Suporte remoto no home office

Suporte remoto no home office

Conheça a importância de um suporte de TI remoto no home office 

O home office é uma prática cada vez mais comum. Confira cuidados importantes, como um suporte de TI remoto, para que essa modalidade funcione. 

O home office está tornando-se uma modalidade de trabalho cada vez mais comum dentro das empresas. E para que os colaboradores possam desempenhar suas funções da melhor forma, alguns cuidados são fundamentais, como um suporte de TI remoto e uma boa conexão de internet. 

Muitos são os benefícios do home office, como maior satisfação dos funcionários e aumento de melhor qualidade de vida. 

Esses fatores refletem em crescimento da produtividade, menos tempo no trânsito, liberdade para cumprir as funções e aumento do tempo com a família, entre outras vantagens. 

Porém, as empresas também precisam fazer a sua parte e seguir alguns cuidados importantes para que essa modalidade tenha sucesso e os resultados da companhia não sejam impactados negativamente. 

Confira nesse artigo 6 precauções que a sua empresa deve adotar ao proporcionar o modelo de trabalho home office aos seus colaboradores. 

1. Acessar aos arquivos da empresa 

Esse é um cuidado muito importante quando falamos em home office. Afinal, o colaborador precisa ter acesso aos arquivos e documentos necessários para desempenhar as suas atividades. 

Se esses acessos estiverem bloqueados, por exemplo, perde-se muito tempo tentando resolver a questão, principalmente a distância. Por isso, é fundamental garantir que tudo está liberado e funcionando perfeitamente antes de iniciar o trabalho remoto. 

Nesse ponto, a gestão de arquivos é essencial para as operações das empresas que podem ser feita através de diferentes formas: VPN ou por uma solução de armazenamento na nuvem

Independente da solução que escolher é muito importante garantir que todos os funcionários saibam como operar essas ferramentas, além das orientações necessárias para acessar e compartilhar todos os arquivos de forma correta e segura. 

2. Ter boa conexão de Internet 

Como toda a comunicação e acesso aos documentos serão feitos via internet, é essencial ter uma boa conexão que suporte as atividades da sua equipe. 

Problemas de conexão podem resultar, por exemplo, em vídeo chamadas interrompidas e arquivos não enviados no prazo solicitado. Consequentemente isso impacta na produtividade de todo o time e até nos resultados da empresa. 

Portanto, cabe à empresa alertar seus colaboradores home office em relação a isso e, se sentir a necessidade, inclusive orientá-los em relação à melhor opção de Internet naquela região, oferecendo uma ajuda de custo. 

3. Criar um ambiente livre de distrações 

Criar uma rotina de trabalho e preparar um ambiente para o home office são cuidados que impactam diretamente no desempenho do colaborador. 

Em casa, as distrações são muito mais tentadoras sem a supervisão direta do gestor e dos próprios colegas. Dessa forma, é muito importante que a empresa oriente seus funcionários em relação a isso. 

A televisão está ali com um capítulo imperdível do seriado, o celular recebendo mensagens a todo o momento, uma pausa para preparar um lanche. Está tudo muito mais perto e acessível. 

Intervalos são muito importantes, assim como no ambiente corporativo, mas a produtividade precisa prevalecer e os resultados serem entregues. 

4. Manter o site no ar 

O site é o cartão de visita da empresa. Com os funcionários fazendo home office, fica mais difícil, por exemplo, agendar uma visita de um possível cliente para conhecer a sede da organização. 

Dessa forma, o site desempenha esse papel de apresentar a companhia. Por isso é tão importante investir em um site bonito, intuitivo e responsivo, ou seja, que se adapta a diferentes dispositivos. 

Outro cuidado importante neste momento é garantir que o site esteja no ar e com todos os botões funcionando perfeitamente. Instabilidades e erros podem acontecer, mas é preciso monitorar de perto para corrigi-los no menor intervalo de tempo possível. 

5. Fornecer os equipamentos necessários 

Ao permitir que seus funcionários trabalharem em home office, é essencial que a empresa forneça todos os equipamentos necessários para o cumprimento das atividades. 

Além de um computador em boas condições, a companhia não pode esquecer outros acessórios fundamentais, como fones de ouvido de qualidade e mouse. 

Em um primeiro momento esses acessórios podem parecer secundários, mas ao longo dos dias e semanas podem fazer muita falta e impactar, inclusive, na qualidade da vida do funcionário. 

Afinal, a ergonomia é um dos pontos que, muitas vezes, é deixado de lado quando acontece essa migração do escritório corporativo para o modelo de trabalho home office. 

6. Disponibilizar suporte de TI remoto em caso de falhas ou problemas 

A tecnologia é a grande facilitadora do home office. É graças a ela que os colaboradores conseguem desempenhar suas funções remotamente, realizar reuniões, trocar informações e acessar os dados da companhia. 

Porém, imprevistos e problemas podem acontecer a qualquer momento e impactar o desempenho das atividades. Essas situações podem resultar em quedas nos resultados e na produtividade dos funcionários. 

Portanto, contar com um suporte de TI remoto faz toda a diferença quando esses imprevistos acontecem. Esse suporte de TI a distância está pronta para resolver instabilidades e problemas com eficiência e rapidez. 

Além disso, com o suporte de TI remoto você conta com outras vantagens, como: 
  • redução de custos, com sua empresa aumentando a eficiência nos serviços de TI; 
  • mais oportunidades de inovações; 
  • estrutura atualizada constantemente; 
  • desburocratização de processos; 
  • foco maior nos negócios; 
  • profissionais atualizados com as melhores práticas e requisitos de segurança. 
Mas, antes de escolher uma empresa que forneça serviços de suporte em TI para o seu negócio, busque saber se a empresa tem credibilidade no mercado como por exemplo, a Penso Tecnologia, que é uma empresa referência no segmento. 

Vale reforçar que a adoção do home office se tornou maior principalmente em tempos de pandemia, mas que sua utilização será uma das grandes tendências do futuro breve. Quanto antes as empresas adaptarem-se a essa nova modalidade de trabalho, mais competitiva elas estarão no mercado. 

Gratidão por ler até aqui... 

Implementação: 

Home Office e Teletrabalho 

Estamos na era digital. Essa nova realidade faz surgir um novo labor, com perfil diferente do trabalhador que tinha um posto fixo de trabalho. O novo profissional não vê o trabalho como um problema. Ao contrário, o vê como um grande aliado, com a opção de flexibilidade entre a profissão e a vida social. Os avanços tecnológicos, a Internet, as mídias sociais, as tecnologias de informação, entre outros que ainda surgirão, estão definindo a sociedade do conhecimento, cujos integrantes estão presentes em diversas atividades. 

Também chamado de teletrabalho ou trabalho remoto, o home office surgiu nos Estados Unidos, quando tecnologias como a Internet e a popularização dos dispositivos móveis permitiriam que os colaboradores passassem a trabalhar remotamente, de casa ou de outras localidades. Essa nova modalidade de trabalho trouxe desafios legislativos para assegurar que o trabalhador em home office desfrute dos mesmos direitos trabalhistas daqueles que prestam serviços dentro das empresas. Este novo momento exige dos sindicatos, patronal e de empregados, que assumam postura proativa e eficaz em seu trabalho, como conciliadores entre o empregado e o empregador. Abre-se espaço para melhores relações entre atividades econômica e profissional. Boa leitura... 

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