Bot de vendas

O que é, como criar um e como usá-lo para vender mais 

Quer usar um bot de vendas no seu negócio? Veja o que são, suas semelhanças com um chatbot, quais estratégias usar para criá-los e as boas práticas para personalizá-lo eficientemente e de acordo com seu nicho e público-alvo. 

Bot de vendas

Um bot de vendas pode contribuir bastante para o aumento da conversão de campanhas de marketing. E, é fácil imaginar o motivo, afinal de contas, um robô é capaz de automatizar a operação com qualidade em larga escala

É importante entender como aplicá-lo já que, em algumas etapas da jornada do cliente ou segmentos de negócio, o relacionamento pessoal é muito valioso para a concretização da venda. Ou seja, para usar um bot de vendas eficientemente é preciso avaliar se ele está condizente com sua estratégia e público. 

Mas, como criar e utilizá-lo na estratégia do negócio? Neste artigo, preparamos um guia rápido para você entender. Acompanhe e você vai entender tudo isso: 

O que são os bots de vendas e os chatbots? 

Bots, que na verdade é uma abreviação em inglês de robot ou, robô, são softwares desenvolvidos para criarem interações e comandos. No caso de vendas, podem ser usados para fazer a recepção de potenciais clientes, ajudarem na segmentação, direcionamento e até na solução de dúvidas no pós-venda

Ou seja, de maneira automatizada e com informações previamente mapeadas, o bot vai interagir com o público como se fosse uma conversa investigativa e, a partir das respostas recebidas, vai conduzir a interação até a próxima etapa, seja o contato com um vendedor, seja a oferta de um produto específico do e-commerce com links de pagamento para a aquisição. 

Muitos bots são programados para conversas em chats, sendo assim, chamados de chatbots, a diferença é que ele tem um propósito específico e, por vezes, funcionalidades para a conversão da venda ainda durante a interação online. 

Mas, como criá-los? A tecnologia e mão-de-obra são caras? Essas são dúvidas importantes para o negócio, afinal de contas, pode envolver investimentos que precisam ser compensados com resultados gerados. Vejamos a seguir! 

Como criar um bot de vendas? 

Criar um bot de vendas envolve, antes de tudo, estratégia. Afinal, qual será sua funcionalidade? Eles podem ser desenvolvidos para diferentes etapas da compra, seja como um funil de vendas que filtra os leads ideais para um produto, seja como ferramenta de venda que orienta o cliente no fechamento da compra. Então, vejamos um passo a passo básico. 

Determine qual será o propósito do bot de vendas 

Com sua jornada de vendas, avalie em qual etapa é mais interessante introduzir uma automatização. Vale lembrar que em alguns segmentos, o contato direto com o cliente pode ser um diferencial. Então, nesses casos, ele pode ser mais interessante para captar potenciais vendas. 

Essa decisão também pode usar como critério qual etapa comercial é mais operacional. Assim, ela pode ser automatizada, gerar dados e desafogar a equipe de vendas, permitindo que ela dedique seu tempo para as demais atividades do setor. 

Escolha qual será o canal em que o bot vai operar 

É possível desenvolver bot de vendas para o e-commerce, Slack Messenger e até WhatsApp. É importante ponderar sobre o comportamento dos seus clientes. Qual o canal aonde eles mais interagem com o negócio? e, qual cria mais oportunidade de vendas? 

Veja qual a plataforma ideal para criar o bot 

Alguns dos canais que citamos anteriormente, como é o caso do Messenger, oferecem bibliotecas de informações para quem deseja criar um bot para a ferramenta. Todavia, também existem plataformas que até facilitam o processo de desenvolvimento, exigindo muito menos de conhecimentos de programação. Algumas delas, são: 
  • Hubspot 
  • Botsify 
Ou seja, criar um bot de vendas não é complexo e existem ferramentas disponíveis no mercado, inclusive gratuitamente, que permitem que qualquer profissional desenvolva um chatbot para seu negócio. É claro que essas versões serão mais básicas e com menor fator de personalização. Mas para testar a ferramenta na jornada de compra e canais, pode ser uma boa prática começar com soluções de pouco ou nenhum investimento. 

Acione a equipe de marketing para personalizar o bot 

Como o bot precisa recriar uma interação humana, ou bem próximo disso, o caminho natural e mais estratégico para isso é personalizar suas frases, personagem e layout de acordo com a estratégia de marketing digital do negócio. 

Por isso, acione a equipe de marketing e a envolva com os responsáveis pela programação do bot para que ele seja desenvolvido já com a imagem que desejam transmitir para os clientes

Construa fluxos possíveis para o bot 

Um bot de vendas deve contemplar os principais (ou todos) os caminhos que um cliente pode fazer durante sua interação. Em uma venda por e-commerce, por exemplo, quando o cliente já estiver finalizando a venda, pode decidir voltar para a área de compras. 

Assim, o bot deve ter interações que o questionem se ele não precisa de algo mais, assim como orientações de como voltar a loja sem perder sua seleção prévia do carrinho. Em chatbot de pós-vendas, para ajudar no sucesso do cliente com o produto, as principais dúvidas e boas práticas de uso devem estar mapeadas no fluxo do bot. 

Conecte o bot ao canal e faça testes 

Depois de todo desenvolvimento, faça as devidas conexões com o canal em que ele será operacionalizado. As próprias plataformas oferecem o passo a passo simplificado para realizar esse processo. Também é recomendado fazer testes para garantir que a experiência está de acordo com o que foi planejado. Por fim, divulgue seu bot de vendas nos seus canais, publicidade e mais. 

Como usar um bot para vender mais? 

Agora que você já sabe como criar um bot de vendas, é hora de pensar em maneiras de torná-lo mais eficiente para a conversão. Confira 4 dicas a seguir: 

1. Trabalhe todos os argumentos de vendas 

O primeiro ponto, e talvez o mais básico, é que todos os argumentos de vendas devem estar presentes no fluxo do bot. Isso vai garantir que o potencial cliente faça considerações positivas sobre a aquisição. 

Vale lembrar que o bot pode ser usado em diferentes etapas do processo de conversão, mas ainda assim, trazer informações que garantam que a solução vai atender as necessidades do comprador é essencial. 

2. Traga ofertas especiais para o bot de vendas 

Outra forma de aumentar as conversões pelo bot de vendas é criar ofertas especiais para o canal. Isso vai fazer com que mais pessoas realizem suas compras a partir dele, e, também, vai diminuir os custos comerciais da venda, afinal de contas, ela será conduzida por um bot e não vendedor. 

Ou seja, nenhum cliente precisará aguardar na fila para ser atendido, poderá realizar sua compra simultaneamente com todos os outros. 

3. Crie interações que estimule vendas complementares 

O bot também pode oferecer produtos que outros clientes compraram com o mesmo item que o cliente está comprando, estimulando o aumento do ticket médio da compra. Ou, tal oferta pode estar relacionada com a melhoria da experiência de uso. 

Comprar um smartphone e a capa para sua proteção, por exemplo, vai facilitar a vida do comprador e também garantir segurança para o produto recém-adquirido. 

4. Dê opções para o cliente 

O bot de vendas também podem oferecer promoções alternativas para o cliente, ou seja, ele vai ter a opção de ganhar desconto na compra à vista, ou frete grátis no parcelado, por exemplo. 

Isso vai aumentar as chances de conversão e também garantir uma boa experiência de compra pelo bot, que pode ser repetida e recomendada para outras pessoas. O bot de vendas é uma ferramenta que está em constante inovação. Ou seja, as empresas já estão usando essa solução recorrentemente, mas sempre é possível otimizar suas estratégias. 

Além dos ganhos com o aumento da conversão, a redução dos custos comerciais e a liberação do time de vendas para o atendimento mais personalizado dos clientes presenciais, o bot de vendas também garante uma experiência inovadora para o cliente. E, tudo isso, quando está bem alinhado com as estratégias de marketing. 

Aprender como superar os desafios do alinhamento entre Marketing e Vendas, e quais técnicas adotar para garantir eficiência e crescimento de oportunidades ao integrar as duas áreas, poderá entregar uma experiência de compra fantástica para o cliente. Se gostou do artigo, curta e compartilhe conhecimento. Gratidão por ler até aqui... 

Implementação: 

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