Enterprise Resource Planning

Enterprise Resource Planning

ERP: Saiba o que é, e como relacionar com a sua estratégia de marketing 

ERP (Enterprise Resource Planning) é um software que tem a função de integrar todas as áreas da empresa, controlar todas as informações e dar mais poder de gestão e decisão para seus proprietários, diretores e gerentes. Além disso, um ERP ajuda outras áreas como: compras, vendas, estoque, produção, etc. 

Você já ouviu falar em sistema de gestão ERP? O termo inglês Enterprise Resource Planning (ou ERP) significa, em português, planejamento de recursos empresariais. 

Essa tradução tem como base a tarefa inicial que o software pretende atender: integrar todas as áreas da empresa, controlar todas as informações e dar mais poder de gestão decisão para seus proprietários, diretores e gerentes. 

Quase sempre que falamos sobre sistema de gestão, as pessoas pensam em utilizá-lo para melhorar apenas a gestão financeira da empresa. No entanto essa é apenas uma das áreas que podem ser beneficiadas pelo uso de um ERP. 

Compras, vendas, estoque, produção, qualidade e até o departamento de comunicação podem ser otimizados. Nest post, listamos como relacionar um ERP com a sua estratégia de marketing. Confira: 

1. Melhorar o relacionamento com clientes 

Com o ERP, é possível organizar todas as informações referentes aos clientes para auxiliar o gestor na tomada de decisões estratégicas, principalmente em marketing. A possibilidade de filtrar os seus contatos com base nos critérios que são valiosos para o seu negócio permite criar campanhas segmentadas e com uma abordagem personalizada. 

Um exemplo é enviar uma newsletter sobre novos produtos para clientes que não realizam uma compra há mais de 90 dias. Outra vantagem é de estreitar o relacionamento com essa base. Os clientes gostam de ser lembrados. 

Uma ideia bacana é enviar um email de desconto exclusivo no dia do aniversário da pessoa. Criar ações de relacionamento em datas comemorativas relevantes para os segmento de atuação da empresa também pode gerar bons retornos. 

Com essas valiosas informações do sistema ERP e com uma ferramenta de automação de marketing é possível criar fluxos de automação e falar com o público ideal no momento correto, fortalecendo a marca, fidelizando clientes e otimizando tempo. 

2. Aumentar as vendas 

Ao usar um ERP, a empresa pode acompanhar com mais facilidade propostas e orçamentos que não foram respondidos. Avaliar os histórico de cada lead e compartilhar esses dados com a equipe comercial para se fazer contatos com certeza irá gerar novas vendas. O controle de ações de vendas e estoque pode auxiliar na avaliação de possibilidades novas para o seu negócio. 

É possível criar ações de divulgação para produtos estocados em excesso; ou garantir que uma venda ilegal não ocorra, já que vender um produto que não consta no armazenamento configura publicidade enganosa. Já imaginou divulgar uma mercadoria e descobrir que ela não está no estoque por falta de um sistema de gestão? 

3. Relatórios para provar retorno do investimento das ações 

Ter relatórios completos e com informações-chave para avaliar gastos, despesas, contas a pagar e a receber e fluxo do caixa é mais uma das funções que todas as empresas precisam ter e que um bom ERP está apto a entregar, sem precisar que outras ferramentas de BI sejam adquiridas. 

A partir desses dados, o gestor também consegue mensurar o Retorno sobre o Investimento (ROI), das estratégias de marketing e assim medir os resultados das campanhas e sua eficiência. Isso também dá mais segurança na aplicação do investimento, possibilitando tomadas de decisões mais precisas. 

Qual sistema ERP utilizar? 

Aliar um ERP com a estratégia de marketing pode ser uma das melhores parcerias que você já fez no seu negócio. Não se trata apenas de fazer boas publicidades e, sim, alinhar os processos de todas áreas com os setor de comunicação, permitindo que as metas sejam alcançadas. Mas qual ERP utilizar
  • O primeiro passo é apostar em uma solução personalizada, pois cada empresa tem seu perfil e seus objetivos. Assim, um bom software de gestão deve oferecer a possibilidade de se adaptar ás demandas e às especificidades de cada negócio; 
  • Integrar os dados de todos os setores da empresa - desde estoque até o financeiro, passando por compras e vendas - também é característica de um sistema completo; 
  • Bons ERPs oferecem recursos como a gestão automática de relatórios e tabelas, além de gráficos dinâmicos para a análise dos dados; 
  • Antes de contratar um ERP, verifique se oferece soluções de automação para agilizar os processos operacionais, tais como renovação de contratos e reposições para o estoque de maneira automatizada. Lembre-se de que o sistema precisa facilitar os processos operacionais; 
  • Ter uma tela intuitiva é também fundamental para a análise das informações. O sistema precisa ser simples completo e fácil de operar; 
  • Um software pode ser instalado de forma local (com servidores físicos) e ser acessado pela nuvem, ou seja, com o uso de uma conexão com a internet. É necessário escolher o melhore formato para o seu negócio
Vale lembrar, claro, que outros pontos também devem ser observados antes da contratação desse tipo de serviço: 
  • A empresa de ERP oferecerá apoio técnico constante e preventivo; 
  • A curva de aprendizado para os funcionários sobre o uso de sistema será rápida; 
  • O preço do ERP é condizente com o tamanho da minha empresa? 

Quando a tecnologia ajuda na redução de custos nas empresas? 

Para gestores que buscam melhorar sua eficiência operacional e ao mesmo tempo querem reduzir custos e despesas, é importante conhecer alguns recursos tecnológicos adequados a esse desafio. Elas demandam investimento e trazem retorno mensurável, seja na redução de gastos desnecessários, aumento de produtividade e eficiência operacional. Acompanhe! 

Economizando tempo e dinheiro com um ERP 

O ERP oferece uma espécie de radiografia do seu negócio, com registro de tudo o que entra e tudo o que sai. Do planejamento da produção até o acompanhamento das vendas e do resultado da empresa, o ERP gera informações que ajudam a reduzir custos do dia a dia. Alguns exemplos são: 

Aquisição de matéria prima: 

Com um sistema de gestão integrado, você pode fazer um controle diário de estoque e ser informado pelo sistema sobre a necessidade real de renovação. Isso ajuda seu negócio a reduzir os custos relacionados a espaço de armazenamento, transporte e possíveis perdas. 

Dimensionamento de produção: 

Com o ERP, é possível fazer um planejamento de produção baseado em dados reais de mercado e com aproveitamento máximo dos equipamentos e equipes. Assim, sua empresa evita horas adicionais, paradas imprevistas de manutenção de equipamentos e produção abaixo ou acima do que o mercado tem capacidade de absorver. 

Orçamentos e precificação bem dimensionados: 

O conhecimento dos produtos e serviços é fundamental para a boa precificação. Muitas vezes, as empresas perdem dinheiro por não conhecerem em detalhes sua estrutura de custos e despesas. Outras, deixam de fazer a correta alocação por produtos. O ERP gera indicadores de forma automática e permite saber qual a relação entre custos e receitas de cada produto/serviço. 

Reduzindo custos com um CRM 

O CRM é uma solução que permite acompanhar todo o relacionamento que sua empresa tem com o cliente, seja nos contatos iniciais, na venda e ou pós-venda. Com o CRM, sua empresa consegue identificar os clientes mais rentáveis, os que compram com maior frequência e os que precisam de mais relacionamento. 

Foco nos clientes com maior potencial: 

Com um sistema de CRM, suas equipes de vendas podem se concentrar nos contratos de maior potencial e evitar os custos de visitar clientes com baixa probabilidade de compra ou negócios de pouco potencial. 

Indicadores em tempo real: 

Indicadores contribuem para que sua empresa possa acompanhar o cliente em todos os pontos de contato, enxergar oportunidades e agir com rapidez caso haja algum problema que possa gerar custos. 

Ganho de tempo com informações centralizadas: 

Todos os pontos de contato do cliente com a empresa ficam registrados no CRM. Isso reduz custo com o levantamento nas diferentes bases de dados, otimiza o trabalho dos responsáveis por esse monitoramento e, ajuda a identificar possíveis oportunidades ou falhas no processo. 

Redução de erros: 

Quando o CRM é utilizado de maneira adequada, ele reduz custos que resultam em erros, duplicidade de esforços e perda de tempo com a busca de informações. 

Economize com a automação de relacionamento e de Marketing Digital 

As tecnologias que dão apoio ao Marketing Digital funcionam de maneira integrada com o ERP e o CRM, permitindo que a empresa automatize uma série de tarefas de relacionamento e venda. Com isso, é possível otimizar as horas trabalhadas, optar por equipes mais enxutas e obter resultados mais eficazes. Alguns exemplos das economias de uma plataforma de automação. 

Controle automatizado dos contatos: 

Esse tipo de controle reduz a necessidade de equipes dedicadas ao acompanhamento individual. Tudo é programado para ser feito de maneira automática. 

Equipes enxutas: 

Desde a atração por meio de conteúdos, até o fechamento das vendas, as rotinas de automação mantém o relacionamento ativo, sem a necessidade de grandes equipes de telemarketing e vendas, por exemplo, o que pode gerar grande redução de custos nas empresas. 

Testes A/B: 

Todo esse processo de testes gera indicadores que podem ser analisados, estudados e acompanhados para levar ao melhor resultado possível. Os números permitem testar variáveis e escolher as alternativas mais inteligentes e lucrativas, o que evita o desperdício de recursos com estratégias inadequadas. 

Viu como é possível atuar na redução de custos nas empresas? Investir em tecnologias que integram sua empresa e permitem enxergar todos os processos, e gerenciar todos os indicadores, ajudam a identificar seus custos e atuar sobre eles. Assim, é possível eliminar o que não é necessário, identificar desperdícios, reduzir despesas e ampliar receitas. 

Com essas dicas você poderá implementar o marketing digital na sua empresa, fortalecer a sua marca e alcançar resultados cada vez melhor. Se gostou do artigo, curta e compartilhe conhecimento. Gratidão por ler até aqui... 

Implementação: 

O fim dos ERP's - Enterprise Resource Planning: novas tecnologias e seus impactos sobre os sistemas ERP 

Vivemos, atualmente, a convergência de todas as tecnologias orientadas a processos e integração, que se unem para formar novas e revolucionárias plataformas de processamento, capazes de tomar a integração em larga escala e a automação de processos uma tarefa, antes praticamente impossível, relativamente simples, suportada por padrões e ferramentas poderosas, que mudam, completamente, a forma de se automatizarem as operações de negócios. E, é neste sentido, que o ERP tradicional, um conjunto de programas compondo um todo estruturado, já não só não atende mais aos requisitos de uma operação integrada e completa, que transcende a operação da empresa, avançando sobre a cadeia de negócios, como, principalmente, limita essa operação, impondo processos muitas vezes anacrônicos, de difícil manutenção e adaptação a variações necessárias nos modelos de negócios. Boa leitura... 

Comentários