Google Analytics 4

Confira 5 ferramentas que podem ser uma alternativa do Google Analytics 4 (GA4) 

O Google Analytics 4 (GA4) traz mudanças profundas na maneira como empresas monitoram seu desempenho online. Veja o impacto da nova versão e alternativas para quem quer seguir outro caminho. 

Google Analytics 4

O Google Analytics 4 está mudando e essa reestruturação da ferramenta afeta o monitoramento de desempenho das empresas em todo o mundo. O seu negócio é um dos que será afetado por essa transformação? 

Se você quer entender como esse processo está acontecendo e quais são suas opções estratégicas, veja neste artigo o que muda na nova versão e 5 boas alternativas ao GA4. Continue lendo até o final! 

O que mudou no GA4? 

O Google Analytics é a ferramenta mais utilizada para monitoramento de desempenho de páginas na internet. Segundo o W³ Techs, um pouco mais da metade dos sites existentes utilizam a ferramenta, dando à gigante quase 90% de market share. 

Ou seja, qualquer mudança em sua estrutura já causa impacto nas empresas que dependem dela para suas estratégias digitais. Imagina uma reestruturação tão profunda como o GA4. 

Essa nova versão vem para substituir o já familiar Universal Analytics (UA), terceira iteração da infraestrutura de monitoramento de sites do Google. A transição completa aconteceu em 1º de julho de 2023, quando as propriedades UA deixaram de funcionar por completo - com exceção do UA 360, que será encerrado em 1º de outubro. 

Mas o que muda nessa nova abordagem de gestão de tráfego online? Veja quais são as principais novidades do GA4: 
  • Possibilidade de monitorar apps da mesma maneira que fazemos com sites atualmente, integrando mobile e internet na mesma propriedade; 
  • Mudança na forma como interações são capturadas e categorizadas no sistema, utilizando um modelo de eventos que substitui os hit types tradicionais; 
  • Alteração na forma como o Analytics calcula sessões, a partir de um novo evento chamado session_start
  • Mudança no bounce rate ou taxa de rejeição, com relatórios que agora priorizam métricas de engajamento
  • Grandes mudanças na forma de gerenciar a estrutura da conta, focando em data streams e um peso maior para o uso do Tag Manager (GTM). 

Quais são as 5 ferramentas alternativas ao GA4 sua empresa pode usar? 

A transição do UA para o GA4 está fazendo com que muitos gestores de TI e outros diretores C-level analisem alternativas de mercado que entreguem o mesmo poder de monitoramento que o Google Analytics. 

Existem vários motivos para cogitar uma mudança, como: 
  • dificuldade de fazer a transição com sucesso; 
  • descompasso entre o que o GA4 oferece de novo e o que você precisa para seus objetivos de monitoramento; 
  • desafios de capacitação a tempo; 
  • esforço de configuração das novas propriedades. 
Seja de maneira definitiva ou em um período de adaptação, buscar alternativas ao GA4 pode ser a solução perfeita para ajustar suas estratégias de TI sem perder dados importantes sobre engajamento digital. 

Se você se encontra nessa situação hoje, veja 5 ferramentas que podem substituir o Google Analytics com qualidade. 

1. Amplitude 

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O Amplitude é uma ferramenta de Analytics baseada em eventos que faz muito do que se propõe no GA4 em uma estrutura familiar para quem já utiliza o UA a bastante tempo. 

Com ele, é possível fazer testes A/B de maneira simples e funcional para entender o que mais engaja em suas páginas, além de um sistema de dados automatizado que facilita a gestão de indicadores e controle de resultados. 

O Amplitude é um serviço pago, mas você pode testar gratuitamente para analisar se é a melhor opção para você. 

2. Adobe Analytics 

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O Adobe Analytics é uma das suítes de monitoramento mais robustos no mercado, com todo o know-how e infraestrutura da gigante de tecnologia. 

Pensada para grandes empresas, possui ferramentas completas de análise que se integram a funcionalidades de Marketing Digital simplificando o fluxo para estratégias de engajamento online. 

Se você quer aproveitar a transição entre serviços para dar ainda mais poder à sua análise de dados, o investimento no Analytics da Adobe pode ser a solução ideal. 

3. Heap 

Google Analytics 4

O Heap é uma solução para empresas que nutrem uma relação mais próxima entre TI, Marketing e Vendas, oferecendo um sistema de análise de tráfego voltada principalmente para a experiência do cliente em canais digitais. 

Seu foco é em oferecer insights sobre a jornada do consumidor online, com funcionalidades que permitem analisar em tempo real a tomada de decisão de usuários dentro de suas páginas e entender o que de fato converte seu público. 

O Heap possui planos grátis e pago, dependendo da sua necessidade de monitoramento e tamanho da empresa. 

4. Matomo 

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O Matomo é uma suíte de Analytics que utiliza uma abordagem de sessões mais familiar para quem se acostumou ao UA - permite, inclusive, a importação de dados do Google para sua plataforma. 

Além de todas as possibilidades tradicionais do GA, o Matomo tem suporte a testes A/B e, mais interessante ainda, a gravação de sessões para acompanhar toda a jornada do seu visitante da entrada até a conversão. 

Se você quer focar no desempenho de conteúdo e sites de e-commerce e não quer um impacto grande de uso na sua equipe, é uma opção que vale a pena considerar. 

5. PIWIK (PRO) 

Google Analytics 4

O Piwik Pro é uma versão comercial do Matomo, portanto apresenta grande parte das mesmas funcionalidades em sua suíte. 

A grande diferença aqui é que, por se tratar de uma iteração focada no serviço, possui suporte mais robusto para empresas, incluindo a interação de Customer Data Platform (CDP) no sistema. 

É ideal para quem quer continuar familiar ao dashboard UA com segurança, suporte e escala. Assim como o Matomo, tem um grande foco em proteção de dados que vira uma vantagem para quem segue a LGPD

Como saber qual ferramenta de dados escolher? 

Não existe uma opção universalmente melhor de todas apresentadas neste texto. A escolha ideal depende do tamanho da sua empresa, capacidade de investimento, capacitação dos profissionais e objetivos de negócio. 

Portanto, nossa sugestão para você é fazer seu próprio comparativo, utilizando a sua realidade como fiel da balança entre prós e contras. Você deve analisar principalmente o quanto de familiaridade pretende reter o uso da UA, ou se a empresa pode aproveitar a oportunidade para explorar novas abordagens de Analytics. 

Seja de maneira transicional, seja em definitivo, todas essas alternativas ao GA4 têm potencial de ajudar o negócio a crescer. Basta decidir certo, planejar as adaptações e fazer uma implementação eficiente. 

Percebeu como o marketing oferece uma ampla gama de possibilidade para chegar diretamente ao cliente? Se gostou do artigo, curta e compartilhe conhecimento. Gratidão por ler até aqui... 

Implementação: 

Google Analytics e Google Tag Manager para desenvolvedores 

Quer você seja um profissional de marketing com habilidades de desenvolvimento ou um analista/desenvolvedor web pleno, este livro mostra como implementar o Google Analytics usando o Google Tag Manager para alavancar seu trabalho de analítica da web. Quer você esteja começando do zero em um novo site, quer esteja fazendo a reengenharia ou aprimorando uma conta do Google Analytics que você herdou, este livro fornece as ferramentas de que você precisa. Este livro mostra que, para conseguir os dados ricos que você está realmente buscando a fim de melhor atender às necessidades dos seus usuários, você precisa das ferramentas que o Google Tag Manager fornece para uma implementação. Boa leitura... 

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