Skills de marketing digital

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Automação de Marketing: a skill de Marketing Digital mais importante 

Entenda a importância das skills de Marketing Digital e quais as dicas para se especializar na principal delas: Automação de Marketing!

Skills de Marketing Digital são as habilidades que um profissional da área precisa desenvolver para desempenhar um papel importante na área. A automação de marketing é destaque do relatório The 2020State of Digital Marketing, produzido pela Altimeter. 

Já ficou claro para o mercado que a área de Marketing é o coração das empresas quando falamos em geração de receita. Com o avanço do digital, ela mudou de status: se antes era a área responsável por simplesmente divulgar a marca e ativar diferentes canais, agora ela vai além, garantindo a atração do público para efetivar novas vendas. 

Isso significa que as skills de Marketing Digital mudaram e continuam mudando ao longo do tempo. Os profissionais da área agora são avaliados pelas metas alcançadas e pelo número de pessoas que estão convertendo (que impacta diretamente na geração de receita), e não só na construção da marca. 

Com esse cenário de mudanças nas habilidades do profissional de Marketing, uma delas ganha cada vez mais destaque e assume papel de protagonista em 2021. Estamos falando do conhecimento e prática de automação de marketing

Essa informação está presente no relatório The 2020 State of Digital Marketing, produzido pela Altimeter (em inglês). O estudo contou com a participação de 476 profissionais de marketing com nível sênior de China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Alemanha. 

Analisando esse resultado, só há uma escolha a fazer: conhecer os passos para aprender a fazer Automação de Marketing e colocar em prática. 

Quer mesmo aprender a usar essa habilidade de automação de marketing, seja para evoluir na carreira ou alcançar resultados ainda melhores para sua empresa e começar o ano atualizado? Então fica até o final que vai valer a pena! 

Automação de Marketing é fundamental 

Conforme a maturidade das empresas ao redor do mundo vai aumentando em relação ao uso do ambiente digital para gerar receita, as estratégias e ações utilizadas passam a ficar mais segmentadas e personalizadas. É aqui que entra o trabalho de automação de marketing. 

Os dados divulgados no relatório "The 2020 State of Digital Marketing" ajudam a  entender esse momento do mercado. Ele tem como principal objetivo identificar as melhores práticas que são usadas por empresas para alcançar a excelência em Marketing Digital. Entre as conclusões apontadas na pesquisa, estão: 
  • A aquisição de novos clientes (40%) e o aumento de receita atual com os clientes que já estão na base (39%) são os principais objetivos dos profissionais de marketing; 
  • 52% das empresas classificaram a integração de tecnologias como seu principal desafio de Marketing Digital atualmente; 
  • Entre os demais desafios, aparece logo depois, com 51%, a contratação de talentos preparados para cumprir com as demandas da área. 
Esse percentual relevante na busca de talentos nos leva até o número que vamos destacar aqui: ao questionar os profissionais sobre quais são as habilidades mais importantes, 39% indicaram como resposta automação de marketing, ficando na 2ª posição do ranking, que é liderado pela análise de dados, com 4,2%. 

Estamos vivendo um momento em que as marcas precisam conversar de 1 para 1 com seu público. Essa personalização é fundamental para que exija engajamento. É justamente por isso que o uso da automação e o conhecimento para colocar essa estratégia em prática é tão relevante para o futuro. 

Sim, a produção de conteúdo nos diferentes canais e formatos, o uso das técnicas de SEO e a estrutura de UX são pilares que toda organização precisa focar. Só que para ir além e de fato garantir ótimos resultados, precisamos contar com essa skill de Marketing Digital. 

Mas por que automação e não outra coisa? 

Usar automação de marketing significa ter a habilidade de criar fluxos de comunicação com seu público e com sua base de leads. Essa é uma estratégia que cumpre com três pilares: 
  1. Ela fornece dados que permitem enviar campanhas de marketing personalizadas para seus leads e clientes; 
  2. Também permite que você acompanhe a interação de cada contato para identificar seus principais interesses; 
  3. A automação ainda permite que você forneça uma jornada contínua, conectando uma dor específica com uma solução no momento certo. 
Além de tudo isso, ela facilita a análise dos resultados das suas campanhas de marketing, identificando oportunidades mais específicas de geração de receita. 

Usar automação também é considerado um fator de sucesso para as empresas. Além de dar um próximo passo na sua estrutura de trabalho e resultados, ela ajuda a aumentar a produtividade do seu time! Automatizar significa fazer mais, em larga escala, com menos esforço e investimento. 

Habilidades do profissional de Marketing que apoiam o trabalho de Automação 

Existem alguns passos antes de criar um novo fluxo. É precisa saber segmentar seu portfólio e construir os e-mails que serão enviados a partir da automação. Isso significa que existem conhecimentos complementares para executar esse trabalho. 

Além disso, ao envolver outras habilidades, você automaticamente traz insights sobre a forma que seu público interage com diferentes materiais e canais de comunicação. 

Nesse caso, é fundamental unir o conhecimento de criação e estratégia de conteúdo, Social Media, E-mail Marketing, mídia paga, Growth Hacking e análise de dados para construir fluxos com boa performance. 

Utilizar a automação de marketing também significa que vamos segmentar sua base de leads. Você pode criar segmentações com base nestes fatores: 
  • A página que o cliente em potencial visitou ou converteu; 
  • As páginas que eles não visitaram; 
  • O tipo de dispositivo que eles usaram para acessar seu site; 
  • O número total de conversões em landing pages que realizaram; 
  • O número de vezes que eles visitaram seu site. 

Automação além da comunicação: faça a gestão e qualificação automática dos seus leads 

Achou que o uso da automação de marketing era restrito para suas comunicações com a base de contatos? Então já saiba que não é só isso que ela pode fazer! 

Se é possível automatizar a jornada e o caminho que seu lead percorre até chegar na etapa de compra, você também pode diminuir o tempo que as etapas de gestão e qualificação de leads, na relação entre Marketing e Vendas. 

No momento em que você adquire o conhecimento necessário para colocar essa habilidade em prática, novas oportunidades de automação surgem, como a qualificação automática dos leads. 

Criando regras de negócio claras na passagem dos leads para oportunidades de vendas, fica fácil utilizar a ferramenta de automação para realizar esse processo. Aqui as dicas são: 
  • Automatize o se funil de vendas - a partir das características dos seus leads, você identifica as oportunidades e envia para o time de vendas através de um fluxo de automação. Por exemplo, para qualquer contato que atingir 200 pontos no lead scoring, enviar como oportunidade para um time de vendas entrar em contato; 
  • Integre com o seu CRM - além de manter os vendedores sempre abastecidos de forma automática a partir das ações do lead, que caracterizam novas oportunidades, a automação ainda permite integrar com o seu CRM. Isso reduz o tempo para abordagem, melhorando suas taxas de conversão para vendas. 
Com a mesma estrutura de automação, levando os leads de uma etapa para outra do seu funil de vendas, você melhora a produtividade de ambas as áreas e consegue ajustar seu SLA de qualificação (que são os critérios de passagem de leads de marketing para vendas) de forma rápida, sempre que necessário. 

Agora que você entendeu a importância da automação de marketing, a dica final para evoluir com essa que está entre as principais skills de marketing digital é: foque nos 70% do aprendizado, ou seja, na parte prática

Lembrando que o RD Station Marketing vai apoiar em tudo que for necessário para essa construção. Além disso, a ferramenta é atualizada de forma contínua, conforme as práticas de mercado também evoluem. 

Uma das últimas novidades lançadas é a possibilidade de agendar uma data e hora específica para realizar uma etapa da automação. Com ela você pode enviar aquele lembrete, para toda a lista de inscritos, que vai acompanhar um evento ou live agenda, independente se o lead fez a inscrição 1 mês antes ou 1 dia antes. 

Programando esse envio de forma antecipada, com data e hora definidas, você evita que esse trabalho seja feito de forma manual. Com essas dicas você poderá implementar o marketing digital na sua empresa, fortalecer a sua marca e alcançar resultados cada vez melhor. Se gostou do artigo, curta e compartilhe conhecimento. Gratidão por ler até aqui... 

Implementação: 

Automação de Marketing Digital na Prática 

Uma abordagem completa das plataformas Mautic e Suite CRM e uma visão geral sobre marketing e vendas digitais para você alavancar o seu negócios! Alinhamento entre marketing e vendas; A construção da persona e o cuidado com o perfil de cliente; Construindo uma audiência e transformando em leads; Funil de marketing e vendas; A importância de gerar tráfego no seu site ou blog; Google Search Console; Criando copywriting assertivos; Criando KPIs e analisando performance; Ferramenta Mautic para a automatização; Ferramenta Suite CRM para o relacionamento e vendas com o cliente. 

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