processo.
À medida que a empresa crescer, no entanto, esse tipo de ferramenta improvisada vai se tornando cada vez mais um empecilho para o sucesso da empresa. Planilhas são difíceis de atualizar, interpretar e compartilhar com o time; anotações e e-mails acabam perdidos; a comunicação entre vendedores fica prejudicada.
O principal problemas é que seus dados mais importantes estão espalhados em lugares diferentes, o que torna complicado compartilhar as informações com todos e trabalhar de maneira colaborativa.
Como o CRM opera
Um CRM pode operar de duas maneiras: no próprio computador ou na nuvem. O segundo grupo é mais prático e moderno, já que não exige a compra de servidores, nem uma equipe de TI no local para fazer a manutenção.
O software armazenado na nuvem, por outro lado, pode ser acessado a partir de qualquer navegador ou mesmo de dispositivos móveis, o que dá flexibilidade ao vendedor, que pode trabalhar e acompanhar seus contatos de qualquer lugar e de forma colaborativa - basta ter um usuário e uma senha.
O armazenamento na nuvem proporciona ainda outras vantagens, como segurança (os dados estão em servidores externos, espalhados pelo mundo), atualização automática e redução de custos. Sem planilhas ou anotações bagunçadas e começando as com os dados do cliente em potencial na manga, o resultado é um time de vendas mais produtivo e eficiente, realizando um processo de vendas simplificando e acelerado.
Quais funcionalidades é possível encontrar nos melhores CRMs do mercado?
A seguir, as 7 principais funcionalidades que os melhores CRMs do mercado têm. É nelas que você deve se atentar ao escolher um para a sua empresa.
1. Armazenamento na nuvem
O cloud computing, ou armazenamento na nuvem, é a tecnologia que permite acessar documentos e softwares sem que eles estejam armazenados no computador. Os dados ficam em servidores externos e podem ser acessados a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, pelos usuários que possuírem login e senha.
Quando as primeiras ferramentas de CRM surgiram, o mais comum era que fossem armazenadas no servidor local. Porém, atualmente, os melhores CRMs ficam armazenados na nuvem. Isso traz uma série de benefícios. Primeiro, a empresa que contrata o software não tem custos de manutenção nem de instalação. Além disso, o acesso remoto à ferramenta permite que se trabalhe de qualquer lugar.
2. Criação de múltiplos funis de vendas
O funil de vendas é um modelo estratégico que mostra a jornada que o cliente percorre com uma empresa, desde o primeiro contato até o fechamento do negócio. Uma ferramenta de CRM é bastante útil nesse sentido, pois permite fazer a gestão do funil.
Por isso, os melhores CRMs do mercado permitem criar etapas padronizadas, facilitando as atividades no dia a dia. A equipe consegue ter uma visão transparente das negociações em andamento e priorizar as melhores oportunidades.
Boas ferramentas oferecem ainda a possibilidade de criar múltiplos funis, por equipe, produto ou canal de entrada. É possível criar funis dedicados com etapas, tarefas e metas para cada um, acompanhando os resultados por meio de relatórios automáticos.
3. Criação de lembretes de tarefas prioritárias
Esquecer de fazer follow-up com cada um dos contatos é um problema comum na área de Vendas. Por isso que os melhores CRMs permitem a criação de lembretes para as tarefas prioritárias, o que torna o dia a dia do vendedor mais organizado e produtivo. O profissional consegue saber quais negociações precisam de mais atenção, seja um primeiro contato ou uma tarefa de acompanhamento da negociação.
4. Integrações com outras ferramentas que a empresa utiliza
É importante que a contratação de uma ferramenta de CRM não altere muito a rotina da equipe de vendas. Se for preciso fazer mudanças muito drásticas, o risco que se corre é o de que o software acabe não sendo utilizado.
Por isso, uma boa funcionalidade a se procurar em um CRM é a possibilidade de fazer integrações com outras ferramentas que a empresa já usa, como plataforma de automação de Marketing, software financeiro e software de atendimento ao cliente.
5. Formas integradas de entrar em contato com os clientes
Os melhores CRMs do mercado também trazem formas integradas de entrar em contato com os clientes, de modo que o vendedor possa telefonar, enviar e-mails e mensagens de WhatsApp dentro da mesma plataforma.
Assim como a integração com outras ferramentas que a empresa utiliza, sobre a qual falamos anteriormente, não ter que alternar entre diversos softwares para realizar as tarefas de vendas contribui para que a equipe adote o CRM com mais facilidade.
6. Registro automático das atividades com cada cliente em potencial
Registrar automaticamente os contatos que o potencial cliente teve com a empresa é outra funcionalidade dos melhores CRMs.
Histórico dos materiais que baixou, e-mail enviados, ligações recebidas, reuniões com vendedores. Por meio de uma boa ferramenta, é possível ter acesso a todas essas informações, e o melhor: de maneira automática. Com base nesses dados, os vendedores podem personalizar a abordagem de vendas para fazer a oferta certa para cada contato.
7. Relatórios em tempo real
Com um bom CRM, não é preciso esperar para ter acesso a relatórios, muito menos coletar dados manualmente. Os melhores CRMs atuais permitem a visualização do desempenho do time em tempo real.
É possível acompanhar o desenvolvimento das equipes e de cada vendedor por meio de relatórios visuais, que podem ser interpretados facilmente. Com isso, é possível saber quais vendedores estão tendo dificuldades para ajudá-los a reagir antes que chegue a última semana do mês.
Aprender como superar os desafios do alinhamento entre Marketing e Vendas, e quais técnicas adotar para garantir eficiência e crescimento de oportunidades ao integrar as duas áreas, poderá entregar uma experiência de compra fantástica para o cliente. Se gostou do artigo, curta e compartilhe conhecimento. Gratidão por ler até aqui...
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