Vendas infalíveis

Conheça 9 técnicas de vendas infalíveis para fechar mais negócios 

A competitividade no mercado exige que as empresas busquem cada vez mais por soluções inovadoras e isso impacta também as suas vendas. 

Vendas infalíveis

Qualquer negócio deve sempre buscar por diferentes técnicas de vendas infalíveis que ajudem a potencializar o poder de convencimento dos seus consumidores. Quanto mais ações e estratégias, maiores são as chances de manter seus clientes satisfeitos e atrair novos em potencial. 

Mais do que ter um produto ou serviço de qualidade, as empresas precisam investir também em estratégias que potencializem as suas vendas. Afinal, nenhuma conversão vai acontecer por conta própria, não é mesmo? Mas o que pode ser feito para manter o seu negócio atrativo para os consumidores? A boa notícia é que existem várias técnicas de vendas infalíveis para melhorar as suas conversões

Especialmente com a migração das negociações para o ambiente online, os vendedores precisam adotar outras posturas na hora das vendas. A comunicação e as suas estratégias devem mudar, assim como o maior conhecimento sobre ferramentas e conceitos de Marketing Digital, por exemplo. Ou seja, é preciso ter uma mudança de postura para conseguir vender mais dentro dos canais digitais. 

O que acha, então, de tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e conhecer 9 técnicas de vendas infalíveis para o seu negócio? Preparamos um conteúdo completo com tudo o que você precisa saber para potencializar as suas vendas no ambiente online. Acompanhe-nos nessa leitura! 

1. Ajudar o cliente a entender o que ele precisa 

A primeira coisa que você deve ter em mente é a necessidade por ajudar o cliente a entender o que ele precisa. Muitas vezes, o próprio consumidor não sabe se tem uma demanda ou não. Especialmente quando falamos em negócios B2B, isso se torna ainda mais complexo. Uma dica para investir nessa prática é usar as estratégias de Marketing de Conteúdo

A ideia é produzir conteúdos relevantes que apresentem para o consumidor um determinado problema. A partir do momento que ele se identifica com o cenário apresentado, ele começa a se perguntar se existe uma solução para aquele desafio. Quem é que tem a resposta? Os mesmos conteúdos que a sua empresa fez com o objetivo de apresentar o problema, agora, focam na apresentação das soluções oferecidas pelo seu negócio. 

2. Focar nos benefícios do produto 

O preço e a qualidade de um produto são fundamentais no processo de decisão do consumidor, não é mesmo? Mas esses dois fatores devem ser analisados pelo próprio comprador e, quando o trabalho anterior é bem feito, as chances dele impactarem a tomada de decisão se reduzem. Como? Simples: focando em todos os benefícios dos seus produtos e/ou serviços ao se comunicar com seu público-alvo. 

Lembra que você apresentou os desafios que o consumidor tem na etapa anterior? Agora você vai mostrar para ele os motivos que fazem da sua opção a mais atrativa e indicada para ele. Focando na apresentação dos benefícios e vantagens, ele começa a entender o impacto que as suas soluções podem gerar e tem grandes chances de acabar tendendo para uma conversão. 

3. Ser honesto estabelecendo uma relação de confiança com o cliente 

Mas os dois itens anteriores só vão funcionar se as suas estratégias de comunicação tiverem uma característica importante: honestidade. De que adianta fazer ações apresentando benefícios que, na prática, não estarão presentes na sua solução? Ou aumentando pontos positivos? Para construir uma relação de confiança com o seu público, ser honesto ao apresentar as características do produto é essencial. 

Isso vai garantir não apenas as maiores chances de conseguir uma conversão, mas também no trabalho de fidelização de clientes para o seu negócio. Além disso, os consumidores são cada vez mais exigentes e buscam por referências antes de tomar uma decisão. Seja por meio do marketing boca a boca, seja buscando na internet, eles vão encontrar avaliações de outros consumidores sobre as suas ofertas. 

4. Identificar as possíveis objeções 

Outro papel importante entre as técnicas de vendas infalíveis é a preparação para a rejeição. Ou seja, identificar previamente as possíveis objeções do cliente para já traçar uma estratégia em resposta. Imagine que o preço possa ser um problema, tudo bem? Uma dica, então, é mostrar como a economia gerada com o seu produto ao longo dos meses pode acabar resultando em um investimento menor no longo prazo. 

O cliente acha que vai ter dificuldade em implementar o seu produto no dia a dia de trabalho? Ou não sabe como instalar o seu produto? Já solucione a possível objeção ao ofertar manuais e guias que mostram um passo a passo para lidar em cada situação. Ou, ainda melhor, ofereça um atendimento próximo e completo para que os consumidores tenham todo o suporte no pós-venda. 

5. Criar um senso de urgência 

No momento em que você estiver apresentando ao cliente o problema que ele tem, uma excelente maneira de estimular a conversão é criando um senso de urgência nele. Isso não significa enganar ou inventar determinada situação, pelo contrário, se trata de apresentar, com fatos, como a solução mais rápida aumenta as chances de que o negócio dele tenha um melhor desempenho, por exemplo. 

Imagine que uma dor do cliente acabe afetando diretamente a rentabilidade do negócio como um todo. Focar as suas estratégias de comunicação em mostrar como a solução rápida desse cenário pode reduzir o desperdício de recursos financeiros é um exemplo do que pode ser feito. Ou mostrar como a concorrência está se preparando, por exemplo. Tudo para acelerar o processo de compra. 

6. Focar nas pessoas que já são clientes da empresa 

A busca por novos clientes é muito importante, sendo uma estratégia relevante para aumentar ainda mais a sua base de consumidores e, consequentemente, o seu faturamento. Mas é preciso entender que não basta olhar apenas para a conversão, é fundamental focar nas pessoas que já são clientes do seu negócio. A criação de estratégias de atração é essencial, mas é necessário olhar para as ações de retenção também. 

Isso significa investir em estratégias que aumentem a satisfação de quem já é consumidor do seu produto. O que pode representar, por exemplo, um aumento do ticket médio, do LTV e até mesmo da sua taxa de retenção de clientes. Na prática, são ações que contribuem diretamente para a construção de uma empresa muito mais sustentável para o médio e longo prazos. 

7. Apresentar referências 

O consumidor também quer visualizar as suas soluções de maneira palpável. Nada melhor, então, do que apresentar referências que comprovem a eficiência do seu produto e serviço. Uma estratégia muito comum nesse aspecto é produzir cases de sucesso, ou seja, mostrar como o que você tem para oferecer já foi muito útil para outros consumidores. 

Apresentando esses exemplos práticos, o poder de convencimento do seu discurso de venda se torna muito mais forte. Afinal, como discutir com fatos? Como não se interessar por casos reais de sucesso com aquele produto? 

8. Utilizar os gatilhos mentais 

Outra estratégia muito interessante para vender mais de forma eficiente é a partir do uso de gatilhos mentais. A intenção principal é conectar consumidor e o vendedor a partir de pontos em comum, construindo e o vendedor a partir de pontos em comum, construindo um vínculo maior entre as duas partes, gerando empatia na relação e, dessa maneira, fortalecendo as chances de conseguir uma conversão ao final do processo. 

Mais acima falamos sobre criar um senso de urgência, certo? Se trata de um gatilho mental. Mas existe outras maneiras que podem ajudar, como o foco na dor, que também mencionamos mais acima, ou mesmo da escassez, reforçando que aquela oferta, por exemplo, vai acabar em pouco tempo. Basicamente, se trata de um estímulo para que o consumidor acelere o seu processo de decisão. 

9. Demonstre toda a atenção focada no cliente 

Por fim, uma técnica de venda infalível é basear toda a sua estratégia no conceito de Customer Centric. Ou seja, colocar o consumidor como foco de todo o seu processo de venda. A ideia é priorizar a satisfação do cliente em potencial em cada etapa da jornada de compra, garantindo que ele tenha todo o suporte necessário para tomar a melhor decisão ao final desse processo. 

Mas muita atenção: isso significa até mesmo o atendimento no pós-venda. Afinal, esse processo não acaba mais quando uma venda é feita, é preciso se colocar à disposição para solucionar eventuais problemas, como uma dificuldade de utilização do produto ou até mesmo uma necessidade de troca, caso esteja falando de um e-commerce, por exemplo. 

Viu? Existem muitas técnicas de vendas infalíveis no mercado, mas o mais importante é continuar buscando por soluções e estratégias que ajudem a manter o seu negócio ainda mais eficiente e dinâmico. Se gostou do artigo, curta e compartilhe conhecimento. Gratidão por ler até aqui... 

Implementação: 

Alta Performance em Vendas 

"Alta Performance em Vendas", traz orientações para que o profissional desenvolva relações bem-sucedidas com seus clientes. O livro inclui dicas específicas para cada estágio do processo de vendas, entre elas estão: como dar prosseguimento a antigas contas e conquistar novas; a importância de fazer uma pesquisa antes de se aproximar de clientes potenciais; como perceber a necessidade dos clientes, seu interesse principal, o critério para a compra e o seu motivo preponderante; como encontrar o responsável pelas decisões; como vender suplantando as questões de preço, e muito mais. Com mais de cem exemplos de vendedores bem-sucedidos nas mais diversas áreas de produtos e serviços, este livro reúne conselhos práticos para transformar cada desafio em uma nova oportunidade. Boa leitura... 

Comentários