Tipos de templates

Tipos de templates

Template: o que é, para que serve e como aplicar no site da sua empresa 

Um template é utilizado para fazer com que o site tenha a cara da sua empresa e as funções que ela precisa executar na internet. Mas, quais são os tipos de template disponíveis? Como escolher o mais apropriado para o seu modelo de negócio? Para saber as respostas destas, perguntas, continue a leitura deste artigo! 

Toda vez que acessamos um site na internet, além do conteúdo, o que nos chama a atenção pela primeira vez é a forma como seus elementos são disponibilizados na tela, assim como suas cores, formatos  e fontes. 

Independentemente do gestor de conteúdo escolhido, esses atributos visuais e funcionais vêm do template. Como a escolha do template é uma etapa muito importante na criação do seu site, preparamos este post. Vamos lá! 

O que é um template? 

Um template, também chamado de tema, atribui ao site o aspecto visual e também funcionalidades que otimizem a sua performance. 

Quando você cria um site, um dos primeiros passos que deve dar é escolher um template para ele. É preciso levar em conta que ele transmitirá a primeiro impressão que os seus visitantes terão do site, por essa razão é importante levar em conta que ele seja atrativo. 

Diversas vezes falamos neste blog que produzir bons conteúdos é a ação principal que você deve focar para que o seu site consiga gerar bons resultados. Porém, mesmo o mais saboroso bolo não agradará se o seu visual não for apetitoso. 

Por essa razão, o template precisa estar conectado à sua identidade visual. Afinal de contas, o logotipo, fonte e cores da sua empresa não são escolhidos por acaso e sim por serem condizentes à sua marca. Logo, com o seu site não poderia ser diferente. 

Se o seu negócio é reconhecido visualmente por usar cores quentes (como vermelho, amarelo, laranja) e uma linguagem animada, não faria sentido o site ter cores frias (como branco, azul, cinza) e um linguajar mais sóbrio. Qualquer um que o acessasse poderia até mesmo pensar que se trata de outra empresa. 

Para que serve o template de site? 

Existem duas características atribuídas a sites por meio dos templates: visual e funcional. Vejamos agora cada uma delas: 

Visual do template 

Uma vez que escolha o template que seja a cara do seu site, você passa a ter a possibilidade de não apenas instalá-lo, mas também personalizá-lo de acordo com o necessário. 

É comum que os templates tragam uma versão demo, isto é, a demonstração de como o site pode ficar a partir do momento em que você o instale. Ao navegar no Theme Forest, que traz uma imensa variedade de temas, é possível ver que a maioria dispõe de demos a fim de conferir como o seu site poderá ficar. 

Porém, você não quer ter um site que seja exatamente igual a muitos outros, não é mesmo? Por isso, você deve fazer uso da customização a fim de torná-lo único. Veja, por exemplo, o demo padrão do tema Voice

Tipos de templates

E agora vamos dar uma olhada abaixo num blog que usa esse tema de maneira personalizada: 

Tipos de templates

Claro que alguns temas possuem limitações em suas customizações, sobretudo se forem gratuitos. Por isso, invista em templates premium (sobre os quais falaremos mais adiante) e também as funções que apontaremos agora. 

Funcionalidades do template 

Outra característica de um template são as funções que eles trazem para o site. Por isso, é comum que templates tragam em sua composição plugins, widgets e outros atributos que façam o site executar um desempenho específico. Vamos ver abaixo alguns exemplos de templates que apresentam funcionalidade específicas. 

1. Avada 

O Avada é um tema polivalente, pois ele pode ser aplicado a diversos tipos de sites. Isso ocorre porque o Avada não apresenta apenas um demo, mas vários baseados em assuntos específicos como agências de publicidade, restaurante, cafeterias, fotografia, academia, etc. 

Para levar as funcionalidade adequadas a uma gama tão grande de possibilidade, ele permite que você integre plugins como WooCommerce, a maior referência em criação de e-commerce

2. Shapely 

Este é um template desenvolvido pela Colorlib cuja principal característica é a criação de páginas únicas, razão pela qual algumas empresas que têm o objetivo de publicar sites one-page ou landing pages acabam optando por este tema. 

Para medir os resultados delas, o Shapely, traz em sua composição plugins como o Gravity Forms para transformar visitantes em leads e o Yoast SEO com a finalidade de adequar o conteúdo para ser exibido nos resultados de busca do Google. 

3. Bennington 

O Bennington, além de ser personalizável, é um tema leve voltado a fazer o tempo de carregamento do seu site ser reduzido para gerar, assim, uma melhor experiência para os visitantes e aumentar as chances de rankeamento (pois, a velocidade é um dos fatores considerados pelo algoritmo do Google). 

A integração com outras ferramentas - MailChimp, RD Station e Hubspot - é outro fator que otimiza as conversões ao gerar leads e MQLs a partir delas. 

Quais são os tipos de templates existentes? 

São dois tipos de templates existentes, como por exemplo no WordPress: gratuitos e premium. Ou seja, aqueles que você precisa pagar para utilizar

A escolha de qual utilizar vai depender do objetivo e das condições de cada um, por isso confiras as diferenças entre cada um. 

Templates gratuitos 

Ao criar um site manualmente no WordPress, a escolha do template é uma das primeiras opções mostradas para que ele não fique a tela branca padrão que simplesmente diz "Bem-vindo ao WordPress". 

Tipos de templates

A maioria dos temas mostrados nesta etapa são gratuitos e é voltada para a criação de blogs, pois apresentam uma tela inicial que exibe os últimos artigos publicados. Por mais que seja possível criar páginas tal como num site, o foco desses templates (como o Twenty exibido na imagem acima) costuma ser blogs. 

Por essa razão, os temas gratuitos são recomendados a blogs de empresas iniciantes ou aqueles que tenham o objetivo de criar um blog pessoal ou sem fins comerciais, porém, tendo o WordPress como CMS. 

Templates premium 

Por outro lado, os templates premium possuem mais recursos, além de aplicações tanto para blogs quanto para site. Assim, se o objetivo da empresa for criar um blog corporativo, um site institucional ou uma loja virtual, certamente você conseguirá encontrar um modelo que atenda a necessidade e o padrão visual do seu negócio. 

Conforme apontamos anteriormente, a maioria dos temas pagos são disponibilizados em sites como o Theme Forest, apesar de você também poder encontrar os sites oficiais dos temas ao fazer uma busca no Google. 

O preço dos templates variam de acordo com seus recursos, funcionalidades e suporte. Porém, o valor médio costuma ficar em torno de 69 dólares americanos, o que inclui não apenas o arquivo de instalação do template, mas também o suporte. 

Aliás, o suporte é um dos maiores diferenciais dos templates premium, pois contam com uma equipe dedicada a tirar dúvidas e ajudar os clientes a adequarem os temas para o objetivo da empresa, além de pedir auxílio caso ocorra algum problema ou erro durante o uso. 

Como aplicar o template no site da sua empresa? 

Ao escolher o template que você quer aplicar no seu site, há dois caminhos para fazer isso: por exemplo, pelo WordPress, ou a partir de um arquivo zipado. 

Como aplicar o template pelo WordPress 

Para fazer a aplicação do template por meio do próprio WordPress é bem simples, pois pode ser realizado a partir do dashboard do CMS. 

Primeiro, clique em "Aparência" no painel que fica na parte esquerda da tela. Em seguida, clique em Temas. 

Tipos de templates

O WordPress apresenta alguns templates gratuitos na tela inicial, basta colocar o cursos em cima e clicar em Ativar para instalá-lo. 

Após fazer isso, um campo relacionado ao tema poderá aparecer no dashboard. Caso isso não aconteça, ao ir novamente em "Aparência" / "Tema", você pode clicar na opção "Personalizar" para ter acesso às ferramentas de customização. 

Como aplicar o template usando um arquivo zip 

Outra maneira de instalar o template no site é a partir do arquivo que, geralmente, vem num arquivo no formato zip. Quando você compra um tema premium, a empresa que o oferece costuma disponibilizar um link de download que leva você até esse arquivo. 

Contudo, você não precisa fazer a descompactação dele a exemplo de outros arquivos zipados. Para instalá-lo no seu site em WordPress, dentro de "Aparência" / "Temas", clique em "Adicionar novo", depois em "Enviar tema". Em seguida, você deverá fazer o upload do arquivo e clicar no botão que diz "Instalar agora". 

Como escolher o template ideal para a sua empresa? 

Agora que você sabe o que são templates e quais são as suas funcionalidades, deve estar se perguntando como escolher o mais apropriado para o seu negócio, não é mesmo? Basicamente, você deve levar em conta o visual, as funções e a performance. 

O visual deve ser condizente com a linguagem da sua empresa tal como dissemos no começo do post e o mesmo vale para as funcionalidades que ele traz que atendam as necessidades que o negócio tem. 

Porém, a performance não pode ser deixada de lado, embora algumas pessoas a esqueçam. Temas que trazem muitos plugins podem deixar o site pesado, o que atrapalha a experiência de navegação e também o rankeamento. 

Essas características de um bom template são válidas tanto para sites quanto para blogs apesar de eles terem uma proposta diferente dentro da sua estratégia de Marketing Digital. 

Aliás, agora que você chegou até aqui e aprendeu tudo sobre templates para sites, que tal saber também como criar um blog de sucesso para o seu negócio? Coloque agora mesmo em práticas essas dicas, para alcançar resultados extraordinários. Se gostou do artigo, curta e compartilhe conhecimento. Gratidão por ler até aqui... 

Implementação: 

Guia de templates para gerenciamento de projetos 

Este valioso guia apresenta um conjunto de modelos de formulários e relatórios que o ajudarão desde o aspirante a gerente de projetos até os experts na área a colocar efetivamente em prática todos os conceitos descritos no Guia PMBOK 5ª Edição. Pensado para auxiliar tanto os jovens quanto os mais experientes a lidar com todos os aspectos de um projeto, este "Guia de Templates" traz modelos que abrangem todos os grupos de processos: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle. Este livro servirá como um guia indispensável para coletar e organizar as informações de seu projeto ou como um método para garantir o controle e a integridade dos dados em todos os seus trabalhos. Além disso, esses templates também podem ser adotados em um nível organizacional, para criarem uma metodologia de gerenciamento de projetos fácil e reproduzível. Boa leitura... 

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