Desempenho do site

Como otimizar a velocidade de carregamento de páginas para melhorar o desempenho do seu site 

Otimizar a velocidade de carregamento de páginas é o primeiro passo para oferecer uma experiência melhor aos seus usuários. Mas o problema é que nem todo mundo sabe o que fazer, não é mesmo? Mas só até agora, porque neste artigo você vai descobrir tudo! 

Desempenho do site

O tráfego de visitantes do seu site não está aumentando como deveria? O desempenho não está conforme o planejado? Então você precisa olhar para um dos motivos mais comuns para que isso aconteça: a velocidade de carregamento das suas páginas

Um fator percebido pelo usuário logo nos primeiros segundos da sua jornada pode fazer uma enorme diferença nos seus resultados. O que acha, então, de descobrir como aumentar a velocidade de páginas e melhorar o desempenho do seu site? Continue a leitura e confira! 

Por que melhorar a velocidade do seu site é importante? 

Antes de mais nada, é preciso entender as razões para se preocupar com a velocidade do seu site, não é mesmo? Aqui vão alguns motivos que tornam esse fator um dos Core Web Vitais 2023, ou seja, um dos elementos mais importantes para investir! 

Experiência do Usuário (UX) 

Quando falamos em navegação online, a primeira coisa que vem à mente é agilidade. Sites rápidos garantem que o usuário não se frustre e desista de acessar o conteúdo. Uma espera prolongada na experiência do usuário pode ser o divisor entre um cliente fiel e uma oportunidade perdida. 

Posicionamento no Google (SEO) 

A velocidade de carregamento é um fator que o Google leva em conta ao rankear sites. Páginas lentas podem ter sua posição comprometida nos resultados de busca, reduzindo a eficiência das suas técnicas de SEO. Em contrapartida, sites velozes são recompensados com melhores posições, atraindo mais visitantes. 

Taxa de conversão 

Imagine que você tenha um e-commerce, tudo bem? Se um cliente enfrenta lentidão, as chances de ele desistir da compra aumentam significativamente

A velocidade é diretamente proporcional à satisfação do cliente, ou seja, otimizar o tempo de carregamento pode resultar em um aumento nas conversões. 

Como calcular a velocidade de carregamento do seu site? 

Mas como calcular a velocidade das suas páginas? Algumas ferramentas podem ajudar! 

Google Analytics 

O Google Analytics é uma ferramenta robusta que oferece insights profundos sobre o comportamento dos visitantes em seu site. Um dos muitos recursos que ele oferece é a capacidade de monitorar o tempo de carregamento das páginas. Como usar: 
  • Instalação: primeiro, certifique-se de que o Google Analytics esteja corretamente instalado em seu site. Se você ainda não o fez, crie uma conta e adicione o código de rastreamento ao seu site; 
  • Acesso aos relatórios: dentro do painel do Google Analytics, vá até "Comportamento" > "Velocidade do Site" > "Visão Geral". Aqui, você encontrará uma média do tempo de carregamento das páginas do seu site; 
  • Detalhamento: em "Páginas de Destino", você pode ver os tempos de carregamento específicos para cada página. Esta é uma ótima maneira de identificar quais páginas podem precisar de otimizações específicas. 

PageSpeed Insights 

O PageSpeed Insights é uma ferramenta gratuita do Google que analisa o conteúdo de uma página da web e, em seguida, gera sugestões para torná-la mais rápida. Como usar: 
  • Inserção da URL: acesse o PageSpeed Insights e insira a URL da página que deseja analisar; 
  • Análise: em poucos segundos, a ferramenta fornecerá uma pontuação de desempenho, com 100 sendo a mais alta. Essa pontuação reflete o desempenho da página para dispositivos móveis e computadores; 
  • Sugestões de otimização: além da pontuação, você receberá recomendações específicas sobre como melhorar a velocidade da página (por exemplo, otimizar imagens, minificar CSS/JS, entre outros). 

WebPage Test 

WebPage Test é uma ferramenta online gratuita que permite avaliar o desempenho do site em diferentes navegadores e locais geográficos. Ele fornece uma análise detalhada do tempo que cada elemento da página leva para carregar. Como usar: 
  • Configuração: acesse o WebPage Test e insira o URL da página que deseja testar. Selecione o navegador e a localização do servidor para simular diferentes cenários; 
  • Execução teste: clique em "Start Test". A ferramenta vai carregar sua página várias vezes para obter uma média do tempo de carregamento; 
  • Análise dos resultados: após o teste, você receberá uma série de métricas. A mais notável é a "Waterfall View", que mostra o tempo que cada recurso (como imagens, scripts e arquivos CSS) leva para carregar. Isso é útil para identificar gargalos de desempenho; 
  • Recomendações: assim como o PageSpeed Insights, o WebPage Test fornecerá sugestões para otimizar o desempenho do seu site. 

Como melhorar a velocidade de carregamento do seu site? 

Você já tem as ferramentas em mãos, mas o que é preciso agora para melhorar o desempenho das suas páginas? Um dos principais indicadores de desempenho, especialmente para o Google, é o LCP (Largest Contentfull Paint). Que tal descobrir como dominar essa métrica? 

O que é LCP e como é calculado? 

O LCP é o tempo que leva para a maior parte visível do conteúdo da sua página ser carregada na janela de visualização. Em termos simples, é o tempo necessário para o maior bloco de conteúdo da sua página, como uma imagem ou bloco de texto, ser exibido ao usuário. 

Usando a ferramenta PageSpeed Insights, você pode facilmente verificar a métrica LCP do seu site. Esse é um ponto de partida fundamental para entender quão bem a sua página está performando em relação ao LCP. 

Como melhorar o LCP do seu site? 

Agora que você já entendeu o que é LCP, que tal algumas dicas para melhorar essa métrica? 

1. Faça otimização de imagens - Grandes imagens são geralmente os maiores culpados por um LCP lento. Certifique-se de que suas imagens estejam no formato correto e comprimidas sem perder muita qualidade. Ferramentas como TinyPNG podem ajudar. 

2. Evite carregamento de mídia desnecessária - Use a técnica de carregamento "lazy" para imagens e vídeos, garantindo que o conteúdo só seja carregado quando estiver prestes a entrar na janela de visualização. 

3. Reduza o impacto de CSS e JavaScript - CSS e JS bloqueadores de renderização podem atrasar o LCP. Minimize e otimize esses arquivos e, se possível, inline o CSS crítico diretamente no HTML. 

Qual a relevância do monitoramento contínuo e manutenção? 

Fez tudo isso e a velocidade de carregamento do site está boa? Isso é ótimo, mas você não pode se acomodar: o monitoramento contínuo e a manutenção da sua performance é fundamental para que os usuários continuem satisfeitos por um longo período. 

Afinal, um leve atraso no carregamento pode resultar na perda de um potencial cliente ou leitor. Com o monitoramento regular, é possível identificar e solucionar problemas antes que eles afetem seu público. E também busque alterações no algoritmo e regras que podem afetar a sua performance. 

Em resumo, ao acompanhar e otimizar a velocidade de carregamento de páginas, você garante um site sempre ágil, pronto para encantar e reter seus visitantes. Na prática, isso significa melhores resultados para a sua empresa. 

Com essas dicas você poderá implementar o marketing digital na sua empresa, fortalecer a sua marca e alcançar resultados cada vez melhor. Se gostou do artigo, curta e compartilhe conhecimento. Gratidão por ler até aqui... 

Implementação: 

Como melhorar a performance de Websites.net: os segredos dos sites de alto desempenho 

Este livro apresenta centenas de dicas, testes de comparação, gráficos e exemplos de como melhorar a performance de um website ASP.NET Web Forms e ASP.NET MVC. O livro mostra que, para a criação de uma aplicação de alto desempenho, é necessário evitar o trabalho desnecessário, reduzir o tamanho de fotos e imagens na página, implementar um mecanismo de compactação e cache de páginas, reduzir a quantidade de solicitações e a quantidade de tabelas relacionadas no banco de dados. Boa leitura... 

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