Trabalhar com Estatística é para você? Conheça habilidades necessárias e possibilidades de carreira
O profissional formado em Estatística tem uma gama de atuações no mercado de trabalho, além da oferta de bons salários. Apesar de promissor, ainda faltam profissionais formados em estatística no mercado de trabalho. Entenda mais sobre esta profissão!
A Estatística é um ciência que trabalha com o levantamento, o processamento e a análise de dados no intuito de fornecer respostas com o mínimo de incerteza, ou seja, com a menor margem de erro possível.
É fácil percebermos o trabalho do estatístico em épocas de campanha eleitoral, quando ouvimos sobre pesquisas de intenção de votos ou de satisfação com determinado governo. No entanto, essa atividade nem sempre aparece para o grande público.
Na maioria dos casos a Estatística não é a atividade fim de uma empresa, e sim uma importante ferramenta de apoio para as decisões, experimentos e projetos dentro da organização. Por não ter tanta visibilidade, a procura por esta formação ainda é pequena.
Com isso, faltam profissionais no mercado e quem desejar trabalhar com Estatística encontrará boas oportunidades, com salários interessantes e alta taxa de empregabilidade.
A profissão de Estatístico
O trabalho de um estatístico envolve planejar e coordenar o levantamento de dados por meio da aplicação de questionários, medições, entrevistas, etc. Ele organiza e analisa as informações obtidas com o objetivo de explicar certos fenômenos econômicos, naturais ou sociais. Seu trabalho está ligado à interpretação de dados para transformá-los em informações úteis.
O estatístico constrói modelos matemáticos capazes de processar esses dados, realizar análises complexas e cruzar informações. Profissionais de qualquer área precisam tomar decisões e quando essas decisões são baseadas em informações elas se tornam muito mais assertivas.
Uma das características que mais atraem profissionais de Estatística é justamente a possibilidade de atuar em diferentes áreas do conhecimento: Economia, Medicina, Computação, Administração, Biologia e Psicologia são apenas alguns exemplos.
Um indício de que a Estatística pode ser utilizada em diversas áreas é que muitos cursos de graduação possuem esta disciplina em suas grades curriculares. Administradores, sociólogos, engenheiros ou biólogos utilizam conhecimentos em Estatística para realizarem experimentos, pesquisas e previsões.
O curso
No Brasil, o curso de Estatística é encontrado em apenas uma modalidade de ensino, o bacharelado. São em média 4 ou 5 anos de intensos estudos sobre matemática e computação. O profissional de Estatística é importantíssimo na sociedade em geral (assim como todos os outros profissionais), não tem dificuldade para encontrar emprego e que a remuneração para área é bem alta.
Isso acontece porque a procura por profissionais dessa área é grande e a comunidade do curso é altíssimo. Quando dizemos que envolve muito cálculo, acreditem, envolve mesmo! O problema é que grande parte das escolas de ensino médio acaba não dando todo o suporte aos alunos nesse aspecto.
Quando chegam na faculdade, eles acabam se frustrando por não conseguir acompanhar as matérias e desistem do curso. Aqueles alunos que continuam percebem que as coisas vão ficando mais tranquilas ao longo do curso. As matérias que seguem a partir do segundo ano envolvem muita prática também, o que torna as coisas mais intuitivas.
Portanto, reflita bem se você vai acompanhar essa responsabilidade e se o curso em si vai te ajudar a alcançar seus sonhos! E se você já for formado em algum outro curso, dá para fazer Estatística como pós-graduação. Veja as matérias inclusas no curso:
- Geometria Analítica
- Cálculo
- Tópicos de Matemática
- Análise Exploratória de Dados
- Metodologia Científica
- Álgebra Linear
- Probabilidade
- Algoritmos e Programação de Computadores
- Computação
- Inferência Estatística
- Finanças
- Análise de Dados
- Análise de Regressão e Multivariada
- Processos Estocásticos
- Gestão Estatística da Qualidade
- População e Saúde
- Métodos de Amostragem
- Cálculo Diferencial e Integral
- Métodos de Estatística Paramétricos e não Paramétricos
- Estatística Computacional
Algumas das áreas mais promissoras da Estatística
A Estatística está presente em experimentos científicos, análise de risco para concessão de crédito, pesquisas de opinião para o lançamento de novos produtos, ensaios clínicos com novas vacinas e remédios, entre outros. Confira algumas das áreas mais promissoras em que um profissional de Estatística pode atuar:
Indústria
O estatístico pode sugerir análises de processos, coletar informações e detectar problemas ou oportunidades de melhoria. O controle de estoque e de ritmo de produção também pode ser ditado, entre outros fatores, pelas análises de um estatístico. Além disso, esses profissionais são fundamentais no estudo de mercado, demanda e economia, na tomada de decisão sobre uma expansão.
Setor financeiro
Bancos, operadoras de cartão de crédito e corretoras de seguros utilizam a Estatística para fazer diferentes tipos de análises financeiras e realizar estudos de risco antes de conceder créditos ou personalizar seguros. O setor financeiro é o que mais contrata estatísticos e uma das áreas que mais valorizam este profissional.
Seguradoras
Seguradoras são empresas que apostam qual é a chance de acontecer muitos problemas casuais, certo? Uma seguradora de automóveis, por exemplo, aposta que um dia teremos o carro roubado. Mas para fazer os cálculos de qual é a chance disso acontecer dado o lugar onde você mora, trabalha e estuda, o quanto a marca do seu carro é visada pelos bandidos, entre outros fatores, está lá um estatístico fazendo as análises de ocorrências e calculando qual deve ser o valor do seu seguro.
Big Data
É aplicável hoje a todo e qualquer setor e, um profissional de Estatística está altamente capacitado a trabalhar com enormes bancos de dados. Um levantamento publicado em uma revista mostra que os profissionais de big data estão entre as cinco profissões promissoras atualmente. Uma das formações que colocam os profissionais nessa área é a graduação em Estatística.
Inteligência de Mercado
A partir da análise de big data sobre um determinado nicho de mercado, é possível fazer projeções e indicar tendências mercadológicas. Muitas empresas utilizam essas riquíssimas informações, elaboradas por profissionais como estatísticos, matemáticos e engenheiros, para melhorar seu desempenho e aumentar seu lucro. Hoje existem, inclusive, empresas e consultorias especializadas nesse tipo de análise, que vendem relatórios supervaliosos às empresas contratantes.
Internet
Imagine o Google como um grande banco de dados, que precisa ser analisado constantemente para organização e análise de oportunidades de vendas de anúncios. Sempre será preciso a análise de um estatístico para precificar e classificar essa enorme fonte de informações.
Programação
O estatístico sai da faculdade preparado para criar programas de análises estatísticas e avaliações de dados. Esses programas podem ser aplicados na própria empresa onde esse profissional trabalha ou poderá trabalhar em uma consultoria de solução de problemas desse tipo para outras empresas.
Vale ressaltar que, o estatístico que trabalha nessa área é muito bem valorizado no mercado de trabalho. Hoje, muitas empresas ligadas à tecnologia contratam esses profissionais para programar e trabalhar com inteligência artificial.
Agronegócio
Para que um agricultor planeje suas atividades é necessário que ele conheça algumas estatísticas sobre, por exemplo, qual espécie produz melhor historicamente em determinado clima ou região. Previsões sobre a situação da agricultura na economia também são importantes para agrônomos e empresários do agronegócio.
Telecomunicações
Com a grande oferta de empresas de telefonia e a facilidade que o usuário encontra para trocar de operadora, as empresas de telecomunicações estão cada vez mais preocupadas com a fidelização de seus clientes.
O trabalho de um estatístico contribui para que a empresa detecte, por exemplo, níveis de satisfação ou quais são as reclamações mais recorrentes. Estas informações são úteis para que a empresa corrija as falhas mais urgentes.
Muitas pesquisas são realizadas também com o intuito de identificar quais as melhores áreas para ampliar a cobertura de sinal ou iniciar uma expansão.
Bioestatística
A bioestatística aplica os métodos estatísticos em pesquisas, experimentos ou previsões das Ciências Médias e Biológicas. Toda nova medicação, vacina ou mesmo cosmético precisa passar por uma etapa de testes.
O trabalho do estatístico já começa na definição do grupo que participará dos testes, depois passa pelo planejamento, execução e interpretação das informações obtidas durante o teste. É um trabalho de grande responsabilidade, pois qualquer pequena falha estatística pode representar danos à saúde da população em geral.
Marketing
O trabalho dos estatísticos está também na análise do desempenho de anúncios, nas tendências de mercado, no perfil dos consumidores e em muitas outras fases do Marketing e da Publicidade.
Pesquisa
Esta é a área mais conhecida e talvez a mais comum para a atuação de estatísticos. Nesse setor, a realização da pesquisa em si é a atividade fim da empresa. Governos e institutos de pesquisa como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) ou o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) são exemplos de contratantes nesta área.
Por tratar-se de uma pesquisa sobre público-alvo, faz análise sobre mercado, perfil de consumidores, e qualquer outra pesquisa e validar informações com números e dados.
Acadêmica
Além de todas essas áreas de atuação para um estatístico no mercado, os profissionais da área também podem lecionar. Fazendo uma pós-graduação, é possível entrar na área acadêmica para dar aulas em faculdades e universidades. Além disso, o curso de licenciatura em Estatística capacita os profissionais a darem aulas em escolas para turmas até o Ensino Médio.
Mercado de trabalho
Por exemplo, para uma empresa resolver migrar de uma cidade para outra, um estatístico estudou todas as possibilidades. No mesmo exemplo, se essa mesma empresa criar um novo produto, o estatístico planejou a pesquisa e analisou todos os dados de interesse da população.
Se esse produto vendeu bem foi porque o estatístico analisou todo o perfil dos possíveis consumidores e sabia que eles comprariam. Conseguindo obter lucro em relação ao custo que tem para produzir algo, não tenha dúvidas. Um estatístico estudou o processo do início ao fim.
O estatístico consegue trabalhar em vários lugares porque praticamente tudo está em torno de suas habilidades. Isso quer dizer que esse profissional não fica sem trabalho. Aliás, a maioria dos estagiários em Estatística acaba sendo efetivada antes de terminar a faculdade, tão grande é a procura.
Em 2009 eram 8 mil estatísticos formados atuando no Brasil. Em 2018, considerando que o número dobrou, seriam 16 mil profissionais, sendo que 11 mil trabalham para o IBGE. Cerca de 5 mil brasileiros para coletar pilhas e pilhas de informações de outros 214 milhões. Como se já não fosse trabalho suficiente, esses 5 mil profissionais precisam transformar esse monte de informações em dados úteis e relevantes para a empresa.
Como se especializar na área de Estatística
Uma opção para quem deseja trabalhar nesta área é fazer o curso de graduação em Estatística, que possui habilitações em bacharelado ou licenciatura. Para isso, é importante escolher um instituição bem conceituada.
De acordo com o Ministério da Educação, há 63 cursos de graduação oferecidos por universidades, faculdades e centros universitários brasileiros. Se você tem vontade de ingressar nesse curso, mas quer apostar apenas nas instituições de ensino mais bem avaliadas. Veja algumas das principais universidades reconhecidas pelo MEC que oferecem a graduação em Estatística:
- Universidade de São Paulo (USP)
- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
- Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
- Universidade Estadual de Maringá (UEM)
- Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
- Escola Nacional de Ciências de Estatísticas (Ence)
- Universidade Federal Fluminense (UFF)
- Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
- Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
- Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
- Universidade de Brasília (UnB)
- Universidade Federal de Goiás (UFG)
- Universidade Federal do Ceará (UFC)
- Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
- Universidade Federal do Pará (UFPA)
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
- Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Como você pode perceber, o estatístico trabalha com números. Logo, ficar interpretando algarismos o dia todo vai ser sua principal tarefa. Note que não precisa ser um Pitágoras da vida, mas gostar e ser apaixonado pela área do conhecimento que envolve o curso acaba sendo bem mais tranquilo.
Implementar um plano de gestão profissional poderá criar as condições propícias para o sucesso profissional e pessoal. Aproveite as dicas e invista no planejamento assertivo de suas ações. Com certeza isso potencializará suas ações e o alcance de resultados extraordinários. Se gostou do artigo, curta e compartilhe conhecimento. Gratidão por ler até aqui...
Implementação:
Estatística: o que é, para que serve, como funciona
Um livro que nos faz entender os números por trás dos fatos e apreciar a força extraordinária dos dados em diversos aspectos do cotidiano. A estatística é uma ciência que está em toda parte, muito embora seja considerada desinteressante e inacessível por envolver números e dados muitas vezes complexos. Útil, quando usada de forma correta, mas potencialmente desastrosa em mãos erradas, sua aplicação no mundo real é cada vez mais requisitada - seja em relatórios médicos, no resultado de campeonatos esportivos ou em pesquisas eleitorais. Ao falar das ideias mais importantes da disciplina sem entrar em detalhes técnicos, o autor torna a estatística palatável não só para aqueles que a estudam em salas de aula, mas para qualquer um que deseje compreender melhor os desafios do mundo em que vivemos. Boa leitura...
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário.