Planejamento de vendas

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10 dicas para montar seu Planejamento de Marketing e Vendas 

O ano de 2021 foi desafiador, para nos reafirmar a importância de ter uma estratégia digital bem estruturada e fortalecida. Atualmente, a tendência é que os desafios do mercado só aumentem não é mesmo? 

Mesmo com um cenário mais otimista, o varejo e outros serviços ainda podem enfrentar dificuldades na retomada econômica. Dessa forma, é fundamental que os empreendedores se adaptem a essa nova realidade e tenham um negócio capaz de se destacar no mercado

O boom que ocorreu no Marketing Digital nesses últimos anos veio para ficar. Assim, para quem deseja ter uma empresa escalável e que gera prosperidade, uma boa estratégia é um fator decisivo. Neste artigo, iremos te explicar a importância de um bom planejamento de marketing, além de dar dicas para alavancar seu negócio. Acompanhe a leitura! 

Importância do Planejamento de Marketing e Vendas 

O planejamento de Marketing e Vendas nada mais é do que reunir inúmeras atividades comerciais da empresa e adotar as melhores estratégias conhecidas para cada segmento. 

Ou seja, consiste no processo de análise e captação de informações e dados relevantes que resultam em um documento escrito, chamado de plano de Marketing e Vendas. Adotar esse planejamento é importante para quem almeja alcançar resultados satisfatórios, seguindo suas metas e objetivos. 

10 dicas para ter um planejamento de sucesso 

Se o seu objetivo é gerar leads qualificados, aumentar o tráfego do site e impulsionar seu negócio, temos dicas incríveis que irão te ajudar. Confira a seguir: 

1. Estipule um preço 

É essencial que todo planejamento de Marketing e Vendas passe pelos 4 Ps, e o primeiro deles é o preço. É necessário fazer uma pesquisa de mercado para obter um bom custo-beneficio, ou seja, produzir um produto e vender por um preço justo. Tenha como objetivo encontrar maneiras de diminuir o custo de produção sem perder a qualidade. 

É importante ressaltar que os preços estipulados impactarão em níveis diferentes de demanda, interferindo também nos objetivos de marketing. Por isso, é imprescindível compreender a curva de demanda do produto

2. Escolha o seu produto 

O produto é aquilo que será vendido, seja ele algo "palpável" ou um serviço. É essencial ter em mente que todos os investimentos de divulgação e logística terão como objetivo levá-lo ao consumidor. Para facilitar, tente responder às seguintes perguntas: 
  • Qual é o diferencial do meu produto? 
  • Este produto tem potencial para se tornar meu carro-chefe de vendas? 
  • Por que o cliente compraria o produto? 
  • Por que o cliente não compraria o produto? 
Essas perguntas devem ser respondidas sempre, antes da elaboração da estratégia de marketing. Elas nortearão a empresa em busca de melhorias internas para entregar algo de qualidade ao consumidor. 

Conhecer o seu público-alvo e o seu produto são os primeiros passos para posicionar a sua empresa no mercado. Hoje o consumidor recebe uma série de estímulos todos os dias, então se diferenciar é questão de sobrevivência! Saber os seus pontos fortes, usá-los a seu favor é uma jogada inteligente. 

3. Identifique a força da sua praça 

A praça é o local de venda do produto. Como o assunto em pauta é Marketing Digital, a intenção é conduzir o público-alvo para loja física ou site da empresa. Atualmente, com os recursos disponíveis em mídia paga, empresas conseguem focar seus recursos em alternativas que realmente trarão resultados. 

Por exemplo, imagine que você tem uma loja na cidade de São Paulo, focada na venda de alimentos. Fará sentido impactar pessoas que moram em Fortaleza? Não, por isso, segmentar para a localização específica pode ser uma boa opção. 

4. Pense na promoção 

A promoção é peça-chave para atrair novos clientes. Ela deve ser usada sabiamente em situações sazonais ou estratégicas. Afinal, com um plano de Marketing e Vendas bem estruturado, agora pode ser um decisivo para a sua empresa. 

Nesse ponto, é fundamental definir quais datas podem ser aproveitadas, levando em consideração o nicho do seu negócio. Por exemplo, se você tem uma loja de brinquedos, o Dia das Crianças deve, obrigatoriamente, estar no seu planejamento de ações. 

Lembre-se: é importante promover alguma oferta que seja capaz de agregar valor ao negócio, seguindo a área de atuação. 

5. Conheça o consumidor 

Uma pergunta: como é possível nortear as ações de marketing sem conhecer as pessoas que compram os produtos contratam os serviços da sua empresa? Ou seja, conhecer bem a persona é ponto crucial para que a estratégia de Marketing e Vendas alcance os resultados esperados, de modo que ela embasa todas as decisões tomadas. 

Afinal, quanto maior e mais variado é o grupo de pessoas com quem você precisa se comunicar, mais difícil é fazer com que a sua comunicação crie vínculos com quem está lendo. É por isso que utilizamos a persona: por meio dela, você consegue entender exatamente com quem está se comunicando, seus gostos, desafios e objetivos. 

A partir disso fica muito mais fácil criar uma comunicação pessoal e verdadeiramente impactante, fazendo com que essa pessoa se identifique com a sua marca e gerando resultados cada vez melhores. 

6. Eleve a percepção sobre os clientes com uso de dados 

A partir do momento que se conhece o ICP com profundidade, você pode fazer com que as comunicações e abordagens sejam mais alinhadas com as necessidades e a realidade dos leads

Os dados obtidos com softwares que ajudam a entender o caminho de compra do consumidor, como o Google Analytics, empoderam a camada de decisão. Dessa forma, o negócio terá mais informações para elaborar ações de sucesso. 

7. Otimize todos os processos 

Toda empresa precisa de processos bem desenhados e definidos, afinal, a escalabilidade só vem quando se tem métodos que podem ser replicados com facilidade, concorda? Mapear, desenhar, testar e otimizar processos são ações imprescindíveis para empresas que buscam escalar, pois para absorver todo o crescimento, às vezes de maneira acelerada, é necessário que todas as atividades envolvidas sejam facilmente ensináveis e replicáveis. 

Além disso, contar com a utilização de tecnologia pode ser uma excelente forma de acelerar o processo e otimizar os recursos financeiros. Monte playbooks com todos os processos da sua empresa, de modo que todos os colaboradores consigam enxergar, de forma nítida, como cada atividade deve ser desenvolvida. 

8. Produza conteúdos 

A força do Marketing Digital e o sucesso da divulgação do seu produto dependerão das produções feitas de forma estratégica. Por isso, é preciso desenvolver alguns pontos que serão peça-chave na etapa de comunicação, como: 
  • blog que seja capaz de educar o público-alvo; 
  • redes sociais para gerar engajamento e ter um diálogo mais próximo com os clientes; 
  • campanhas de email marketing feitas com uma frequência pré-estabelecida, para reforçar a estratégia. 
Não é novidade que a web está inundada de informações, e o consumidor atual não quer ser tratado como mais um. É aí que o planejamento de marketing deve brilhar. Pensar em conteúdos que sejam interessantes apenas para a marca é um erro, afinal, estamos produzindo para nós mesmos ou para o usuário? 

Quando produzimos pensando nos interesses e desafios reais da persona, fornecendo uma nova perspectiva sobre a possível solução e entendendo seu momento, é natural que haja a criação de um vínculo entre as partes, diferenciando sua marca das demais - aqui, estabelecemos a geração de valor. 

9. Desenvolva landing pages 

Resumidamente, as landing pages são páginas de aterrissagem, ou seja, o primeiro contato do consumidor com as páginas eletrônicas da empresa. Essa comunicação é importante para chamar o público para ação, por botões call to action (CTA). Haverá um determinado momento que será necessário obter novos dados, com o objetivo de: 
  • gerar novos leads; 
  • conseguir novos consumidores; 
  • divulgar promoções e novos produtos. 
Por terem um formulário intuitivo e fácil de preencher, as landing pages guiam o consumidor até as ações de Marketing e Vendas. Landing pages são um recurso valioso que pode ser trabalhado em diferentes etapas da jornada do cliente. 

Quando pensamos na jornada de compra do cliente, o caminho pelo qual o consumidor vai passar até chegar na etapa de compra nem sempre é linear e, por isso, é importante estar presente em todos os estágios desse processo, para facilitar o contato do público com a sua marca. 

Pensando nessa jornada, as landing pages servem como porta de entrada ou, até mesmo, como um atalho para converter e qualificar novos leads. Ao utilizar páginas focadas em conversão, você tem a chance de construir um relacionamento com o seu público e coletar informações relevantes sobre ele, em troca de ofertas de valor que vão ajudá-lo no processo de compra. 

E os exemplos de ofertas que podem ser trabalhadas para gerar essa troca são os mais variados: materiais ricos, catálogos, sorteios, cupons de desconto, pré-cadastros para lançamentos de produtos e promoções, etc. É válido sempre pensar em quais informações você deseja saber sobre o seu público e aproveitar as landing pages como um caminho para obter esses dados. 

10. Invista em otimizações de SEO 

O Search Engine Optimization (SEO), é uma ferramenta do Marketing Digital capaz de otimizar diferentes partes de uma plataforma online para buscadores, como o Google. 

Dessa maneira, o site será encontrado mais rápido em pesquisas genéricas. Não existe site sem otimização para buscadores, mas compreender todos os seus trâmites pode ser desafiador, por isso é interessante buscar ajuda de especialistas. Termos como SEO off page e SEO on page exigem certo conhecimento, assim como o uso de imagens e construção de links. 

Tenha como objetivo principal responder todas as dúvidas do seu usuário, preocupe-se em entregar uma experiência satisfatória de navegação para as pessoas que acessam o seu site. Coloque-se no lugar dos seus usuários e a partir disso faça as seguintes perguntas para si mesmo: o que o meu público-alvo está procurando? O meu site tem fácil navegação? É de fácil compreensão? O meu conteúdo é um conteúdo de qualidade? 

Uma vez que entendemos que nosso objetivo principal é ajudar pessoas, fica muito mais fácil realizar os trabalhos de otimizações. Não se preocupe tanto com atualizações do algoritmo do Google, se preocupe em oferecer a melhor experiência e as melhores respostas para o seu usuário, pois é isso que o Google está procurando nos sites, não fazemos SEO para os robôs de indexação, fazemos SEO para pessoas

É verdade que o plano de Marketing e Vendas pode ser algo bem complexo, ainda mais com tantas opções de estratégias e métodos disponíveis. E, é justamente por isso que é tão importante ter um planejamento adequado, escolher com antecedência as melhores táticas a adotar e preparar todos os canais para render o máximo possível. 

Afinal, com um bom plano e objetivos bem delineados é possível trabalhar de forma mais consistente, de modo a alcançar os resultados esperados. Se gostou do artigo, curta e compartilhe conhecimento. Gratidão por ler até aqui... 

Implementação: 

GPS das Vendas: o mapa definitivo para alavancar suas metas 

Mais do que pilares que as sustentam, o autor Marcelo Baratella apresenta as quatro principais dores em vendas que as empresas de diversos tamanhos, segmentos e regiões estudadas mais sentem e que, se forem mitigadas, certamente terão mais vendas em quantidade, melhores em termos de margem líquida, com ciclos mais rápidos e pessoas com mais liberdade financeira, colocando mais comissão no bolso, mais liberdade de tempo e energia para fazer coisas que são prazerosas em suas vidas. Boa leitura... 

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