Hábito de estudar

Hábito de estudar

Como criar o hábito de estudar todos os dias 

Estudar é uma ação que tem como principal finalidade preparar as pessoas para obterem instrução, de um modo mais abrangente para adquirirem habilidades e conhecimentos sobre algo para amparar o futuro dos mesmos como profissional. 

Por isso, envolve estratégia, planejamento e foco. Mas a maioria das pessoas que querem estudar, tem bastante dificuldade de concentração e foco porque encaram o estudo como algo desgastante ao invés de considerá-lo algo enriquecedor. 

Com isso, muitos estudantes acabam perdendo o foco e, na maioria das vezes, não conseguem identificar o que exatamente está dificultando seu aprendizado para que possa eliminá-lo para melhorar sua concentração. 

Mas, apesar de não ser óbvio a explicação é bem simples, normalmente as pessoas têm dificuldade de estudar porque deixam sua a ansiedade para alcançar o objetivo ou seu auto julgamento de sabotagem os distraírem, e sabemos que é impossível estudar pensando em outras coisas. 

E é exatamente por esse motivo que é interessante que as pessoas que querem estudar corretamente adotem estratégias, que além de ajudá-las a desenvolver o hábito de estudar ainda as auxiliam a refletir sobre sua evolução durante o seu processo de aprendizagem. 

Se você está com dificuldade de estudar e não sabe como criar o hábito de estudar, acompanhe este guia completo, ideal para quem precisa, e confira 3 métodos indispensáveis de como desenvolver bons hábitos. Vamos lá? 

Por que é importante estudar todos os dias? 

Estudar todos os dias é muito importante porque além de  te ajudar a desenvolver uma postura de estudante, essa ação ainda pode transformar esse comportamento ou decisão em um hábito automático que o fará a estudar com mais eficácia. 

Ou seja, estudar todos os dias, te auxilia para que consiga evitar que fatores externos e internos interfiram no seu aprendizado e se tornem pessoas que valorizam e estimulam o seus estudos. 

Sendo assim, fica claro que para estudar de maneira eficiente e que garanta resultados positivos é imprescindível que você adote ao seu cotidiano uma rotina frequente e estratégica, que possa tornar aquele tempo dedicado ao aprendizado mais produtivo e saudável. 

Além disso, a ação constante também irá acabar tornando o estudo em um hábito ideal para quem quer estudar para buscar crescer na vida pessoal e profissional. 

Como criar vontade de estudar 

Ter bons hábitos de estudo pode ser a diferença entre o fracasso e o sucesso de um estudante, não é mesmo? 

Desta forma, a melhor maneira de alcançar seu objetivo é aprendendo a ter vontade de estudar, e o único feito de criar essa vontade de estudar é, elaborando uma rotina de recompensa. Isso é, você deve desenvolver uma espécie de prêmio físico, mental ou emocional que indica para o seu cérebro que aquela atividade garante uma recompensa e por isso deve ser executada constantemente. 

Isso porque, quando uma rotina frequente e estratégica de estudos para a ser implementada ao seu cotidiano, o cérebro começa a identificar que aquela ação deve ocorrer de maneira automática, pois a mesma tornará a sua vida mais produtiva ou saudável, devido a recompensa adquirida, sem prejudicá-lo e por esse motivo deve se tornar algo natural e habitual do seu dia a dia. 

Vale lembrar que, quando você cria o hábito de estudar todos os dias, tornará a ser mais organizado com seus horários e assim faz uma melhor gestão de tempo

Além disso, você também passa a ler mais e com isso adquire um vocabulário mais amplo, o que aumenta a sua capacidade de reconhecer erros e falhas de todos os tipos, bem como seus pontos fortes e pontos fracos

Ao adquirir o hábito de estudar, você ainda melhora sua capacidade de fazer escolhas mais assertiva visto que reconhece melhor suas necessidades pessoais. 

Como adquirir o hábito de estudar todos os dias 

O hábito de estudar todos os dias deve ser adotado em conjunto com estratégias que reflitam sobre as melhores maneiras de realizar esta tarefa com sucesso e de maneira que também evidencie a importância de estudar. 

A estratégia de estudo deve considerar todos os detalhes, desde parâmetros realistas e organizado, para mantê-lo estudando ativamente todos os dias. Por esse motivo, recomendamos que você crie uma rotina com uma meta preestabelecida e com objetivos e recompensas bem definidas para motivá-lo a estudar todos os dias. 

Isso é muito importante! Visto que ter um objetivo bem definido. te ajuda a estimular o cérebro a criar a necessidade de estudar todos os dias. Além disso, ao criar uma rotina de estudos, você também auxilia o entendimento do seu cérebro quanto a necessidade de estudar para alcançar seu objetivo de sucesso. 

Outro fator muito importante para adquirir o hábito de estudar todos os dias é a preparação. Por isso, é imprescindível que você escolha um campo, crie e cumpra metas realistas diárias, semanais e mensais de estudos. 

Somente uma programação irá possibilitar que você evite distrações durante o horário separado para os estudos e ainda o mantenha focado no seu objetivo inicial. 

Como estudar todos os dias 

Para conseguir estudar todos os dias, o primeiro passo é se dar conta de que existe uma diferença entre a ação e o padrão de comportamento. 

Por isso, é necessário acrescentar uma mudança cotidiana na sua rotina, até que se torne um novo hábito. Ou seja, você deverá, efetuar todos os dias pequenas atitudes que aos poucos mostram para seu cérebro que é necessário introduzir um novo comportamento diário. 

Devem ter em mente que um fator que contribui muito para a sua desistência é a dificuldade, por isso uma boa dica: é importante iniciar seus estudos com metas pequenas que torne quase impossível que o mesmo falhe, pois ao começar a estudar em um ritmo mais lento, você consegue garantir um progresso e ainda evitar o desânimo. 

Vale ressaltar a importância de ir aumentado o nível de dificuldade gradativamente, para garantir resultados mais consistentes e ainda facilitar o processo. 

Mas a melhor forma de criar o hábito de estudar todo dia é criando um plano de ação completo, com as disciplinas e assuntos divididos conforme a sua necessidade de aprendizagem e memorização, intercalando as disciplinas para ficar mais fácil e agradável. 

Recomendamos ainda que seja adequado um cronograma com os mesmo horários, pois isso facilita o entendimento do seu cérebro de um novo hábito. 

Para finalizar destacamos que todas estas dicas sobre porque o hábito de estudar é importante e como criar o hábito de estudar podem e devem ser utilizadas também par auxiliar estudantes do ENEM e estudantes do vestibular. 

Agora, vamos por em pauta, você consegue desenvolver bons hábito? Tem dificuldade para planejar e organizar novos hábitos? Então continue a leitura até o final e aprenda 3 métodos para criar bons hábitos

Como criar um bom hábito 

Criar um novo hábito pode ser muito difícil, mas vale o esforço. Com ele, a sua saúde pode melhorar ou você pode alcançar uma meta grandiosa. 

Algumas atitudes necessárias para adquirir um bom hábito são identificar a sua motivação, ter um incentivo e monitorar o progresso. 

Quer se livrar de um hábito negativo? Talvez seja preciso tomar certas atitudes antes de tentar colocar outro melhor no lugar. 

Método #1 - Traçando um plano 

Defina um objetivo 

Antes de começar a trabalhar em um novo hábito, é melhor estabelecer um objetivo. Defina exatamente o que você pretende alcançar. 

A sua mente deve ser específica, mensurável, realista, ter passos bem definidos e ter um prazo determinado para ser bem-sucedida. Pense no que você deseja alcançar e seja bem detalhista. A seguir, algumas dicas e perguntas que podem ajudá-lo no processo: 
  • Um objetivo específico deve ser direcionado e não amplo ou vago: O que você deseja alcançar de verdade e por quê? 
  • Uma meta mensurável pode ser quantitativa: Quais são os seus números? Como você pode medi-los? 
  • Uma meta realista é aquela que pode ser alcançada com os recursos que você dispõe: Está em seu poder alcançar seu objetivo? Que recursos você tem e quais faltam? 
  • Com passos bem definidos, é possível tomar medidas para concretizar a meta e ter um controle constante: O que você precisa fazer especificamente para atingir o objetivo? Com que frequência terá que executar tais atividades? 
  • Também é fundamental ter um começo e um fim, ou prazo, para alcançar sua meta: Quando você pretende começar a agir? Quando quer atingir seu objetivo? O que acha que vai acontecer se tudo der certo? E se não der? 

Identifique o hábito que quer adotar 

Ter hábitos alinhados ao objetivo que você pretende alcançar aumenta as chances de sucesso. Depois de definir uma meta e pensar em como é possível atingi-la, identifique um hábito que faça parte do processo. 

Avalie a meta e pergunte-se: que bom hábito pode me ajudar a chegar onde eu quero? Por exemplo: se o seu objetivo for perder 5 kg em dois meses, adquira o hábito de caminhar todas as noites no mesmo horário. 

Pense em uma motivação 

Depois de ter um objetivo e um novo hábito para concretizar a sua meta, reflita se você tem uma motivação. 

A motivação é a razão pela qual você quer mudar um aspecto da sua vida. Uma boa razão é a diferença entre ter sucesso ou fracassar ao adotar um novo hábito, portanto reserve o tempo que precisar para garantir esse lado. 

Pergunte-se: Que benefícios eu terei ao adquirir um novo hábito? Como ele pode melhorar a minha vida? Escreva a sua motivação para poder se lembrar dela sempre que precisar de estímulo. 

Comece aos poucos 

Mesmo que um hábito seja grandioso, comece fazendo pequenas mudanças na rotina para aumentar as chances de sucesso. Se você fizer mudanças muito drásticas, provavelmente não conseguirá mantê-las. 

Por exemplo: Quero parar de comer frituras, alimentos gordurosos e doces? Por ser difícil largar todos de uma vez, é melhor eliminar uma categoria por vez. 

Dê tempo a si mesmo 

Adotar um novo hábito pode ser demorado. Algumas pessoas conseguem a proeza em poucas semanas, enquanto outras demoram meses. Na fase de adaptação, lembre-se de que pode demorar um pouco até que o hábito se torne algo automático. Tenha paciência nesse período! 

Tenha consciência dos obstáculos 

Durante o processo de adoção de um hábito, não tem jeito: é preciso enfrentar alguns obstáculos no caminho. Ter consciência deles ajuda na superação e, assim, fica mais fácil seguir em frente. Não se condene por cometer alguns erros no processo - nada está perdido. 

Por exemplo: Pulou a caminhada de hoje? Não desanime. Só reconheça que você teve um dia ruim e faça a caminhada no dia seguinte. 

Método #2 - Alcançando o sucesso 

Crie um marco 

Ter um marco pode ajudá-lo a repetir o hábito diariamente. É uma boa ideia criar marcos com coisas que já façam parte da rotina, como um banho matinal ou o café da manhã. 

Por exemplo, se você deseja cultivar o hábito de usar fio dental sempre que escovar os dentes, crie um marco para você se lembrar de passar fio dental. Procure se lembrar de usá-lo depois da escovação até que se torne automático. 

Se você não conseguir encontrar um marco que funcione para ativar o novo hábito, experimente programar um alarme. 

Mude o ambiente 

Você pode ter mais sucesso para atingir um objetivo fazendo mudanças no ambiente. Pense em maneiras de alterá-lo para facilitar o seu desempenho e adquirir esse hábito. Que mudanças você acha que o ajudariam a adotar o hábito diário? 

Por exemplo: se você quiser criar o hábito de ir à academia todas as manhãs antes do trabalho, deixe as roupas de ginástica dentro de uma bolsa pendurada na porta na noite anterior - não tem como falhar. 

Preste mais atenção 

Um dos motivos pelo qual algumas pessoas não conseguem adotar um costume novo é o fato de estarem no piloto automático e não prestarem atenção no que estão fazendo. 

No entanto, se você tiver mais consciência dos seus comportamentos, é mais fácil agir diferente. Pergunte a si mesmo qual comportamento o impede de criar um hábito positivo. Por exemplo se você quer frequentar a academia todas as manhãs, pense no que o impede: 
  • Qual é a sua rotina matinal? 
  • Como você usa seu tempo quando não vai à academia? 
  • Por que faz essas coisas? Como se sente a fazer isso? 
Na próxima vez que você se pegar fazendo coisas automáticas e retornando aos velhos costumes, questione esse comportamento e reflita sobre o que está sentindo para poder quebrar esse ciclo. 

Conte às pessoas 

Talvez você assuma mais a responsabilidade de adquirir um novo hábito ao compartilhar o seu objetivo com os outros. Que tal pedir para um amigo ajudá-lo a se manter firme em seu propósito? 

Talvez ele também queira adotar um bom hábito e você poderá retribui o favor. Os amigos que forem acionados precisam ter uma forma de verificar se você está cumprindo com a responsabilidade e com o combinado. 

Acompanhe o seu progresso 

Ao ter controle do próprio progresso, você pode se sentir mais motivado e criar novas estratégias quando as coisas não saírem conforme o planejado. Use um diário ou um aplicativo no celular para contar com que frequência o hábito é posto em pratica. Também dá para compartilhar o seu progresso nas redes sociais. Postar sobre o assunto serve de estímulo para manter o compromisso com o seu propósito. 

Tenha recompensas por manter o hábito 

Uma recompensa pode dar o gás necessário para incorporar um novo hábito. Escolha um "presentinho" para si mesmo depois que atingir um objetivo. Pode ser algo simples, mas que faça diferença para você, como um roupa nova depois de perder 5 kg. 

Lembre-se de escolher recompensas saudáveis e que estejam dentro do seu orçamento. Ao atingir uma meta, presenteie-se logo em seguida. 

Método #3 - Superando maus hábitos 

Tenha mais consciência 

É difícil abandonar um hábito ruim, pois ele está muito arraigado e se tornou automático. Para superá-lo, a primeira coisa que você deve fazer é tomar consciência dele. Uma medida é anotar todas as vezes que sucumbir a ele. 

Por exemplo, se você tem o mau hábito de tomar um lanche entre as refeições, anote em uma agenda ou em fichário cada vez que fizer isso. Continue por uma semana para perceber quantas vezes você comete o mesmo erro. 

Ter consciência significa "observar" as ações e os padrões de comportamento que advêm dos hábitos negativos, não ficar se torturando. É provável que você repita os mesmos erros ou siga com um mau comportamento caso se dê por derrotado. Esses padrões e hábitos ruins se dissiparão somente quanto você tiver consciência deles. 

Tome medidas para combater maus costumes 

Depois de se tornar mais consciente de suas ações, tome medidas para combatê-las. Procure se distrair para não recair. Anote todas as vezes que sentir vontade de fazer algo que não deve e também quantas vezes você conseguiu resistir. 

Por exemplo, está com vontade de tomar aquele lanche entre as refeições? Beba um copo de água ou saia para uma caminhada rápida no lugar. 

Estipule uma recompensa por resistir a um mau hábito 

É fundamental se recompensar após resistir à vontade de praticar algo errado. A recompensa o ajuda a resistir a um hábito nocivo. Tome cuidado para que a recompensa não o leve a recair no costume ruim, mas escolha algo agradável. 

Por exemplo, se você conseguir resistir à vontade de tomar um lanche entre uma refeição e outra por uma semana inteira, recompense-se comprando um livro ou indo ao salão de beleza. Seja paciente! Uma mudança de comportamento demora a exige muito esforço. 

Gratidão por ler até aqui... 

Implementação: 

Você sabe estudar?: Quem sabe, estuda menos e aprende mais 

Você precisa aprender de forma mais eficaz? Tem problemas de concentração? Aprende e depois não lembra? Não consegue administrar seu tempo de estudo? Claudio de Moura Castro, reconhecido especialista em educação, apresenta técnicas para desenvolver bons hábitos de estudo e conquistar uma aprendizagem duradoura. O autor vasculha o funcionamento da mente humana para ensinar o leitor a usar a memória de estudo ativo e mostra que estudar é coisa que se aprende. Com este livro, você aprenderá: Como obter melhores resultados em testes, provas e trabalhos; Como entender melhor assuntos difíceis; Como não esquecer o conteúdo estudado; Como fazer anotações, resumos e mapas mentais; Como administrar melhor o seu tempo; Como ler um livro. Boa leitura... 

Comentários