Gratidão, Reconhecimento e Benefícios

Gratidão, Reconhecimento e Benefícios

A gratidão é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio. Como ser mais grato? 

Em sentido mais amplo, pode ser explicada também como recognição abrangente pelas situações e dádivas que a vida lhe proporcionou e ainda proporciona. 

A gratidão é uma emoção, que envolve um sentimento de dívida emotiva em direção de outra pessoaFrequentemente acompanhado por um desejo de agradecê-lo, ou reciprocar para um favor que fizeram por você. 

Num contexto religioso, gratidão também pode referir-se a um sentimento de dívida em direção de uma divindade, e.g. e expressão de gratidão a Deus é um tema central do cristianismo. 

Independentemente à religião ou crença, vale lembrar que a gratidão é o mesmo sentimento de agradecimento recebido. Portanto, convido a continuar a leitura e entender mais sobre este sentimento. 

O que é gratidão? 

Gratidão é um sentimento de reconhecimento, uma emoção por saber que uma pessoa fez uma boa ação, um auxílio, em favor de outra. É uma espécie de dívida, é querer agradecer a outra pessoa por ter feito algo muito benéfico para ela. 

Gratidão ocorre sempre que alguém faz algo que o outro gostaria que acontecesse, sem esperar nada mais em troca, e isso faz com que a pessoa que fez a ação se sinta feliz e a que recebeu também. Traz junto dela uma série de outros sentimentos, como amor, fidelidade, amizade e muito mais, dize-se que a gratidão é um sentimento nobre. 

A palavra gratidão tem origem no termo do latim gratus, que pode ser traduzido como agradecido ou grato. Também deriva de gratia, que significa graça. 

Sentimento de gratidão 

Sentir-se grato também é associado a um estado de espírito e não se refere somente a bons acontecimento. A sensação de gratidão pode estar relacionada a todos acontecimentos da vida de uma pessoa, que pode sentir-se grata também por experiências ruins que lhe trouxeram algum aprendizado. 

Assim, a gratidão pode estar relacionada não só às graças ou ajudas recebidas, mas a todas as experiências vividas por uma pessoa durante sua vida e seus relacionamentos. 

A gratidão e a religião católica 

Gratidão também é um termo muito popular e proferido pela religião Católica. Os fiéis geralmente fazem pedidos de ajuda, auxílio e proteção, e quando algo que eles pediram para Deus acontece, ocorre um sentimento de gratidão, procurando uma maneira de agradecer por ter alcançado uma graça. 

Uma das características mais importantes da fé cristã é a gratidão a Deus. Vários versículos da Bíblia falam sobre a importância de ser grato a Deus por tudo aquilo que Ele tem feito pelos seus filhos. 

Por esse motivo, a gratidão a Deus (e consequentemente a outras pessoas) deve ser uma das qualidades de uma pessoa que acredita em Deus. Existem também várias músicas compostas com o tema da gratidão a Deus. 

São Tomás de Aquino escreveu um Tratado de Gratidão e, segundo ele, este sentimento possui três diferentes níveis de compreensão. São eles: 
  1. Reconhecimento da graça ou favor recebido
  2. Sensação de gratidão pelo que foi recebido, sentimento de emoção por ter recebido uma ajuda espontânea
  3. Retribuição da graça recebida, não por obrigação, mas para permitir que outras pessoas experienciem o mesmo sentimento

Diferenças entre gratidão e obrigado 

Se as expressões forem analisadas de acordo com suas origens, pode-se estabelecer uma diferença entre o uso dos termos "gratidão" e "obrigado". É importante saber que esta diferença se baseia nas diferenças etimológicas das expressões, não representando, necessariamente, uma diferença no seu uso no dia-a-dia. 

A gratidão é uma emoção que reconhece algo de bom que aconteceu a uma pessoa. Portanto, é a experimentação de emoção por uma graça recebida. Já o termo obrigado, pela origem da palavra, remete a uma obrigação. Assim, ao usar a expressão obrigado, passaria a existir uma obrigação de retribuição ao que foi recebido. 

Gratidão e bem-estar emocional 

Existem estudo que apontam que o sentimento genuíno de gratidão pode estar ligado à sensação de bem-estar em relação às emoções. Assim, pessoas que experimentam a real valorização da sensação provocada pela gratidão poderiam sentir-se mais prósperas, tranquilas e felizes em suas vidas. 

Como ser mais grato 

Pessoas com uma grande senso de gratidão, amor e apreciação não necessariamente "possuem" mais do que outros; não são "os mais sortudos". Eles simplesmente reconhecem e compreendem a beleza nas suas vidas. 

Um estudo de 2003 sugere que pessoas que consideram suas bençãos são geralmente mais felizes e mais saudáveis do que pessoas que não fazem isso. Se você já se sentiu como se sua vida não fosse "suficiente", tente praticar uma atitude de gratidão.

Poderá perceber que afinal, você tem uma vida muito boa. Acompanhe os seis passos e tente desenvolver dentro de si a gratidão: 

1. RELAXE! 

É difícil cultivar um senso de gratidão quando você está nervoso, frustrado ou ansioso. Se estes são problemas com os quais você luta, é importante resolvê-los, pois são grandes barreiras para a gratidão: 
  • Acabe com a raiva; 
  • Lide com a frustração; 
  • Pare de se preocupar e comece a viver. 

2. Viva o momento 

Se você está muito ocupado vivendo no passado ou pensando no futuro, não irá conseguir notar como as coisas são incríveis "agora". Além disso, pensar sobre o passado e o futuro abre as portas para a comparação, que é a única maneira de perceber algo como não sendo bom o suficiente. 

O que você tem agora é tudo que existe, e comparar isso com algo que não existe mais (ou ainda não existe) é um jeito fácil de ficar mais insatisfeito e se torturar mais. Como diz o ditado: passado é história, futuro é mistério e hoje é presente, por isso é chamado presente. Aproveite hoje, esse momento, e não adie sua satisfação! 

3. Comece com seus sentidos 

Os prazeres mais básicos da vida geralmente estão acessíveis a nós todo o tempo, mas eles passam batido porque estamos tão acostumados. Aprenda a reparar nas pequenas coisas, e deliberadamente aprecie estes: 
  • Observe os formatos bonitos, as cores, os detalhes - Preste atenção nas coisas que você geralmente nem percebe, como a luz do sol refletindo nos cabelos de alguém, mudando com o dia e melhorando tudo. Pense em todas as coisas que sentiria falta se fosse cego. Geralmente, são os pequenos minutos de alegria que mais fazem falta. 
  • Reconheça os aromas - Sinta o cheiro das rosas. E das comidas. E do ar. Sinta cheiros que fazem você se sentir bem: grama recém cortada, a terra depois da chuva, uma xícara de café fresco. 
  • Aprenda a degustar - saboreie a comida. Como devagar. Não só mastigue e engula. Identifique os sabores. Aprecie tudo calmamente. Aprenda com os entusiastas de vinho; eles sabem como degustar os sabores mais sutis. 
  • Aprecie a sensação do toque - Como as folhas, os cobertores, os cremes ficam na sua pele? Quantas vezes em um dia as pessoas lhe tocam com carinho, e você mal percebe? 
  • Escute mais do que música - Escute quanto pensa que está silêncio, e vai descobrir que não é tão quieto. Você pode escutar o vento, as folhas, crianças rindo ao longe. 

4. Preze qualquer tipo de leveza na sua vida 

Coisas como risadas, afeição e jovialidade são passageiras. Depois que um relacionamento se degradou a ponto de essas coisas não acontecerem mais espontaneamente, é muito difícil conseguir de volta. 

Talvez você sabia disso por experiência própria. Portanto trate esses momentos com carinho (especialmente as crianças, que são o máximo da leveza). Não seja a pessoa que leva a vida muito a sério, que não tem tempo de se divertir, ou que não tem senso de humor. Tente: 
  • Ser brincalhão; 
  • Ser animado; 
  • Levar a vida numa boa. 

5. Tire férias 

Existe uma verdade no ditado: a ausência faz o carinho crescer. Idealmente, você não deveria ter que se separar de alguma coisa (ou de alguém) para apreciá-lo. Mas pode ser uma boa maneira de aumentar seus senso de gratidão uma ou outra vez. 

6. Mantenha um diário de gratidão 

Desafie-se a anotar cinco coisas novas todo dia pelas quais você é grato. Vai ser fácil no começo, mas logo você vai descobrir que deve aumentar sua perspectiva para continuar. 

Como expressar a gratidão 

Você pode se sentir agradecido por seus amigos, sua família, sua saúde e sua situação, mas nem sempre é fácil saber como expressar isso. Para realmente expressar a sua gratidão, é preciso ser gentil, aberto e estar na missão de fazer as pessoas se sentirem melhores com o que elas são. 

Não seja tímido e tire o tempo necessário para fazer as pessoas saberem o quanto elas realmente significam para você. Apenas lembre-se que uma vida mais agradecida é mais feliz. Acompanhe dicas para aprender a expressar a gratidão: 

1. Expressar a gratidão pelas pessoas queridas: 

Escreva cartões de agradecimento 

Eles não servem apenas para seus professores - você pode dá-los para qualquer pessoa que influenciou sua vida positivamente. Poderá escrevê-los para o seu atendente preferido em uma cafeteria ou para seu melhor amigo, e também não precisa esperar uma ocasião especial para isso. 

Mandar um cartão expressando a sua gratidão por uma pessoa querida é, simplesmente, uma das maneiras mais fáceis de mostrar o quanto você se sente grato pela presença dela na sua vida. Também poderá escrever uma carta de agradecimento, e envie-os pelo correio ou e-mail, mesmo que a pessoa more há algumas quadras de distância, para mostrar que realmente fez um esforço. 

Faça favores para os seus amigos 

Se quiser expressar sua gratidão, então não deve fazer favores para os seus amigos apenas porque eles o ajudaram recentemente ou porque você quer alguma coisa em troca. Ajude-os simplesmente porque se importa com eles e quer facilitar o dia deles. 

Isso significa pegar um café ou o almoço quando eles estiverem ocupados, oferecer-se para cuidar das crianças ou para passear com o cachorro deles ou encontrar outra pequena maneira de fazer uma grande diferença na vida do seu amigo. 

Seja observador! Veja como você realmente pode ajudar o seu amigo, sempre que precisar. Claro, seus amigos, devem fazer favores em troca. Você não quer se sentir como se as pessoas estivessem tirando vantagem da sua gentileza. 

Diga aos seus familiares o quanto gosta deles 

Talvez não esteja dando valor à sua família sem nem perceber isso. Se quiser demonstrar o quanto eles significam para você, então tudo o que precisa fazer é dizer que os ama todos os dias e mostrar que aprecia o amor, os passeios, a comida a ajuda e tudo o mais que eles te oferecem. 
  • Diga a eles pessoalmente, com um cartão ou por telefone. Faça isso frequentemente, mesmo que a distância. Seus familiares talvez sejam as pessoas que você mais tome por certas e é importantes expressar suas verdadeiros sentimentos. 
  • Mostre o quanto eles significam para você passando um tempo juntos. Crie momentos em família assistindo filmes, jogos de tabuleiros ou uma churrascada de domingo. O compartilhamento de tempo é uma maneira de mostrar sua gratidão. 
  • Ajude mais do que o normal na organização da casa. Não espere sua mãe pedir para você lavar mais uma leva de roupa para ela; surpreenda-a tomando a iniciativa. 

Dê presentes significativos 

Expressar gratidão não se trata de dar o presente mais chique ou caro que o dinheiro puder comprar, mas sim de encontrar uma maneira de mostrar o quanto a pessoa significa para você, indicando o quanto pensa e se importa com ela. 

Se o seu amigo está sonhando com o livro preferido dele há anos, convide-o para uma leitura surpresa com o autor, ou consiga uma cópia autografada ou uma primeira edição. Se sua amigo ador ioga, mas acha esse hobby caro demais, compre um mês de aula para mostrar o quanto você se importa com ela. 

Preste atenção do que sua família e seus amigos dizem. Se um deles mencionar a banda favorita dele, compre ingressos para o show ela for à sua cidade. Se a sua mãe mencionar que quer aprender a cozinhar pratos italianos, compre um livro para ajudá-la a começar. 

Você não precisa esperar até um aniversário ou uma data comemorativa para dar um presente. Às vezes, os melhores presentes são dados sem motivo. 

Envie flores 

Isso não serve apenas para aniversários e outras datas especiais. Você pode enviar flores para suas amigas e sua família apenas para mostrar o quanto se importa com elas e para fazer a diferença no dia dessa pessoa. 

Na próxima vez que estiver se sentindo realmente grato por uma amizade ou quando só quiser dizer "olá" para uma amiga distante, ligue para uma floricultura na região que ela mora e encomende um buquê de flores. Se puder encontrar uma maneira discreta com antecedência quais são as flores preferidas dessa amiga, poderá criar um buquê personalizado. 

Lembrar-se sempre de sua família ou amigos presenteando-as com flores, é um gesto nobre e transformará o dia delas ainda melhora. De repente, era apenas o que elas precisavam! 

Respeite os mais velhos 

Mostre aos mais velhos o quanto eles significam para você. Se for próximo de seus avós ou se simplesmente passe o tempo perto de pessoas mais velhas, é importante mostrar o quanto os aprecia e ser gentil com eles o máximo que puder. 

Essa é uma ótima maneira de expressar gratidão e mostrar que eles realmente fazer a diferença em sua vida e na vida dos outros. Tire um tempo para escutar o que eles têm a dizer e não os afaste de você. Eles têm muito mais a ensinar do que você a eles, na maioria das vezes sim. 

Faça uma lista de todos os benefícios que recebeu 

Outra maneira de expressar gratidão por uma pessoa querida é presenteando-a com uma lista de tudo de bom que ela já fez por você, desde ensinar a fazer uma salada de macarrão maravilhosa até estar ao seu lado durante uma crise. 

Quem a receber, se sentirá ótima ao saber que é tão apreciada. Poderá até fazer a lista parecer um pouco mais elaborada e decorativa, para que a pessoa possa pendurá-la e sentir-se ainda melhor! Se realmente quiser ousar, você pode até emoldurá-la para a pessoa. 

Escute! 

Empreste seu ombro amigo! Simplesmente estar presente e dar uma parte do seu dia para ela é uma das melhores coisas que você pode fazer para a pessoa se sentir amada e apreciada. Apenas sente-se com ela, desligue o celular, faça contato visual e tire um tempo para realmente escutá-la. 
  • Não a interrompa e planeje uma resposta. Poucas pessoas se sentem como se estivessem sendo ouvidas nessa sociedade multitarefa e poderá mostrar o quanto se importa fazendo um esforço verdadeiro para ouvir. 
  • Não dê conselhos a menos que a pessoa peça. Às vezes, o melhor a fazer é simplesmente estar lá. 
  • Não compare as experiências da pessoa com a sua, a menos que realmente acredite que vai ajudar. Tente interpretar o que a pessoa está dizendo a partir dos termos dela mesma. 

Reconheça a importância da pessoa publicamente 

Agradeça à pessoa na frente dos outros. Você não deve fazer isso de maneira que ela fique constrangida, mas deixe claro o quanto ela significa para você e o tanto que ela fez. Apenas algumas frases no trabalho, durante um brinde no jantar ou em uma pequena reunião de amigos fazem com que a pessoa se sinta ainda mais especial com relação ao papel dela na sua vida. 

Certifique-se de soar sincero e não como se estivesse forçando. Deverá realmente acreditar nas suas palavras e ter exemplos específicos para mostrar o quanto se importa. Deixar outras pessoas verem o quanto seu amigo significa para você com certeza o encherá de orgulho. 

2. Expressar gratidão por desconhecidos: 

Faça um ato aleatório de gentileza 

Essa é uma das melhores maneiras de mostrar o quanto você se sente agradecido pelo mundo ao seu redor. Você pode fazer alguma cortesia, ajudar alguém atravessar a rua, abrir a porta para um idoso ou mesmo ceder a cadeira de espera. A melhor parte é que esse ato é anônimo, então você estará fazendo uma gentileza sem receber crédito por isso. Aqui estão outras dicas do que fazer: 
  • Faça doações, como roupas e cestas básicas para caridade; 
  • Ensinar uma nova habilidade a alguém; 
  • Escutar alguém solitário; 
  • Ajudar uma pessoa perdida. 

Ofereça ajuda 

Você pode demonstrar sua gratidão oferecendo ajuda a desconhecidos quando eles precisarem. Embora não precise ultrapassar seus limites, ajude uma senhora a carregar as compras até o carro, ajudar um homem com caixas pesadas, ou ajudar o garçom a limpar uma bebida derramada durante o horário de pico. 

Fazer um esforço para ajudar, seja ele grande ou pequeno, é uma ótima maneira de expressar gratidão. Procure oportunidades de ajudar as pessoas. Você não precisa ser intrometido, mas muitas pessoas têm medo de pedir ajuda quando precisam. 

Sorria 

O simples ato de sorrir para alguém pode ajudar a alegrar o dia das pessoas e mostrar que você se importa. Sorrir para alguém que esteja passando pela rua, sentado de frente para você no ônibus ou servindo o seu café. Um simples sorriso pode fazer a pessoa se sentir apreciada e sentir-se melhor com o dia dela. O seu sorriso talvez seja o único que ele verá nesse dia. 

Sorrir para os atendentes, estejam eles preparando o seu sanduíche ou vendendo um celular para você, realmente demonstra sua gratidão. Essas pessoas têm longas jornadas de trabalho e, com frequência, sentem a falta de gratidão, mas você pode mudar isso. 

Dê gorjeta 

Uma maneira de expressar sua gratidão é dando gorjeta para alguém que fez um ótimo serviço. Isso pode significar deixar uma boa gorjeta junto com um bilhete gentil para a garçonete. Dar gorjeta para o rapaz da entrega ou até colocar algumas moedas no pote de gorjetas da cafeteria. 

Esse pequeno gesto faz uma grande diferença nas situações morais e financeiras das pessoas que você está ajudando. Deixar um bilhete para dizer à pessoa que ajudou, significa que você pode realmente alegrar o dia dele. Muitas pessoas passam o dia inteiro de trabalho se sentindo completamente desvalorizadas. 

Seja respeitoso com as pessoas à sua volta 

Respeite as outras pessoas o máximo possível. Não os empurre! Não fale alto no celular em espaços públicos silenciosos. Seja gentil e educado com os outros quando estiverem no mesmo cômodo. O simples esforço de tratar as pessoas com o respeito e a gentileza que merecem é uma maneira de expressar sua gratidão pelo mundo. 

Trate as outras pessoas como você gostaria de ser tratado. Não invada o espaço nem a privacidade delas e não faça com que sintam inferiores. Demonstrar boas maneiras é um ótimo jeito de mostrar respeito. Evite xingar, não mastigue com a boca aberta e evite interromper as pessoas. 

Seja um bom cidadão 

Isso significa estacionar o carro ocupando apenas uma vaga, limpar sua própria bagunça, deixar os pedestres atravessarem na frente do seu carro, e tudo mais que mostre respeito pela sociedade como um todo. 

Se você joga lixo na rua ou deixa o carrinho de supermercado no meio do estacionamento, isso mostra que não está suficientemente grato por todas as vantagens que tem para deixar tudo arrumado. Lembre-se que o mundo não é sua lixeira pessoal! Faça sua parte como um bom cidadão. 

Elogie 

Como estamos falando de desconhecidos, você não deve dizer nada muito exagerado nem deixar a outra pessoa desconfortável. Um simples gesto pode fazer a pessoa sentir-se especial e importante. Crie a meta de encontrar uma boa coisa para elogiar hoje e, logo você fará disso um hábito. 

3. Como desenvolver a gratidão: 

  • Algumas pessoas já disseram que você é uma pessoa ingrata? 
  • Não consegue apreciar a beleza, a natureza e o amor que estão perto de você? 
  • É obcecado pelas coisas que não tem ainda? 
  • Se for o caso, você precisa tentar ser uma pessoa mais grata. 
  • Como desenvolver isso? 
  • Siga os passos e descubra um novo caminho para sua vida: 

Mudando sua perspectiva 

Faça uma lista de gratidão todo domingo. Você não precisa esperar até o Natal para perceber tudo por que precisa agradecer. Todo domingo, pegue um caderno, vá para fora de casa por 15 minutos e faça uma lista de todas as coisas pela quais deve agradecer. Tente pensar no máximo de coisas novas que puder e sempre anote pelo menos 10 coisas, sejam grandes ou pequenas. 

Seja grato por suas amizades 

Muitas pessoas não dão valor aos amigos que têm. Se não der valor a seus amigos por muito tempo, eles acabarão desaparecendo de sua vida. Portanto, sempre que sair com um de seus amigos, pense na importância dessa pessoa para você, o quanto ele já fez e a sorte que tem por ter essa pessoa em sua vida. É claro, ninguém é perfeito, e um de seus amigos pode tê-lo decepcionado uma ou mais vezes. Mas você também tem sido um amigo perfeito? Reflita! 

Seja grato por sua família 

Sua família é outra coisa pela qual deve agradecer. Poder ter sido seus pais que disseram que você deve ser mais grato. Portanto, aproveite e diga a eles que todos são importantes. Ligue ou mande mensagens caos estejam longe. Não deixe de falar que ama sua família nem mesmo por um dia. 

Seja grato por sua saúde 

A saúde é outra coisa que as pessoas não costumam dar valor e é algo que precisa pensar a respeito na próxima vez que começar a reclamar. O que não pode ser resolvido tão facilmente é uma condição física debilitante que pode mudar sua vida. 

Portanto, na próxima vez que parecer que o mundo o odeia, fique feliz por ter um corpo saudável. Você terá um senso maior de gratidão depois de um primeiro susto relacionado à saúde para depois perceber que está tudo bem. Que bom se não precisar passar por isso! 

Seja grato por suas oportunidades 

Agradeça por tudo o que pode fazer. Também pode ser a chance de viajar ou estudar algo que o fascina, mesmo que isso não seja tão prático. Provavelmente, há muitas coisas que você consegue fazer e outros sonham em conseguir. Portanto, lembre-se de agradecer por todas as oportunidades que teve. É claro que outras pessoas podem ter mais oportunidades que você, mas isso não significa que deve ficar triste ou com ciúme. 

Seja grato pela natureza 

Há natureza em todo o lugar, mesmo que more no centro de uma grande cidade. Vá a um parque ou caminhe ao redor de um lago e agradeça por toda a beleza que encontrar. Pegar 20 minutos por dia para caminhar em seu bairro poderá fazer com que fique muito mais grato pela oportunidade que tem. Mesmo que o dia esteja chuvoso e nublado, você pode agradecer pelo som da chuva. 

Olhe o lado positivo 

Para ser mais grato, precisa aprender a ver o lado positivo das situações. Pare de reclamar e pense nas coisas que o deixam feliz e não naquelas que o incomodam. Aprenda a derrotar os pensamentos negativos, ou seja, pense em três coisas positivas para cada uma negativa. Lembre-se que sempre há pessoas com problemas muito maiores que os seus e seja positivo e feliz pelas coisas que tem. 

Pare de bancar a vítima 

As pessoas ingratas estão sempre culpando o mundo por seus problemas e pensando que nada é culpa delas. Pare de pensar que o mundo, seus professores, seu chefe, seus amigos ou sua família são os culpados de tudo. Foque nas formas em que o mundo facilita sua vida. Controle sua vida. Pare de ser vítima e seja autor de sua própria história. 

Mudando suas interações 

Diga "obrigado" a estranhos! É difícil, não é mesmo. Agradeça à garota que entregou seu café. Agradeça ao caixa do supermercado. Agradeça ao homem do restaurante que segurou a porta para você. Agradeça ao taxista por ter feito uma viagem tranquila. Agradecer não é apenas educação, mas também pode ajudá-lo a ter uma mentalidade mais grata e tornar o dia de todos mais feliz. 

Pare de reclamar no Facebook 

Não vá para o Facebook dizer para seus amigos sobre o péssimo dia que teve, sobre o trânsito horrível, ou que perdeu seu celular pela terceira vez. Não comente sobre as pessoas que dificultam sua vida e não reclame sobre as pessoas falsas que só sabem usar você. 

Não use o Facebook como um fórum de negatividade. Reclamar no Facebook para que as pessoas o apoiem com comentários só fará com que alimente ainda mais seu comportamento ingrato. Compartilhe apenas coisas positivas. 

Evite o ciúme 

Para ser mais grato, precisa parar de comparar-se o mais rápido possível ou nunca ficará feliz com o que tem. Lembre-se que é impossível realmente comparar-se a outra pessoa sem saber a história toda dela. É claro, você pode desejar que tivesse tanto dinheiro quanto sua melhor amiga, mas ela pode desejar que tivesse o amor de seus pais. 

Pratique a gratidão 

Seja voluntário! Essa é outra forma de demonstrar sua gratidão pelas coisas que tem. Assim poderá tornar-se uma pessoa mais grata, pois disponibilizará seu tempo para as pessoas menos afortunadas, além de apreciar o que elas têm a oferecer para você. Se realmente gostar de ser voluntário, pode até viajar para outro país. Isso mudará sua perspectiva fazendo com que se torne ainda mais grato. 

Faça uma boa ação aleatoriamente 

Você não deve guardá-las somente para seus amigos próximos ou parentes. Ajude sempre que uma pessoa necessitar. Às vezes, essas oportunidades aparecem sozinhas, você não precisa procurar. Quando aparecerem, é melhor agir com generosidade e conseguir ser mais grato pelo que tem. 

Presenteie um amigo sem nenhum motivo aparente 

Essa é uma ótima forma de expressar gratidão. Você não precisa esperar pelo aniversário dele para dar um presente se realmente quiser que ele saiba que é importante para você. Tenha o hábito de dar presentes para seus amigos só porque pensou neles e quer que se sintam especiais. 

4. Viver uma vida mais agradecida 

E por fim, o último tópico ficou para o final deste guia. Espero que as dicas sejam úteis no seu dia a dia e coloque-as em prática. Pode ser difícil no início mudar hábitos, mas lembre-se que mudar é preciso, ser grato é melhor ainda. Agora acompanhe as dicas para viver a vida mais agradecida: 

Mantenha um diário de agradecimentos 

Se quiser fazer da gratidão um hábito, então é bom começar um diário para anotar as coisas pelas quais se sentiu agradecido durante a semana. Escolha um dia para fazer isso semanalmente, como um domingo à tarde, e faça uma lista com pelo menos 10 a 20 coisas pelas quais você se sentiu agradecido na semana. 

Talvez você ache que não tem muito pelo quê agradecer, mas assim que fizer um esforço para realmente pensar sobre isso, verá que há muito na sua vida para sentir-se feliz. Você pode até manter a sua lista presa em cima do computador, para se sentir motivado ao longo do dia de trabalho. 

Faça ioga 

Ela tem tudo a ver com a prática da gratidão e com a oferenda de sua mente e seu corpo em um gesto de agradecimento e satisfação. Se você quer fazer da gratidão parte do seu estilo de vida, então certifique-se de fazer pelo menos duas a três aulas semanais de ioga e dizer "namastê", para mostrar o quanto é grato por cada respiração sua. 

Praticar ioga significa deixar de lado seus julgamentos e ser grato pelo corpo saudável que você recebeu. Significa oferecer tudo isso para o mundo, cumprimentar o sol e sentir-se bem com tudo o que você recebeu. A ioga trata-se de fazer tudo em seu próprio ritmo e não cobiçar as habilidades e as experiências do próximo. Isso ajuda a desenvolver uma mentalidade mais agradecida com relação ao resto do mundo também. 

Seja voluntário 

Essa é outra maneira de mostrar o quanto você está grato por todas as vantagens que tem nessa vida. Não importa o quanto esteja ocupado, você pode tentar encontrar algumas horas a cada mês para ajudar o próximo ou na sua vizinhança. 

Se esforçar para construir uma comunidade e focar em alguém de você é uma das melhores maneiras de realmente mostrar a sua gratidão. Estar próximo de pessoas com necessidades, nos transforma a ser pessoas melhores. Talvez ainda aprenderá lições que ainda não sabia! 

Seja grato nas mídias sociais 

Embora existam muitas razões para reclamar e mais do que um punhado de motivos para ficar desgostos com o mundo, às vezes, é preciso tentar nadar contra a corrente postando uma mensagem sobre algo pelo qual você se sente agradecido ou agradecendo alguém por alegrar o seu dia. 

Essa é uma ótima maneira de expressar gratidão para muitas pessoas de uma só vez e não requer muito esforço. Contanto que o sentimento seja verdadeiro, as pessoas vão apreciar isso. Compartilhe um fato divertido, assuntos interessantes e conteúdos de utilidades públicas. Não ofenda as pessoas como se elas tivessem culpa de suas frustrações! 

Pare de reclamar! 

Se realmente quer viver a gratidão, então deve evitar reclamar o máximo possível. Embora, às vez, possa ser ótimo colocar tudo para fora, você deve criar o hábito de falar sobre os aspectos positivos da sua vida muito mais do que os negativos. 

Tudo o que você faz é reclamar do trabalho, então não parece que sente-se agradecido por ter um emprego. Mas, se reclama do seu parceiro o tempo todo, então você não demonstra agradecimento pelo amor e o apoio dele. Trabalhe para se tornar mais positivo, do que procurar motivos para reclamar, e estará no caminho de expressar gratidão mais frequentemente. 

Se você reclama a cada oportunidade, então não será capaz de enxergar todas as coisas boas da sua vida. Embora todo mundo tenha algo com que se entristecer, deve focar em verbalizar tudo o que tem para ser feliz, assim estará no seu caminho para viver a gratidão de maneira muito mais convincente. 

Seja mais carinhoso 

Seja mais amoroso com as pessoas queridas. Dê mais abraços, coloque o braço em torno da pessoa amada e beije seus filhos e seu companheiro. Na próxima vez que vir um amigo, abrace-o, ao invés de dar apenas um sorriso. 

Ser afetuoso mostra o quanto você aprecia todas as pessoas na sua vida. Porém, certifique-se de que a pessoa que você está abraçando gosta de abraços. É importante ser afetuoso, mas não é bom deixar as pessoas desconfortáveis. Beije a pessoa amada pelo menos duas vezes ao dia, para mostrar que você se importa. 

Pare de fazer fofoca 

Se você quer viver uma vida mais agradecida, então evite fazer fofoca sobre as pessoas o máximo possível. Foque em dizer coisas boas sobre as pessoas e em como se sentir positivo com relação às pessoas à sua volta. 

Não espalhe boatos ruins sobre as pessoas, trabalhe para edificá-las. Mostre que você se importa e aprecia as pessoas na sua vida e não seja ingrato falando mal delas. Além disso, se os seus amigos o ouvirem falando bem deles, eles começarão a dizer coisas boas sobre quando não estiver por perto. 

Esteja presente 

Um dos melhores caminhos para viver uma vida agradecida é estando presente no momento, do que se preocupar com o que aconteceu no passado ou ficar pensando no futuro. Viver o momento ajuda a apreciar cada respiração sua, cada sorriso que vê e cada pedação de alimento que comer. 

E, se você focar na sua jornada, será capaz de ser mais agradecido a cada segundo desse caminho. Escreva sobre as suas preocupações e seus medos em um diário e estabeleça um momento de preocupações para você. 

Isso evita que você anuncie dias inteiros com pensamentos sobre o futuro. Tente não guardar rancor ou ficar preso ao passado. Seja agradecido pelos relacionamentos presentes, do que se sentir amargo com os obstáculos do passado.

Gratidão por ler até aqui... 

Implementação: 

Vendedor de sonhos - o Chamado (Augusto Cury) 

A surpreendente história de um homem de identidade desconhecida que considera o mundo moderno um hospício global. Ele chama pessoas incomuns para, juntos, libertar a mente dos caminhantes. 

Por onde passa tumultua o ambiente. Será ele o mais louco dos seres ou um sábio? Um romance em que é possível rir, chorar, se enxergar e pensar muito... Boa leitura... 

Comentários